Um panorama sobre a Evasão e o tempo de permanência prolongada no curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Yamaguchi, K.K.L. (ISB-UFAM) ; Silva, J.S. (ISB-UFAM)

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar os dados referentes a evasão no curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas visando propor ações de institucionais que possibilitem a melhoria desses altos índices. A metodologia utilizada foi descritiva, com abordagem quantitativa utilizando os dados institucionais sobre a evasão no curso. Foi possível relacionar as variáveis que apresentam influência de forma direta no processo de evasão, onde cita-se, a alta retenção na disciplina de Química Geral e de Biologia celular, gerando a permanência prolongada no curso e a reopção dos discentes para outros cursos. Os resultados buscam contribuir para o entendimento sobre retenção contribuir buscando ações para reduzir os casos de reprovação e abandono escolar

Palavras chaves

retenção ; permanencia prolongada; Ensino superior

Introdução

No Brasil houve um aumento da quantidade de ingressantes no nível superior. Segundo os dados do Censo da Educação Superior feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, em 2016 o aumento foi de 1,9 % (CENSO, 2016). Atrelado a esses dados, pôde-se verificar que aumentou também os índices estatísticos sobre a evasão universitária. Estudos vêm demonstrando que um dos fatores que pode estar associado a esses índices é o tempo prolongado de permanência dos acadêmicos e a alta taxa de retenção em disciplinas consideradas difíceis (CASTRO, 2012; YAMAGUCHI e SILVA, 2019). Nos cursos de licenciatura, os índices de evasão chegam a valores superiores a 50%, como os descritos para as licenciaturas de Física (57,2%), Química (52,3%) e Matemática (52,6%), o que agrava consideravelmente o problema do grande déficit de professores de ciências no Brasil (CENSO, 2016). A proposta desse trabalho é a apresentar o panorama sobre a evasão universitária no curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas e apresentar dados que possibilitem uma reflexão sobre medidas que possam ser realizadas para o controle do problema de evasão/retenção dos discentes.

Material e métodos

A pesquisa adotou abordagem quantitativa com caraterísticas de estudo descritivo e caráter exploratório buscando correlações e explicações para a problemática da alta evasão no curso de Ciências: Biologia e Química, do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, na Cidade de Coari, Amazonas. Para tanto, a coleta de dados para este estudo utilizou valores obtidos do sistema acadêmico da instituição (dados secundários), de onde foram adquiridos os quantitativos de matrículas, ingressos e formados para os cursos de Ciências do ISB/UFAM. Para esta finalidade adotou-se como procedimento de cálculo da evasão por período a anualidade durante os 10 anos de existência do curso, representada pelos dados do ano em análise em função das matrículas e ingressos. Os dados obtidos foram tabulados, de modo a apresentá-los sob a forma de percentual e de número absoluto. Além disso, também se pôde aplicar, sobre o material coletado, uma análise qualitativa. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística utilizando o programa de estatística R para Windows

Resultado e discussão

Esse trabalho buscou identificar os fatores associados a evasão e a análise do tempo de permanência prolongado no curso de Ciências: Biologia a e Química e propor ações de intervenção institucionais que possibilitem a melhoria desses altos índices. Verificou-se que no curso analisado há um alto índice de evasão superior, com valor superior a 50% dos discentes. Entre as categorias de desistentes, tem-se: Transferido, Desistente e Jubilado. Na tabela 1 é possível observar o quantitativo dos discentes evadidos, distribuído por ano. Em concordância com esses valores, tem-se o percentual de alunos formados, com percentual médio de 23,89% ao ano, sendo 11 o mínimo formados por ano, 23 o valor da mediana, e 33 o máximo (figura 1). No ISB/UFAM verifica-se que 50 vaga para acadêmicos são disponibilizados. Por meio dos resultados verifica-se que uma quantidade significativa não finaliza e nem evade, demonstrando o tempo prolongado de permanência no curso. Um dos principais fatores relacionados ao tempo de permanecia prolongada, dar-se-á devido as retenções nas disciplinas consideradas mais difíceis (MACHADO, MELO FILHO e PINTO, 2005). A disciplina com maior índice de retenção foi Química Geral, com valor de 71,73%, seguido de Biologia celular (60,88%) e Fundamentos de Matemática (57,64%). Por meio desses dados, verifica-se que a evasão pode ser uma realidade por meio do jubilamento dos discentes que não conseguirem em tempo hábil finalizar o curso ou pelos fatores motivacionais relacionados a quantidade de reprovações. Atualmente o curso de Ciências: Biologia e Química é de 10 períodos semestrais, ou seja, cinco anos. Segundo Ciribelli e Ferreira (2015), a retenção nas disciplinas dificulta a evolução dos acadêmicos dentro do curso, sendo possível, assim, levantar a hipótese de que o fato do estudante não apresentar esse desenvolvimento contribua para os casos de evasão. Verificou-se que há uma quantidade de discentes que abandonam a universidade devido à pouca afinidade com o curso que escolheram. Tal observação é reportada por Yamaguchi e Silva (2019), ao refletirem que os estudantes fazem uma prova de conhecimentos gerais para entrarem na universidade e optam pelo curso em que possuem pontuação para entrar e não necessariamente nos que tem afinidade ou que sonharam cursar, e isso ocasiona frequentemente conflitos vocacionais ao reconhecerem que o curso que optam não corresponde às expectativas profissionais almejadas. A retenção pode ser definida como a condição em que o estudante demanda um tempo maior do que o previsto na matriz curricular, tendo que cursar novamente uma disciplina em que não tenha sido aprovado. E esse índice elevado de reprovação pode ocorrer pela não descoberta da vocação profissional, fragmentação da estrutura curricular, dificuldades de adaptação à organização universitária e fatores endógenos inerentes à relação ensino-aprendizagem e exógenos, como motivações financeiras. Verifica-se que os efeitos desse fenômeno são danosos e bem perceptíveis, não somente no cunho acadêmico, mas econômico e social. A ampliação da duração do curso retarda a inserção de profissionais de nível superior no mercado profissional e representa um acréscimo de recursos para a instituição (pessoal, administrativo, estrutural e financeiro), gerando um aumento de investimentos (energia e tempo). Para que a profissão vislumbrada gere significação no alunado, o professor tem papel decisivo e precisa estar preparado, conscientizando-se de sua importância e amparado pela universidade e pelos demais órgãos de educação. Desta forma palestras informativas sobre a profissão pode ser um diferencial para o aluno caso este consiga ver nele um elo com o mundo do trabalho. A ações que podem minimizar o alto índice de evasão e que vêm sendo reportadas pela literatura acadêmica consistem no acompanhamento dos discentes antes de que ocorra a evasão, principalmente relacionados aos estudantes que apresentam retenção nas disciplinas e que apresentam um tempo de permanência prolongado, e um esclarecimento sobre o curso nos níveis de ensino fundamental e médio a fim de que os estudantes antes de adentrarem a universidade possam compreender o que poderão encontrar no curso universitário.

Tabela 1

Evasão no curso de Ciências: Biologia e Química

Figura 1

Percentual de discentes formados

Conclusões

A evasão é um problema no ambiente universitário e os resultados detectados neste artigo buscam contribuir para o alcance da erradicação ou minimização do abandono do curso de Ciências: Biologia e Química e de outros cursos de licenciatura das instituições de educação brasileiras. Com base nos resultados obtidos nessa pesquisa sugere-se que haja um maior acompanhamento dos estudantes, principalmente os que apresentam um alto índice de retenção, como a disciplina de Química Geral e Biologia Celular. Na identificação do alto índice de evasão, novos estudos são motivados para identificar os motivos que norteiam esse problema universitário, embasados nessa pesquisa, com o intuito de minimizar os impactos negativos deste problema.

Agradecimentos

Referências

CASTRO, A. K. S. S. Evasão no Ensino Superior: Um Estudo no curso de Psicologia da UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
CENSO, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mec-e-inep-divulgam-dados-do-censo-da-educacaosuperior-2016/21206. Acesso em: 23 jul 2019
CIRIBELLI, B. C. N.; FERREIRA, C. S. Retenção e evasão escolares no bacharelado interdisciplinar em ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015.
MACHADO, Sérgio P.; MELO FILHO, João Massena; PINTO, Angelo C. A Evasão nos Cursos de Graduação de Química. Uma Experiência de Sucesso Feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para Diminuir a Evasão. Química Nova, Vol.28, Suplemento, S41 – S4, 2005.
YAMAGUCHI, K. K. L.; SILVA. J. S. Avaliação das Causas de Retenção em Química Geral na Universidade Federal do Amazonas. Química. Nova, vol.42, n.3, p.346-354, 2019.

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