O uso de Tecnologias no ensino de química do Distrito Federal: Escolas públicas e privadas

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Sales, R.S. (IFB) ; Castro, (IFB)

Resumo

Os avanços tecnológicos estão obrigando os profissionais da educação, reinventarem suas práticas pedagógicas. Sendo a escola um lugar comprometida com a aprendizagem do seu educando e considerando a química uma disciplina bastante abstrata, faz-se necessário a busca por metodologias que ganhe o interesse dos alunos. Essa aversão à química pode mudar se trabalhada aliada aos benefícios tecnológicos, motivando-os na construção do próprio conhecimento. O presente foi realizado em escolas do Estado do Distrito Federal: públicas e privadas. Percebe-se que apesar das escolas públicas não possuírem estruturas e nem docentes preparados quanto comparado com as escolas privadas é evidente que em ambas, todos os profissionais reconhecem os benefícios advindos da tecnologias para o ensino.

Palavras chaves

TECNOLOGIAS; ENSINO DE QUÍMICA; DISTRITO FEDERAL

Introdução

Cada vez mais informatizada, o processo de comunicação da sociedade se transformou nos últimos anos devido aos avanços tecnologia. A rápida evolução tecnológica causou grandes impactos no processo de ensino, e vem se estabelecendo e implantando diversas formas de se ensinar, sempre embasadas pelas tecnologias (LIMA e MOITA, 2011). Muitas vezes utilizadas apenas como uma ferramenta tecnológica, mas que atrai o interesse por parte dos alunos, que acaba construindo o saber a partir das suas vivências nos círculos de amizades e dos meios de comunicação (FARAUM JUNIOR e CIRINO, 2016). A natureza abstrata da química é dos principais motivos da desmotivação por parte dos alunos, assim para que haja uma aprendizagem efetiva dos conceitos de química é necessário que se trabalhe modelos mentais concretos ou virtuais que consigam representar os fenômenos químicos muitas vezes inacessíveis à percepção humana (PAULETTI et al, 2017). Assim a tecnologias não deve ser vista apenas como mais uma ferramenta de auxílio, mas como um instrumento de renovação do sistema educacional, que motiva os estudantes fazendo-os ter uma participação mais ativa nas aulas, consequentemente auxilia na inclusão (LOCATELLI, 2018). O computador, atualmente é uma ferramenta bastante popular, no entanto ainda existem escolas que não possuem computadores a disposição dos seus alunos, o que acaba sendo um fator que empobrece o processo de ensino na era tecnológica, já que o espaço escolar informatizado só tem o que agregar quando se pensa em uma matéria abstrata como é a química. Assim faz-se necessário conhecer o sistema educacional do Distrito Federal se encontrar diante dos avanços tecnológicos, os desafios encontrados pelos docente e a discrepância existente entre as escolas.

Material e métodos

A metodologia utilizada na pesquisa foi a exploratória, a qual se deu por meio da revisão bibliográfica juntamente com a aplicação de um questionário com perguntas abertas. Apesar do questionário ter uma capacidade de atingir um número maior de pessoas com contextos de vida e meios sociais diferentes, o mesmo só foi escolhido devido o tempo corrido dos entrevistados, sendo aplicado via whatsapp e e-mail. O questionário continha 4 perguntas: (a) Você faz uso de ferramentas tecnologias no ensino de química? Quais?; (b) Quais vantagens essas tecnologias trazem para o ensino de química quanto ao aprendizado dos seus alunos?; (c) Dentre as ferramentas que você utiliza, qual mais contribui para o desenvolvimento intelectual dos seus alunos? Comente. e (d) Qual a sua maior dificuldade quanto ao uso dessas tecnologias?. A pesquisa foi realizada com seis (6) professores do estado do Distrito Federal, atuantes na rede pública e privada, o que correspondendo a 240 alunos assistindo com a pesquisa.

Resultado e discussão

Percebe-se que a maioria dos entrevistados utilizam das ferramentas tecnologias para incrementarem as suas aulas de química,gráfico 1. Dentre os entrevistados que usam as ferramentas tecnológicas o nível de exploração varia bastante, desde a utilização do simples datashow até a simuladores de experimentos (chemical experimentos). Entre os que não utilizam essas ferramentas, justificam pela falta de estrutura da escola. Todos os entrevistados concordam que a utilização de ferramentas tecnológicas trazem vantagens para o ensino de química. Na visão do entrevistado R1, a tecnologia ajuda o aluno assimilar o conteúdo ensinado, sendo utilizado como uma ferramenta de auxílio. Um ponto bastante importante foi levantado pelo entrevistado R2 que é a questão da visualização das estruturas moleculares, um assunto bastante abstrato no ensino de química, que segundo o entrevistado R4, a tecnologia ajuda a sair do imaginário tornando o processo mais visual, gráfico 2. Cada entrevistado utiliza uma ferramenta diferente que vai de acordo com as suas necessidades. Para o entrevistado R1, as ferramentas do drive é ideal para se trabalhar a construção do conhecimento de forma coletiva. O entrevistado R2 utiliza as ferramentas de acordo com o conteúdo trabalho, já que alguns são mais teóricos que outros. O entrevistado R3 utiliza o Cpb prova por que permite que o aluno trabalhe online, já que segundo ele, é o que mais o aluno sabem fazer. Os entrevistados R4 e R5 não responderam visto que já haviam mencionados que não trabalhavam com ferramentas tecnológicas em suas aulas.

Gráfico 1

Relação de professores que usam tecnológicas no processo de ensino

Gráfico 2

Vantagens que as tecnologias trazem para o ensino

Conclusões

A tecnologia veio para transformar o sistema educacionais. É evidente que as escolas e seus atores ainda não se encontram preparados para essas mudanças devido ao despreparo por falta de verbas para investimento ou por falta de um curso de capacitação dos seus professores ou pelo regime do próprio sistema educacional que é totalmente voltado para o mercado de trabalho o que exigem métodos que valorizam a memorização dos conteúdos. No entanto há um certo interesse por parte dos professores de se aperfeiçoarem, o que representa um bom sinal para a educação do Distrito Federal.

Agradecimentos

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Brasília - Campus Gama.

Referências

FARAUM JUNIOR, D. P.; CIRINO. M. M. A utilização das tecnologias no ensino de Química: Um olhar para a formação inicial. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 18, 2016, Florianópolis, Anais. Florianópolis, 2016.
LIMA, E. R. P. O.; MOITA, F. M. G. S. C. A tecnologia e o ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
LOCATELLI, Tamiris. A Utilização de Tecnologias no Ensino da Química. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 04, pp. 5-33, Agosto de 2018.
PAULETTI, F.; MENDES, M,; ROSA, M. P. A.; CATELLI, F. Ensino de Química Mediado por Tecnologias Digitais: O Que Pensam os Professores Brasileiros?. 2017.

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