AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES DE QUÍMICA ENFRENTAM NAS AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Silva, F.M.L. (UECE)

Resumo

As aulas práticas são desafios para os educadores, pois existem fatores que dificultam essa prática, desde a carência de materiais até a indisciplina dos alunos. Diante disso fez-se análise dos desafios que os professores enfrentam ao realizar aulas praticas, assim como analisar a visão dos alunos em relação ao assunto. Para a sondagem dos resultados aplicou-se um questionário para 6 professores de Química e um questionário para 67 alunos da escola. Os resultados foram analisados conforme os autores citados no referencial teórico e foram tabulados em gráficos. Pretende-se neste estudo contribuir para um ensino de qualidade que alie a teoria com a pratica e permita que os educadores revejam suas práticas em sala de aula.

Palavras chaves

Dificuldades em aprender; Ensino de Química; Desafios dos professores

Introdução

Mediante a análise e a discussão com os professores de química pode-se inferir quais os maiores obstáculos que os docentes têm para realização das aulas práticas. Diante dessa abordagem na escola, pode-se destacar a importância da Química como Ciência, pois seu conhecimento é construído a partir de fatos e formar cidadãos conscientes e críticos. E nada melhor que as atividades práticas para fazer com que o educando possa aprender a trabalhar com substâncias e ter um olhar científico para um experimento. Assim o desinteresse do aluno pela disciplina pode ser amenizado com essas atividades que relacionam a teoria e a prática. Bueno e Kovaliczn (2018), afirmam que a teoria e prática andam lado a lado no ensino de ciências, assim como o conhecimento científico e o senso comum. Utilizar aulas práticas é uma boa estratégia no ensino/aprendizagem, porém a realização das mesmas devem estar relacionada à realidade do aluno. As dificuldades que os educadores enfrentam não diz respeito apenas as aulas práticas e o seu relacionamento com o cotidiano, como falta de materiais e reagentes, indisciplina dos alunos e estrutura física do laboratório. As aulas laboratoriais são fundamentais para uma aprendizagem mais significativa, permitindo que os conceitos científicos possam ser relacionados com o cotidiano dos alunos. De acordo com as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2004, p. 109), espera-se que no ensino médio a Química seja valorizada, na qualidade de instrumento cultural essencial na educação humana. As atividades tradicionais no laboratório realizadas por grupos de alunos com orientação do professor apresentam dificuldades para a sua realização, desde a falta de equipamentos até a inexistência de orientação pedagógica adequada (CABRAL, 2012).

Material e métodos

O processo de desenvolvimento do trabalho foi mediante a leitura em revistas e sites. Realizou-se um estudo de caso com seis professores de química do ensino médio da E.E.M Padre Arimatéia Diniz (Cascavel-CE). Durante o decorrer da pesquisa realizou-se uma sondagem a respeito das suas maiores dificuldades em realizar as aulas práticas no laboratório de química. A metodologia aplicada foi desenvolvida a partir da aplicação de um questionário. Sendo que o mesmo foi de sondagem para identificar as possíveis dificuldades que os professores enfrentam. O questionário foi respondido pelos professores para os mesmos expressarem os maiores obstáculos. As perguntas foram pertinentes à prática pedagógica, sobre como eles realizam aulas práticas e quais dificuldades costumam enfrentar na escola. A metodologia aplicada caracterizou-se como, exploratória e de abordagem qualitativa. Também se aplicou um questionário para os alunos. Após a coleta de dados, os mesmos foram registrados, analisados, e apresentados os resultados e discussões através de tabelas e gráficos.

Resultado e discussão

Seis (06) professores responderam o questionário, cujos resultados das questões são apresentados na forma de gráficos. Questionado ao professor como ele avalia o laboratório de química da escola para realização das aulas práticas (gráfico 1), as respostas foram: 33,3% responderam ser regular, 16,7% apontaram que é bom e 50% disseram que é péssimo. Diante disso pode-se dizer que o professor ainda enfrenta um grande desafio em relação ao laboratório, pois muitos laboratórios não são equipados e não tem uma boa estrutura. Sobre a importância das aulas práticas na visão dos professores: 17% informaram que são fundamentais, 33% disseram que os alunos são motivados, 17% apontaram que as aulas práticas despertam o gosto pela Química e 33% opinaram que tornam as aulas atrativas e de fácil entendimento (gráfico 2). Em relação a reação dos alunos diante das aulas praticas, 37% disseram que aceita numa boa, 21% não gostam da ideia, 11% dos alunos acreditam ser uma perda de tempo e 31% consideram importante (gráfico 3). Os alunos compreendem que as aulas praticas são importante para sua aprendizagem, portanto cabe os educadores com esforços buscas meios para trabalhar com atividades praticas. As atividades experimentais auxiliam na aprendizagem dos alunos? 65% disseram que auxiliam, 20% apontaram que pouco auxiliam e 15% não auxiliam (gráfico 4). Acredita-se que as aulas práticas auxiliam sim no aprendizado dos alunos, pois o educando aprende vivenciando e aliando a teoria com a prática.













Conclusões

Sugere-se que os professores busquem aliar a teoria com a prática, mesmo em meio as dificuldades apresentadas. Constatou-se que os professores apresentam dificuldades em realizar aulas práticas e enfrentam um grande desafio. Apontaram que as atividades práticas são satisfatórias para a aprendizagem dos alunos. Os educandos apontaram que os professores não costumam realizar aulas práticas. É necessário utilizar os conteúdos estudados e aplicá-los nas aulas práticas.

Agradecimentos

1) Coordenação do Curso de Licenciatura em Química em EaD da UECE. 2) E.E.M. Padre Arimatéia Diniz, no município de Cascavel-CE. 3) Polo de Beberibe-CE.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), Departamento de Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2004.

BUENO, R. S. M.; KOVALICZN, R. A. O ensino de ciências e as dificuldades das atividades experimentais. Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/23-4.pdf. Acesso em: 10 abr. 2018.

CABRAL, J. R. R. Atividades experimentais/demonstrações e principais referenciais teóricos. Departamento de Ciências Naturais - UFSJ. São João del Rei, 2012.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ