O USO DO RECURSO DIGITAL MENTIMETER COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM: na percepção dos alunos do curso de especialização em ensino de ciências e matemática do IFPA campus Santarém
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
Travassos de Sousa, D.G. (IFPA - CAMPUS SANTARÉM) ; Silva Pontes, E. (IFPA - CAMPUS SANTARÉM) ; Paiva de Sousa, D. (IFPA - CAMPUS SANTARÉM) ; da Cruz Cota, M.A. (IFPA - CAMPUS SANTARÉM) ; Sousa da Cruz, R. (IFPA - CAMPUS SANTARÉM)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar aos professores da educação básica e que são alunos do curso de especialização em ensino de ciências e matemática do IFPA- Campus Santarém, o recurso digital Mentimeter como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem nas disciplinas de ciência e química. O instrumento de coleta de dados utilizado nessa pesquisa, foi o questionário aberto/fechado. Os resultados demostraram que a maioria desses participantes não conheciam o Mentimeter, mas que eles poderiam utilizar essa estratégia para dinamizar suas aulas, tornando-as mais atrativas aos discentes. Diante disso, concluímos que é de suma importância a inserção de recursos digitais em sala de aula, como forma de facilitar a aprendizagem dos conteúdos trabalhados pelos professores.
Palavras chaves
Mentimeter; Ensino-aprendizagem; Recursos digitais
Introdução
A tecnologia tem um papel cada vez mais relevante na sociedade, por este motivo a utilização de novos recursos como o mentimeter que é um recurso digital para criar interações em tempo real podendo ser utilizado como um método facilitador na interação entre professor e aluno garantindo uma melhora no processo de ensino aprendizagem, todavia a inserção de recursos tecnológicos na educação, não assegura uma mudança no rendimento dos educandos, mas proporciona uma nova linguagem para enfrentar as dinâmicas dos processos de ensinar e aprender. Segundo Kenski (2003), para se ter uma melhor qualidade no ensino temos que proporcionar uma melhor organização estrutural nas escolas e capacitação aos professores, como políticas públicas voltadas para as tecnologias digitais na educação, a fim de que gestores e professores possam introduzir os recursos digitais não apenas nas salas de aula como também no currículo e na formação docente, com o intuito de conseguir melhores resultados. Para Borba & Penteado (2010) faz se necessário que professores, passem a ver o computador como uma ferramenta que pode proporcionar ao aluno desenvolvimento cognitivo e social, mas para isso é de fundamental importância que saiam de sua zona de conforto para se aventurar em uma zona de risco, e que se preocupem em inserir outras estratégias de ensino a partir do auxilio dessa nova ferramenta. Cunha (2009) afirma que o risco que o uso dessa tecnologia representa para os adultos, vem ser um convite a desvelar um universo instigante para crianças e jovens e que talvez esse risco pode ser o motivo para que muitos professores evitem inovações e se exponham a zona de risco. Porem eles precisam compreender que se expor ao risco não é necessariamente, prejudicial e sim uma nova maneira de promover o ensino
Material e métodos
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, pois segundo Brüggemann e Parpinelli (2008) permite que a pesquisa através dessas duas formas de investigação venha ser analisada seguindo diferentes aspectos. Primeiramente foi elaborado um vídeo para mostrar aos alunos os benefícios do Mentimeter, que é um recurso digital para criar interações em tempo real inclusive entre professores e alunos, bem como se cadastrar e criar atividades através desta plataforma. Após a elaboração do vídeo nos reunimos na sala de informática com o público alvo 17 alunos do curso de especialização em ensino de ciências e matemática do instituto federal de educação ciência e tecnologia do Pará (IFPA) campus Santarém, que atuam nas redes Estadual, municipal e privadas de educação em Santarém e cidades vizinhas, para mostrar como funciona este recurso, através de um quiz sobre o conteúdo Tabela periódica, para que esses alunos possam utilizar este recurso em suas aulas. Os materiais utilizados foram: Datashow, notebook e aparelhos celulares. E para a coleta de dados utilizado um questionário aberto\fechado para que eles relatassem se utilizariam esse recurso digital ou não em suas aulas, por fim o vídeo foi inserido no site yuotube para servir de suporte e também esclarecer algumas dúvidas que possam ter ficado e abranger ainda mais interessados na utilização desse recurso digital.
Resultado e discussão
Quando perguntado aos participantes da
pesquisa se já conheciam o recurso
digital Mentimeter, 68,4% dos
participantes responderam que não
conheciam
essa plataforma, demonstrando assim que
para a maioria dos alunos essa
plataforma era uma novidade. Com isso,
ratifica-se a recomendação de Borba &
Penteado (2010) que o professor deve sair
de sua zona de conforto e inserir
outras estratégias de ensino a partir dos
recursos digitais, para uma melhor
dinamização do ensino. Também foram
questionados se teriam dificuldades em
utilizar o Mentimeter em suas aulas, 68,4%
responderam que SIM, justificado
pela falta de estrutura das escolas
públicas, tendo em vista que a maioria
delas não tem acesso à internet, e nem
todos os alunos possuem aparelhos
celulares, dificultando, portanto, a
utilização desse recurso, comprovando
que Kenski (2003) esta correto em seu
posicionamento: para se ter uma melhor
qualidade no ensino, temos que
proporcionar uma melhor organização
estrutural nas escolas e capacitação aos
professores, com políticas públicas
voltadas para as tecnologias digitais na
educação. Por fim, quando
questionados sobre a sua concepção em
relação ao uso de recursos digitais em
sala de aula, percebemos que todos eles
reconhecem a relevância de associar
as tecnologias na apresentação dos
conteúdos a serem ministrados, como uma
ferramenta mais atrativa e dinâmica no
processo de aprendizagem dos alunos.
Concordamos, desta forma, com Cunha (2009)
que se expor ao risco não é
necessariamente, prejudicial e sim uma
nova maneira de promover o ensino.
o gráfico demonstra as respostas dos participantes, em ralação as perguntas sobre o recurso digital mentimeter.
Conclusões
Com base nas respostas do questionário foi possível compreender a importância da utilização de novos recursos tecnológicos em sala de aula, bem como perceber as dificuldades enfrentadas pelos participantes para sua implementação, os alunos\professores mostraram-se favoráveis a utilização do mentimeter como uma ferramenta facilitadora no ensino de ciências e que seu uso bem como de outras plataformas são de extrema necessidade para romperem o medo de sair de sua zona de conforto e se aventurar em uma zona de risco buscando cada vez mais promover um ensino de qualidade
Agradecimentos
IFPA - Campus Santarém
Referências
BORBA, M. de C. & PENTEADO, M. G. (2010). Informática e Educação Matemática. 4a. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
BRÜGGEMANN, Odália M.; PARPENELLI, Mary A. Utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa na produção do conhecimento. Revista Escola Enfermagem USP, n. 42, p. 563-568, mar. 2008.
CUNHA, M. I. da. (2009). Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. In: Pimenta, S. G. & Almeida, M. I. (Orgs.). Pedagogia universitária. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
KENSKI, V. M. (2003). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus.