DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA QUÍMICA BÁSICA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, N. (IFMT- BELA VISTA) ; Almeida, L. (IFMT- BELA VISTA) ; Almeida, K. (IFMT- BELA VISTA) ; Nery, L. (IFMT- BELA VISTA)

Resumo

O trabalho visa contribuir com o aprendizado na Química Básica, através de um livro didático, afim de apresentar conteúdos de uma maneira ilustrativas, facilitando a compreensão e traçando a interatividade do aluno com o livro, o que aumentaria o seu interesse pela leitura. Sabe-se que na Química é comum os estudantes apresentarem dificuldade na compreensão dos conteúdos. Por isso, esse material tem a pretensão de mostrar a matéria, que foram adicionadas no decorrer dos conteúdos, de forma lúdica . O trabalho, após ser apresentado virtualmente a alguns alunos da Escola Militar Tiradentes de Cuiabá-MT e do ensino médio do Campus IFMT- Bela vista, obteve resultados positivos e esperados durante o seu desenvolvimento, atendendo os objetivos.

Palavras chaves

Livro didático ; Química Básica ; Ensino

Introdução

O ensino brasileiro de modo geral, desde a educação infantil ao ensino superior apresenta muitas dificuldades, pois não possui recursos suficientes para que haja uma educação de qualidade, influenciando assim na formação do indivíduo, tanto em seu caráter, quanto em sua vida profissional. Um ponto de vista polêmico e amplamente debatido em pesquisas realizadas na área de ensino e educação é a grande dificuldade que os alunos do Ensino Médio enfrentam no processo de aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química. Provavelmente essa dificuldade deva ser oriunda dos fracos conceitos passados e ao curto tempo, a estes estudantes no decorrer do 6° ao 9°ano do ensino fundamental, que nas disciplinas das ciências da natureza, se aprende 3 matérias, sendo elas, Química, Biologia e Física. Esse processo ocorre, muitas vezes pelo fato dos estudantes pensar que a química não é útil para a vida, bem como, Mas Chassot (2000, pág.24), ressalta “... ensinar ciência é procurar que nossos alunos e alunas se transformem, como o ensino que fazemos, em homens e mulheres mais críticos”. O aluno precisa sentir mais a importância, a necessidade e a utilidade de aprender Química como algo que, está inserido na vida, que lhe desperte a vontade de aprender. Segundo Demo (1997, p.17), “(...) o que se aprende na escola deve aparecer na vida”. Urge, então, que a escola supere a fragmentação entre ensino e vida e que busque oferecer ao aluno uma formação mais significativa e coerente com as necessidades do seu dia a dia. Essa conclusão foi observada após pesquisar como é o ensino na Escola da Polícia Militar Tiradentes, de Cuiabá. Esse estudo relata a importância da utilização de metodologias alternativas no processo de ensino- aprendizagem que possam auxiliar o ensino de Química. ”Os saberes desenvolvidos no ensino de Química devem ser fundamentados em estratégias que estimulem a curiosidade e a criatividade dos estudantes, e seus conhecimentos que permeiam a sua vida, estando presentes nos fenômenos mais simples do seu cotidiano” (ASTOLFI;DEVELAY, 1995). Pensando em todos esses fatores, o trabalho busca reduzir as dificuldades na questão do aprendizado com preparo de um livro de Química, aprimorando assim a participação do estudante na escola. O livro foi modelado para ser destinado a alunos do ensino fundamental, que é o público alvo e também o ensino médio, sendo didático, simples, para que sejam auxiliados e estimulados no ensino da Química. Como Chassot (2000,93) ressalta: “Nossa luta é para tornar o ensino menos asséptico, menos dogmático, menos abstrato, menos a - histórico e menos ferreteador na avaliação.”

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido na cidade de Cuiabá, no Estado de Mato Grosso, por alunos do 3º semestre do curso de Ensino Médio Integrado em Técnico em Química, do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá-BLV. Inicialmente foi realizada uma pesquisa qualitativa virtualmente, com os alunos ensino fundamental e também do ensino médio, do Campus IFMT-BlV, buscando ter uma noção do conhecimento dos mesmos sobre o tema abordado. Observou-se a dificuldade dos alunos em assuntos básicos, de onde surgiu a ideia da criação de um livro, tanto na forma digital quanto impressa. O livro foi desenvolvido pela plataforma Word, um sistema operacional de computadores. Foram adicionados conteúdos referentes à ementa disponibilizada pelo MEC, encontrada em sites de escolas, além de pesquisas de conteúdos de Química básica e foram reescritos os conteúdos para uma linguagem mais didática e, em seguida, buscou-se imagens ilustrativas de atividades relacionadas a cada conteúdo. Ao realizar uma análise, foram feitas três diferentes versões. Os estudantes escolheram qual delas obteve o melhor entendimento, maior aceitação do público alvo e uma melhor didática. Os materiais escolhidos para a produção do livro foram: papel reciclável com impressão colorida e modelo brochura. Em seguida, o livro virtual foi encaminhado para ser confeccionado em uma gráfica.

Resultado e discussão

Com o intuito de saber como era o aprendizado do alunos, foi aplicado o seguinte questionário virtual para alunos da escola da Polícia Militar Tiradentes, de Cuiabá-MT, e alunos do ensino médio do próprio campus IFMT- Cuiabá-BlV. Questionário 1: alunos do ensino fundamental A) Você estuda conteúdos da Química Básica presente no livro? Sim ou Não? B) Você gosta da ideia de um livro didático para auxiliar alunos do ensino fundamental, no 1° ano do ensino médio? Sim ou não? C) Este livro didático facilitaria sua aprendizagem, para quando entrasse no ensino médio? Sim ou não? D) Se você tivesse este livro, se empenharia em estudar e aprender os conteúdos futuros? Os resultados obtidos no questionário 1 feito com 30 alunos foram os seguintes: A) 80% responderam “Não”; B) 99% responderam “Sim”; C) 99% responderam “Sim”; D) 80% responderam “Sim". Questionário 2:alunos do ensino médio A) Você teve os conteúdos presentes no livro em Química básica no ensino fundamental? Sim ou não? B) Você teve dificuldades em Química básica no ensino médio? Se sim, caso tivesse com este livro no ensino fundamental, teria menos dificuldade hoje em dia? Os resultados obtidos no Questionário 2 feito com 30 alunos: A) 85% responderam “Não” ; B) 90% responderam “Sim” tiveram dificuldades e 95%. A partidos percebe-se resultados, o livro didático teve um grande aproveitamento no ensino da Química Básica e na motivação à leitura de forma didática e interativa.

Figura 1:

Imagem tirada do conteúdo do capítulo modelo atômico

Figura 2:

Imagem tirada das atividades do capítulo modelo atômico.

Conclusões

Conclui-se com os resultados positivos, que cumprimos todos os objetivos desse trabalho e, como ele iria auxiliar os alunos. Esse trabalho foi muito importante para mostrar que à Química não é só teorias “complexas”. O livro trouxe uma maneira nova de se aprender a Química, com conteúdos lúdicos, que se mostram de vital importância, uma vez que as mesmas apresentam uma forma de comunicação visual e verbal, que promove a compreensão a respeito de um conteúdo, de forma atrativa, assim melhorando o processo de aprendizagem por parte dos alunos.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus, ao Kelber Almeida e ao Prof. Dr. Paulo Pimentel por nós auxiliar na construção do projeto. Aos nossos pais por acreditarem em nós e a nossa orientadora, Prof. Dra. Lisandra Nery.

Referências

ASTOLFI, J.P; DEVELAY, M. A didática da ciência. Campinas. Papirus. 1995.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. UNIJUÍ, 2000.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

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