Flavorizantes: sabor da química
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
de Miranda Rodrigues, A. (IFMT BELA VISTA) ; Gonçalves Conceição, D.S. (IFMT BELA VISTA) ; Ferreira Vieira Lima, G. (IFMT BELA VISTA) ; Herculano Alcantara, J.P. (IFMT BELA VISTA) ; Pereira de Oliveira, N.C. (IFMT BELA VISTA)
Resumo
O trabalho a ser apresentado se refere ao processo da utilização dos flavorizantes que são sabores artificiais obtidos a partir dos ésteres que são produzidos através da reação química de esterificação, com tudo foram produzidos brigadeiros comuns como o de sabor de acetato de etila (baunilha) e sabor de Vanilina (menta). A atividade tem por objetivo apresentar o conceito de flavorizantes, bem como ressaltar sua importância no ramo alimentício de modo lúdico e didático, efetuando assim aulas práticas sendo didáticas e interativas para os estudantes da disciplina de Química.
Palavras chaves
Flavorizante; Brigadeiro; Ramo alimentício
Introdução
A Química sempre assustou por sua complexidade, porém é importante ressaltar que em nossa vida a química é peça fundamental. Ela está presente em todos os seres vivos. O nosso corpo sofre várias reações químicas por segundo para que continue a vida. O nosso cérebro comanda todas as nossas ações e isto também é química (MARCILENE, 2009). Sabendo aproveitá-la do melhor modo possível, nos trará grandes benefícios, como o aperfeiçoamento dos confortos humanos, declínio do número de mortes devido a evolução da medicina. Quando não há mais química, não há mais vida (LISA, 2009). A aula prática de química abordada no ensino médio é uma sugestão de estratégia de ensino que pode contribuir para melhoria na aprendizagem da matéria, pois, além dos experimentos facilitarem a compreensão do conteúdo já transmitido teoricamente aos alunos, tornam as aulas mais dinâmicas, tendo assim uma aprendizagem mais significativa (MARQUES et al., 2008). Os flavorizantes são substâncias que apresentam sabor e aroma característicos geralmente agradáveis. Um grande número de ésteres possuem sabores agradáveis, sendo utilizados como flavorizantes. De modo semelhante à classe dos enóis, muitos ésteres possuem odor agradável característicos de frutos e podem ser obtidos através da reação de esterificação entre ácidos carboxílicos e alcoóis (EDUARDO, 2010). Segundo ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2007), os aromas artificiais são compostos químicos obtidos por síntese, que ainda não tenham sido identificados em produtos de origem animal, vegetal ou microbiana, utilizados em seu estado primário ou preparados para o consumo humano. Não há perigo de toxicidade nos aromatizantes naturais. Nos artificiais, quando aplicados em baixa dose também não há risco, porém quando as doses são elevadas, podem provocar ações irritantes e narcóticas, outros podem produzir toxicidade crônica a longo prazo, sempre que empregados em doses superiores às recomendadas (DANTAS, 2011). Com tudo o presente estudo teve como objetivo a produção de brigadeiros tendo aplicação do acetato de etila e vanilina para uma melhor compreensão dos alunos em sala de aula.
Material e métodos
O devido trabalho foi produzido utilizando os seguintes materiais: Panela de alumínio e colher. O modo de produção do brigadeiro com flavorizante de Acetato de Etila (sabor baunilha) foram inicialmente adicionados 700 gramas de leite condensado, após foram adicionados 20 gotas de flavorizantes de acetato de etila, em seguida, foram misturadas até chegar a consistência desejada, por fim o deixando esfriar em temperatura ambiente para ficar no ponto de enrolar, o mesmo processo foi executado com o flavorizante de Vanilina (sabor menta). Após a confecção dos brigadeiros foram chamados 30 alunos do 3° semestre de Química do IFMT- BELA VISTA para uma análise. Cada aluno recebeu duas amostras, sendo elas de acetato de etila e vanilina. Então, pediu-se para que eles analisassem o sabor e aparência física de cada amostra, e entre uma amostra e outra, ofertava-se um copo de água, para não interferir no resultado. Após a degustação, foram feitos os seguintes questionamentos aos alunos: 1 - Você conseguiu sentir o sabor do flavorizante adicionado no brigadeiro?; 2 - Qual foi a sua experiência com essa didática?; 3 - Em uma escala de 0 à 10, como você avalia nossa proposta de aula prática do preparo de brigadeiros com flavorizantes?.
Resultado e discussão
Com o resultado da prática dos
flavorizantes no brigadeiro de acetato de
etila e o de vanilina para o ensino da
Química, observa-se o teste sensorial
aplicado. Percebeu-se que em relação à
cor, textura e cor, as amostras obtiveram
um grau de aceitação de 90%, 98% dos
estudantes responderam que “Essa
ferramenta de aula prática para produzir
brigadeiros, com o intuito de se aprender
o conteúdo de flavorizontes é muito bom e
didático”, o nível de aceitação do método
de ensino-Aprendizagem para os alunos foi
de 94% de aprovação, que identificaram
uma
preferência pelos brigadeiros. Portanto a
análise sensorial da reprodução dos
brigadeiros mostrou boa aceitação dos
produtos entre os estudantes.
Conclusões
Conclui-se que com base no que foi apresentado, foi possível analisar os resultados obtidos, com tudo, observou- se o papel dos flavorizantes como agentes que proporcionam não só o aroma mas também o sabor, seja de alimentos ou até de medicamentos. Pode-se analisar que a aplicação destes saborizantes não se restringem a um âmbito apenas industrial, pois quando feita aplicação em brigadeiros evidenciou-se seu fácil e prático manuseio, sendo assim foi possível entender mais sobre o tema. Tendo como resultado a eficiência da aula prática para os alunos como foi abordado no decorrer.
Agradecimentos
Nossos sinceros agradecimentos a Deus por nos ter possibilitado tal feito, a nossos pais pelo apoio e imensurávelmente a Nátily, nossa amiga.
Referências
EDUARDO. Ésteres presentes nos aromatizantes e flavorizantes. Disponível em: <http://www.quimicanocotidiano.com/2010/04/esteres-presentes-nos-aromatizantese.html>. Acesso em: 27 jul. 2019.
LISA. A importância da química na nossa vida. Disponível em: <http://lisaquimica.blogspot.com.br/2009/09/importancia-da-quimica-na-nossavida.html>. Acesso em 26 jul. 2019.
MARCILENE. A Importância da Química. Disponível <http://quimicanodiaadiamarcilene.blogspot.com.br/2009/05/importancia-daquimica.html>. Acesso em: 25 jul. 2019.
MARQUES, André L; ALVES, Aline J. V.; SILVA, Ana Flávia G. M. da; MORAIS, Lorraine M.; GUIMARÃES, Pâmella G.; LIMA, Jocasta M.; RIBEIRO, Fernanda B.; SANTOS, Leidimar A. M.; MEDEIROS, Eliziane S.; FRANCO, Vânia A. A importância de aulas práticas no ensino de química para melhor compreensão e abstração de conceitos químicos. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). 25 Jul. de 2019.