TRILHA DO CONHECIMENTO E TDAH: ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, E.L.M. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Castro, J.F. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Souza, R.O. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Galdino Soares, C.R. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Silva, S.R.L. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Santos, M.R.P. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Quinzeiro, S.F.L. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Alves, E.B. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Costa, J.A.A. (IFMA–CAMPUS CAXIAS)
Resumo
A inclusão é o processo interativo, baseado no respeito às diferenças existentes dentro de uma sociedade. Este trabalho objetivou a elaboração de recurso didático com material reciclado para trabalhar conteúdos da tabela periódica e seus elementos com alunos com Déficit de Atenção e Hiperatividade–TDAH, visando trabalhar a atenção, concentração, memória e socialização para auxiliar no processo de aprendizagem destes alunos, bem como possibilitar a diversificação nos métodos de ensino. A pesquisa possibilitou um novo olhar sobre o aluno com TDAH, observando a importância de desenvolver materiais lúdicos que favoreçam o ensino de Química para este público.
Palavras chaves
Educação Inclusiva; Tabela Periódica; Ensino de Química
Introdução
A inclusão é um processo interativo, baseado no respeito ao outro, seu desafio é promover uma educação direcionada para as necessidades reais escolares do educando, através de um olhar direcionado às suas diferenças (WERNECK, 2002; CABRAL, MARIM, 2017). O ensino para alunos com necessidades especiais em diversas áreas, em especial na disciplina de Química, mostra-se um entrave, mediante os desafios no processo pedagógico enfrentados pelos professores durante a prática profissional frente a diversidade de alunos inclusos (CARREIRO, 2010). No cenário educacional, há diversos transtornos referentes ao desenvolvimento de aprendizagem, que interferem no progresso do sujeito, tal como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que atinge o sistema nervoso central, prejudicando o desenvolvimento cognitivo, comportamental e social, nos quais restringem sua interação efetiva na escola e sociedade (FERREIRA et al, 2015). Estudos evidenciam que cerca de 30% dos alunos com TDAH tendem a apresentar dificuldades de aprendizagem em interpretação textual e cálculos (BARKLEY, 2002). Sendo um desafio para os professores de Ciências/Química tornar significativo o processo de ensino e aprendizagem destes alunos, visto que, conteúdos como tabela periódica requer tais habilidades. Mediante isso, evidencia-se a necessidade de estratégias pedagógicas que permitam aos alunos com TDAH progressão de maneira individual e contínua, por meio de estímulos na atenção, concentração e memória (COSTA, MOREIRA, 2015). Nesse sentido confeccionou-se um material didático utilizando produtos recicláveis e de baixo custo, direcionado aos professores de Ciências/Química, a fim de proporcionar um ensino e aprendizagem do conteúdo de tabela periódica aos alunos com TDAH incluídos em escolas regulares.
Material e métodos
O jogo “Trilha do conhecimento” foi desenvolvido no período de 01/05 a 16/07 de 2019, como parte das investigações na disciplina de Educação Inclusiva I. A partir da observação de um aluno com TDAH incluso no ensino regular, notou-se uma carência de materiais didáticos que auxiliassem o professor no progresso escolar do aluno. Partindo dessa premissa, elaborou-se o jogo para o ensino do conteúdo de tabela periódica, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo como: papelão, banners de trabalhos já utilizados, isopor, E.V.A, papel camurça e cola de silicone. A trilha confeccionada segue o modelo de jogos de encaixe, possuindo uma linguagem simples e direta, apresenta em sua constituição 20 quadrados que correspondem às casas da trilha. Desta forma, foram moldados 20 peças de papelão, de 30 x 30cm e os banners no tamanho de 30 x 40cm para revestir a parte inferior das casas de papelão. Para a parte superior utilizou-se papel camurça nas dimensões de 30 x 30 cm, coladas sobre as peças de papelão. As numerações das casas da trilha foram confeccionadas em E.V.A de 1 a 20, sendo coladas na parte superior das peças. Para construção do dado, utilizou-se isopor com dimensões 20 x 20cm, montados em quatro camadas obtendo o formato cúbico. O dado foi revestido com folhas de E.V.A nas proporções iniciais. O mesmo material foi utilizado no recorte das circunferências para simbolizar o numeral (1 a 6). A trilha contém 16 cartas- perguntas sobre o conteúdo de tabela periódica. Durante o seu percurso existem alguns obstáculos nas casas marcadas como: fique uma rodada sem jogar; avance duas casas (+2); retorne duas casas (-2) e volte para o início do jogo, as regras do jogo devem ser apresentadas aos alunos antes do início da atividade (Quadro 1).
Resultado e discussão
No ensino de Química, embora haja um número expressivo de materiais didáticos
destinados a alunos com deficiência no Brasil, ainda são escassos os
direcionados ao ensino da tabela periódica para alunos com TDAH. Desta forma, o
material confeccionado teve como critérios a durabilidade e resistência e
capacidade multidisciplinar, tendo em vista, sua utilização com diversos alunos
dentro da sala de aula. A “Trilha do Conhecimento” trabalha
atenção/concentração e uso do raciocínio lógico para solucionar as questões,
assim como permite trabalhar atitudes comportamentais ao centralizar a
inquietude do aluno hiperativo na ação de locomover-se de uma casa para outra.
Por ser um jogo de competição individual e coletiva também influência na
socialização, além de oportunizar um contato direto professor-aluno durante a
resolução das perguntas. Almeida (2012) afirma que a utilização de atividades
ativas facilitam a aprendizagem, assim como estabelece um vínculo de confiança
no indivíduo com TDAH. As perguntas do conteúdo de Tabela Periódica são
relacionando à classificação dos elementos e distribuição eletrônica,
apresentando contextualização e curiosidades. Pois, conforme Luca, Melo e
Zerger (2016), o ensino da Tabela Periódica é realizado através de informações
decorativas, não apresentando aplicabilidade para os alunos. Em seu trabalho
Silva, Cordeiro e Kiill (2015) relatam aumento significativo no entendimento da
importância da Tabela Periódica, ao utilizar um jogo didático em suas aulas.
Nota-se, assim, que esta estratégia de ensino é efetiva, tanto para os alunos
ditos "normais" quanto para os que apresentam necessidade específica de
aprendizagem, proporcionando a ambos a assimilação de conteúdos fundamentais de
Química, de forma atrativa e lúdica.
Descrição das regras do jogo Trilha do Conhecimento, para apresentação antes do inicio da atividade.
Conclusões
Este trabalho buscou desenvolver recurso didático utilizando materiais recicláveis e de baixo custo para auxiliar no processo de escolarização de crianças com TDAH, baseado na carência de recursos que permitam integrá-los em sala de aula, sobretudo na disciplina de Química. O material desenvolvido é uma ferramenta que pode ser utilizada pelos educadores para facilitar a aquisição dos conceitos de química, objetivando enriquecer o processo de ensino e aprendizagem do aluno com déficit de atenção e hiperatividade, diversificando as aulas e tornando-as mais atraentes para os demais alunos.
Agradecimentos
Ao IFMA-Campus Caxias-MA por proporcionar o incentivo à pesquisa, ao aluno Jean e a todos que contribuíram de forma direta e indireta na confecção do material.
Referências
ALMEIDA, F. A. A importância das aulas práticas de ciências para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal do Rio Grande – FURG, RG, 2012.
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