ENCANTANDO COM A QUÍMICA NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, M.D.B. (UEPA) ; Vasconcelos, S.M. (UEPA) ; Santos, K.R. (UEPA) ; Reis, A.S. (UEPA)
Resumo
Os experimentos químicos são de grande importância para a contextualização de conteúdos considerados difíceis pelos alunos da Educação Básica. Tais experimentos são desenvolvidos em formato de encantamento no Espaço de Química do Centro de Ciências e Planetário do Pará – CCPP da Universidade do Estado do Pará - UEPA. O trabalho teve como objetivo desenvolver os experimentos contextualizando-os com conteúdos ministrados em sala de aula para os alunos da Educação Básica de Escolas Públicas e Privadas do Estado do Pará. Os experimentos foram considerados de grande significância para a aprendizagem desses alunos, uma vez que os professores encontram dificuldades para realiza-los por não terem acesso aos materiais necessários para o desenvolvimento dos mesmos.
Palavras chaves
experimentos; espaço não formal; ensino de química
Introdução
O Centro de Ciências e Planetário do Pará – CCPP da Universidade do Estado do Pará – UEPA, foi criado no ano de 2012 om o intuito de “Encantar” as pessoas que diariamente visitam o CCPP. É um espaço não formal onde a contextualização apresenta situações cotidianas para a complementação das atividades realizadas em sala de aula. A utilização de Espaços não Formais faz com que os alunos compreendam os conteúdos através da prática, da vivência, do saber fazer, de perceber o objeto de estudo por meio dos sentidos, além de permitir aos alunos a prática da vida em grupo (SIMSON, PARK e FERNANDES, 2001), sendo possível aplicar metodologias que venham permitir ao aluno aprimorar seus conhecimentos por meio do lúdico. Estes espaços de aprendizagens são considerados ricos em interação, uma vez que não são restritos a sala de aula onde ocorre uma relação fechada entre professor e aluno, mas aberto a grandes possibilidades de interação voltada para a busca do conhecimento (CLEOPHAS et al., 2011). O Centro de Ciências e Planetário do Pará – CCPP funciona diariamente com vários espaços tais como: Cúpula de projeções astronômicas, espaços de Química, Física, Biologia, Matemática, Geologia e Astronomia. No espaço da Química são desenvolvidos experimentos que retratam diferentes conteúdos, onde os estagiários que desenvolvem os experimentos abordam os conteúdos de maneira contextualizada, para que o aluno possa fazer a interligação da teoria com a prática. Por fim, o trabalho objetivou mostrar a importância dos experimentos que são desenvolvidos no espaço de Química do CCPP para a melhoria da aprendizagem dentro de um Espaço não Formal.
Material e métodos
Os experimentos de Química são expostos diariamente para alunos da Educação Básica interessados em participar, aprender e se encantar. As apresentações são realizadas por estagiários do CCPP, e diariamente são atendidos no espaço da Química 120 (cento e vinte) alunos. Os materiais utilizados para a realização dos experimentos são de baixo custo, o que torna as apresentações voltadas para o cotidiano dos alunos.Cada exposição de experimentos é realizada de acordo com a necessidade de aprendizagem dos alunos da Educação Básica, uma vez que é levado em consideração o ano das turmas visitantes. Os alunos são acolhidos em grupos de 25 por sessão e acomodados em arquibancadas onde interagem com as apresentações dos experimentos por meio das indagações dos estagiários sobre os conteúdos que foram ministrados em sala de aula. As demonstrações dos experimentos são desenvolvidas com a participação de todos os presentes no espaço da Química com duração de 30 minutos para cada sessão nos turnos da manhã e tarde.
Resultado e discussão
A partir dos experimentos expostos no espaço da Química do Centro de
Ciências e Planetário do Pará – CCPP, foi possível verificar que a
experimentação aliada a elementos presentes no cotidiano do visitante,
proporciona uma intensificação das interações dos indivíduos com o
conhecimento cientifico, que por sua vez auxilia os professores com os
conteúdos ministrados anteriormente em sala de aula e ainda possibilita aos
alunos o contato com práticas experimentais, visto que em muitas escolas os
espaços voltados para aula prática são inexistentes. No que se refere ao
apredendizado dos alunos, 90% conseguem fazer a relação dos conteúdos com
os experimentos expostos, em consequência da abordagem no cotidiano, o que
possibilita compreenderem os fenômenos químicos no ambiente em que vivem. Em
relação ao tempo que os alunos passam no espaço da Química, os mesmos
afirmaram que é suficiente para o desenvolvimento desses experimentos. No
que se refere aos experimentos que são apresentados, os alunos afirmaram que
consideram de grande relevância, pois consideram interessante e instigante
a maneira como são contextualizados e ligados aos conteúdos estudados em
sala de aula.
Conclusões
A maneira como os conhecimentos da Química são abordados dentro do Espaço da Química, traz uma alternativa para o professor que em seu cotidiano escolar não possui acesso a essas práticas. Em relação aos alunos, ao saírem do espaço, os mesmos saem sensibilizados e instigados pelos conhecimentos químicos, o que provoca um interesse em conhecer mais sobre os conteúdos ensinados. O Espaço da Química consegue realizar um processo de sensibilização e divulgação cientifica, mudando assim o olhar do visitante a respeito desses conhecimentos, usando a mediação como processo de ensino-apredizagem.
Agradecimentos
Referências
CLEOPHAS, M. G. P.; PEREIRA, J. G. L. T.; MOTA, G. C.; MATA, V. A.; RIBEIRO, J. S.; REIS, C. R. M.; PAIVA, J. A.. O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS. In: VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congresso Iberoamericano de InvestigaciónenEnsenanza de lasCiéncias, 2011, Campinas - SP. Atas do VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congresso Iberoamericano de InvestigaciónenEnsenanza de lasCiéncias, 2011.
SIMSON, O. R. M. V.; PARK, M. B.; FERNANDES, R. S., (org.). Educação não formal: cenários da criação. Campinas: Ed. Unicamp/ CMU, 2001a. 315p.