MONITORIA DE DISCIPLINAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA UFPA CAMPUS ANANINDEUA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Barbosa, Y.G.D. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Freitas, K.H.G. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ribeiro, A.F. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ramos, J.S. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Santos, K.A.G. (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

O presente trabalho visa melhorar a qualidade do ensino na disciplina de Química Geral Experimental, realizada no laboratório da Universidade Federal do Pará Campus Ananindeua. O projeto foi realizado nos anos de 2017 a 2019, com as turmas de Engenharia de Materiais, Ciência e Tecnologia, além das Licenciaturas em Química e Física. Foram realizadas práticas experimentais e aulas (monitorias) visando melhorar a compreensão dos discentes nessa disciplina, pois como esta é ofertada nos semestres iniciais dos cursos de graduação, apresenta um número muito elevado de reprovações. Após comparar as notas dos discentes antes e depois da implementação do projeto, constatou-se que a ação dos monitores apresentou resultado satisfatório, visto que houve uma diminuição no número de reprovações.

Palavras chaves

Monitoria; Práticas de laboratório ; Processo de aprendizagem

Introdução

O projeto de monitoria propõe unir teoria e prática através das atividades desenvolvidas durante a disciplina de Química Geral Experimental nas turmas de: Engenharia de Materiais, Bacharelado em Ciência & Tecnologia (criados em 2014) e nas Licenciaturas em Química e Física (criados em 2016), visando melhorar o processo de aprendizagem dos alunos. Segundo Cunha e colaboradores (2001) a repetência de série e evasão nos cursos de exatas é observada por reprovações em disciplinas situadas nos dois primeiros anos do curso. Nesses anos estão contempladas disciplinas de Cálculo, Química Geral, Química Geral Experimental, Química Inorgânica e Físico Química Básica. A monitoria é uma atividade que coloca o aluno em interação com atividades didáticas. A rotina do ensino, o preparo de aulas bem como treinamento da postura frente as mais diversas situações encontradas na docência, serve como bases sólidas para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica (SOUSA-JR et al., 2011). É consenso entre os educadores que aulas práticas são uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não científicas. Além disso, contribuem para despertar o interesse pela ciência (FUMAGALI, 1997). Compreende-se, portanto, que os alunos aprendem numa relação dialógica, por meio da interação com o conhecimento e com os demais sujeitos, portanto é essencial que o relacionamento acadêmico seja pautado no respeito, na autonomia e na dignidade, pois “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 1996, p.12).

Material e métodos

O Projeto de monitoria foi realizado no laboratório de Química na Universidade Federal do Pará (UFPA), no Campus Universitário de Ananindeua localizado na BR 316. Teve início em agosto de 2017 e continua sendo desenvolvido no presente ano (2019). Participam do projeto dois professores (Coordenadores), um técnico em Química e dois monitores (acadêmicos do curso de Licenciatura em Química). A função dos monitores é ajudar os alunos das turmas de Licenciatura em Química e Física, Engenharia de Materiais e Ciência e Tecnologia, com intuito de diminuir a repetência e a evasão dos cursos mencionados, tendo em vista às dificuldades apresentadas nas disciplinas de Química geral e Química geral experimental, apresentadas nos semestres iniciais da graduação. A partir dos roteiros e planos de aulas, da disciplina correspondente, os monitores fizeram adaptações acerca de materiais existentes no laboratório, permitindo também o desenvolvimento de atividades com a utilização de materiais alternativos de baixo custo. Os monitores são permitidos a ministrarem aulas teóricas extras para auxiliar no que seria trabalhado posteriormente pelos professores de Química, realizando o direcionamento dos alunos mediante a compreensão dos conteúdos como, resolução de exercícios e prepará-los para determinadas avaliações nas quais serão aplicadas após e qualquer prática.

Resultado e discussão

Com o decorrer das atividades propostas, foi feita a comparação das notas dos discentes antes e depois da implementação da monitoria, constatou-se que a presença dos monitores obteve um resultado satisfatório, visto que houve uma diminuição no número de reprovações. De acordo com a Figura 1, observa-se uma pequena diferença entre o número de aprovados e reprovados entre 2014 e 2016 (aproximadamente 46% e 54%, respectivamente) quando ainda não havia monitores. As porcentagens obtidas dos alunos aprovados e reprovados nos períodos de 2017 a 2019, são apresentados na figura 2. Onde observa-se um aumento no número de aprovados e diminuição de reprovados em aproximadamente 17% em comparação aos anos anteriores a implementação da monitoria. De acordo com Sousa-Jr e seus colaboradores (2011), a monitoria alcança resultados desejáveis, pois há uma diminuição de 17% na quantidade de alunos reprovados. Portanto, com os resultados obtidos, podemos afirmar que, as atividades experimentais proporcionaram aos discentes o entendimento de forma notória dos conceitos e práticas aplicadas mediante a monitoria no laboratório.

Figura 1

Figura 1: Porcentagem do número de aprovados e reprovados antes da monitoria (2014-2016)

Figura 2

Figura 2: Porcentagem de aprovados durante a implementação do projeto de monitoria (2017-2019)

Conclusões

Nessa perspectiva, podemos alegar que a prática de monitoria desenvolvida ao longo dos semestres em diversos cursos de graduação, auxiliaram os alunos a compreenderem melhor a abordagem dos assuntos de química geral experimental. Fato este, comprovado através do decréscimo nítido quanto ao índice de alunos reprovados durante as disciplinas aplicadas. Finalmente, conclui-se que a monitoria é uma ferramenta importante no ensino de química sendo ela experimental ou teórica, pois as mesmas atuam em conjunto para a melhoria de construção do conhecimento em um processo de ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

Referências

CUNHA, A.M; TUNES, E & SILVA, R. R. Evasão do curso de química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido. Química Nova, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª. Ed., p.12. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: www.paraosprofessores.blogspot.com/2015/09/livros-paulo-freire-donwload-gratis.html.

FUMAGALLI, L. El desafio de enseñar ciências naturales.1.ed.Buenos Aires: Troquel, 1997.

SOUSA-JÚNIOR, J.A de; SILVA, A.L da; MAGNO, A; SANTOS , M .B. H. dos; BARBOSA, J.A. Importância do monitor no ensino de química orgânica na busca da formação do profissional das ciências agrárias. Disponível em: www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/monitoriapet/ANAIS/Area4/4CCADCFSMT03.pdf . Acesso: 12 de julho de 2019.

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