PERFIL BIBLIOMÉTRICO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A TEMÁTICA ENSINO DE QUÍMICA E CIÊNCIAS

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

B. Corrêa, L. (UFG) ; Rocha da Costa, F. (UFG) ; Barbosa Dionysio, R. (UFT) ; Mouzinho Santos, A.M.C. (IFMA)

Resumo

O presente trabalho trata da análise da produção científica sobre a temática ensino de Química e Ciências por meio de indicadores bibliométricos. O método utilizado compreendeu o uso da Bibliometria como técnica de análise de informações. A amostra analisada foi de 2.569 registros bibliográficos referentes à produção científica - periódicos científicos e trabalhos de eventos científicos da área - sobre a temática indexada na base de dados Web of Science. Os resultados alcançados compreenderam indicadores de produção; crescimento temporal de interesse em estudos envolvendo a temática; assim como o caráter multidisciplinar de interesse, com os mais variados enfoques. No entanto ainda sim, verificamos uma lacuna nessa área de estudos de alguns temas considerados atualmente emergentes

Palavras chaves

Análise Bibliométrica; Produção científica; Ensino de Química

Introdução

Os dados elaborados por meio dos estudos bibliométricos mensuram a contribuição do conhecimento científico derivado das publicações em determinadas áreas. Os indicadores de produção são úteis para o planejamento e a execução de políticas públicas, e para o conhecimento da comunidade científica sobre o sistema em que está inserida (SOARES, 2016). A literatura cientifica tem revelado que pesquisadores com formação em diversas áreas do conhecimento têm utilizado a bibliometria e para realizar “estados da arte” de suas áreas de conhecimento, mapear campos de pesquisa, produzir indicadores de produção científica, analisar padrões de comunicação científica, entre outros (SILVA, 2011). Pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento têm utilizado a bibliometria para medir a produção científica, uma das mais importantes atividades de disseminação da pesquisa, sob a forma de publicações e muitas vezes essas análises ultrapassam as dimensões quantitativas, associando os resultados da pesquisa aos pesquisadores e aos conhecimentos e inovações que eles produzem, e com isso sendo objeto de interesse de governos e países para orientar suas políticas científicas e tecnológicas (SILVA, 2011) De acordo com Rluk & Rin (2011), ao que se atribui o papel do desenvolvimento da bibliometria estar a identificação das capacidades de investigação, e auxilio a instituição para melhorar o impacto de suas pesquisas. Isso inclui ajudar os pesquisadores a entender a bibliometria e suas limitações e a empregar métodos específicos de análise bibliométrica visando, entre outros aspectos, a otimizar suas citações. As instituições precisam ser mais estratégicas a respeito dos nichos onde as pesquisas podem ser concentradas. O objetivo deste trabalho é estudar visibilidade da produção científica na área de ensino de Química e Ciências, a partir da análise da análise bibliométrica de artigos científicos publicados em periódicos e anais de congressos indexados na base de dados Web of Science (WoS)

Material e métodos

A bibliometria possibilita a observação do estado da ciência e tecnologia por meio de toda a produção científica registrada em um repositório de dados. É um método que permite situar um país em relação ao mundo, uma instituição em relação a um país, e cientistas individuais em relação às próprias comunidades científicas. Baseia-se na contagem de artigos científicos, patentes e citações (SOARES, 2016). No presente trabalho foram utilizados dados de produção científica baseada em artigos publicados em periódicos e anais de congressos indexados na base de dados Web of Science da área do conhecimento ensino de Química e Ciências. Realizou-se análises bibliométricas seguiu as etapas que envolveu criação de listas da produção científica das instituições e seus pesquisadores ligados ao ensino de Química e com elas confeccionou-se os indicadores bibliométricos básicos baseados na informação revelada pela base de dados especializada Web of Science. com objetivo de conhecer os alcances, fortalezas e fraquezas das contribuições das pesquisas

Resultado e discussão

A partir da análise da produção científica sobre ensino de Química e educação Química realizada neste estudo, com base em dados indexados na base de dados da Web of Science, suportada pela utilização de técnicas bibliométricas, foi possível identificar um crescimento significativo, apresentando um avanço constante do número de publicações. Esse fato indica que a área está se fortalecendo e aumentando sua atuação em pesquisa científica como mostra a figura 1 Foram computados 2.569 Artigos e com os indicadores bibliométricos obtidos foi possível encontrar trabalhos que incidem sobre a literatura de campos científicos ou de assuntos específicos sobre ensino de Química dentro da área de conhecimento Química conforme mostra a Figura 2; a produtividade de autores; a obsolescência da literatura, as frentes de pesquisa e a análise de periódicos deste campo científico; a produção de indicadores baseados em contagem de publicações, por exemplo, para avaliação e planejamento das atividades de pesquisa científica e tendências. Ao compulsarmos a literatura dos dez artigos mais citados que abordam a temática sobre ensino de Química e ciências & educação em Química verificamos que o tais conceitos de tem sido adotado em diversos estudos. Além disso, neste item foram identificados os periódicos utilizados para publicação de pesquisas de autores brasileiros na área de ensino de Química e Ciências. Esse indicador é importante por mostrar os principais periódicos científicos e trabalhos de eventos científicos da área, fonte de disseminação do conhecimento mais utilizada pelos pesquisadores, e importante canal de comunicação científica. A análise revelou caráter multidisciplinar, com os mais variados enfoques. No entanto ainda sim, verificamos uma lacuna nesses estudo.

Figura 1 - Evolução anual da produção científica brasileira sobre ensi

Fonte:Web of Science (2019)

Figura 2 - Áreas mais trabalhadas dentro da temática ensino de Química

Fonte: Web of Science (2019)

Figura 3 – Países destaques sobre estudos relacionados à temática

Fonte: Web of Science (2019)

Conclusões

Com base nesses construtos teóricos sobre “ensino de Química” & ‘educação Química”, consideramos que é possível relacioná-los com as etapas e procedimentos desenvolvidos por pesquisadores para a realização de análise bibliométrica. Dentre os resultados, destacamos o crescimento temporal de estudos envolvendo a temática Ensino de Química e Ciências. Neste sentido,há possibilidade para explorar e compreender a produção científica no Ensino de Química e Ciências nos principais eventos da área e periódicos e, prever lacunas sobre temas, aprofundar leituras, e/ou fundamentar novas pesquisas.

Agradecimentos

Referências

Silva, M. R.; Hayashi, C. R. M.; Hayashi, M. C. P. I. Análise Bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. Rev.. Ciência da. Inf. e Doc. v. 2, n. 1, p. 110-129, jan./jun. 2011
SOARES, Patrícia Bourguignon et al . Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambient. constr., Porto Alegre , v. 16, n. 1, p. 175-185, Jan. 2016
Rluk Rin. The values of libraries for research and researchers: a RIN and RLUK report. March 2011. Disponível em: <http://95.172.239.9/files/Value%20of%20Libraries%20TG_0.pdf>. Acesso em: 23 agosto 2019

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