Construção de calorímetro com material alternativo para auxiliar o aprendizado de Termoquímica.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, L. (IFMT- BELA VISTA) ; Siqueira, L. (IFMT- BELA VISTA) ; Santos, J. (IFMT- BELA VISTA) ; Oliveira, N. (IFMT- BELA VISTA)

Resumo

O trabalho a ser proposto exemplifica a confecção de um calorímetro com baixo custo benefício com o intuito de auxiliar na elaboração de aulas práticas no ensino da Termoquímica. Já que os experimentos em laboratórios são estratégias pedagógicas que permitem despertar interesse nos alunos. O material o utilizado foi alternativo, sendo de fácil acesso como o isopor, copo de alumínio, termômetro convencional, e recipientes comuns. Com os resultados obtidos com a pesquisa feitas com os alunos foi visto a importância da utilização de atividades práticas no conteúdo de química, que a realização de experimentos ajuda a aproximar a química vista na sala de aula do cotidiano dos alunos, tornando assim as aulas mais dinâmica.

Palavras chaves

Química ; Calorímetro ; Ensino

Introdução

A termoquímica é uma área da química que realiza o estudo da envoltura de calor em reações químicas, que é realizada por vários instrumentos, em fenômenos físicos, como a modificação de estados líquidos, sólido e gasoso. A calorimetria é o estudo e a medição das quantidades de calor liberadas ou absorvidas pelos fenômenos físicos e químicos (Feltre 2004, p. 96.). Para o desenvolvimento da medição do calor, são construídos os calorímetros, que são colocados dois acessórios: um termômetro e um agitador, é muito utilizado quando se realiza estudos térmicos com líquidos como a água, por exemplo. Ele serve para agitar o sistema e fazer com que ele alcance o equilíbrio térmico mais rapidamente. Com isso, percebe-se que o aumento de temperatura da água é devido exclusivamente ao corpo aquecido ou à reação ocorrida, isto é, o calor recebido pela água é, em módulo, igual ao calor cedido pelo corpo ou pela reação (Feltre 2004, p. 97). O calorímetro que é usado para medir o calor ou energia térmica tem como função realizar a troca de calor fazendo com que o equilíbrio térmico seja atingido mais rapidamente, porém o valor aquisitivo do instrumento laboratorial é em média de 300 à 800 reais, ocasionando que muitas escolas sem recursos financeiros não possam propor essa aula prática com os estudantes. Com a falta de laboratórios nas escolas públicas os alunos acabam tendo uma deficiência no ensino. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar e utilizar a confecção e a experimentação como instrumento facilitador nas aulas de química, o produzindo com materiais alternativos, tendo em vista auxiliar na aprendizagem dos alunos nas aulas de química. Como também despertar no aluno uma visão mais investigadora, crítica e motivadora a aprender os conteúdos de Química.

Material e métodos

O projeto foi produzido no IFMT- Campus BELA VISTA, em Cuiabá, no primeiro momento foi elaborado uma pesquisa com os alunos para saber o que os alunos achavam sobre as aulas práticas. No segundo momento se iniciou a confecção de um instrumento laboratorial, o calorímetro devido ao fato do mesmo ser um instrumento muito utilizado em aulas práticas da Termoquímica e possui um alto custo, por este motivo, para tornar o uso desse instrumento mais acessível em aulas práticas surgiu a ideia de realizar a construção de um calorímetro caseiro. Com o intuito de produzir o calorímetro de baixo custo foram adicionados os seguintes materiais: Isopor, copo de alumínio, termômetro convencionais e também recipientes. Para a construção do calorímetro foi utilizado apenas três objetos uma lata de alumínio, isopor e um termômetro convencional. Na produção do calorímetro os alunos, tiveram que seguir o método de confecção estabelecido, que inicialmente teria que colocar o isopor em volta da lata de alumínio, na qual foi feita um furo na parte superior, onde seria colocado o termômetro assim fazendo com que fosse possível realizar o estudo sobre a quantidade de calor trocado entre dois ou mais corpos diferentes. Após a confecção do calorímetro e aula prática com o instrumentos, foi elaborado um questionário que no qual os alunos teriam que dizer o que achou dessa experiência.

Resultado e discussão

Com a obtenção dos resultados da primeira pesquisa foi possível notar que muitos alunos acham necessário a prática da Termoquímica com os instrumentos, e afirmam que a aula de produção dos calorímetro “ seria muito legal e divertido”. Após as aulas práticas de produção do calorímetro, foram elaboradas novas pesquisas que no qual constou 45% dos alunos acham que a aula prática contribuíram muito para o aprendizado e que torna a química uma disciplina melhor e satisfatória, já 35% acham a pratica experimental regular e 20% acham ruim. O questionário avaliativo mostrou que após a realização da prática 92% concordam com essa nova metodologia de ensino e 8% não concordam. O grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Os profissionais de ensino, por sua vez, afirmam que este problema é devido à falta de laboratório ou de equipamentos que permitam a realização de aulas práticas (QUEIROZ, 2004).

Calorímetro original



Conclusões

Mediante a confecção do calorímetro de baixo custo aquisitivo, foi possível obter uma metodologia de ensino alternativa, tornando assim possível o aprendizagem da Termoquímica de maneira prática, de uma forma lúdica e divertida, se comparado a uma aula teórica, possibilitando assim uma melhoria nos resultados da aprendizagem, como foi possível analisar na pesquisa qualitativa. Um dos pontos positivos também foi a oportunidade oferecida aos alunos de manusear e entenderem a forma do funcionamento de um calorímetro, o que nem sempre acontece pois geralmente esses mesmos possuem um custo bem elevado e as escolas não ter recursos para produzir essas aulas práticas com diferenciados instrumentos laboratoriais.

Agradecimentos

Nossos agradecimentos ao IFMT - Cuiabá Bela Vista por permitir a realização desse projeto. Agradecemos à aluna Nátily Oliveira pelo imenso apoio e ajuda na realização desse projeto.

Referências

AMARAL, L. Trabalhos práticos de química. São Paulo, 1996
Feltre, Ricardo (2004). Química Volume 2 - Físico-Química (6ª ed). São Paulo: Moderna
QUEIROZ, S. L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004
BARBOSA,Walterni Rodrigues; GONÇALVES, Douglas Sete;SOUSA, Tayza Codina de. A falta de laboratórios de química e professores licenciados no ensino médio das escolas públicas de Poxoréu-MT.

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