LAVOiSiER: desenvolvendo um aplicativo para o ensino da Química Inorgânica
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
Paiva, F.M. (INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA) ; Barbalho, D.S.T. (INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA)
Resumo
Este artigo tem por objetivo descrever as etapas percorridas para o desenvolvimento de um app voltado ao ensino da Química Inorgânica construído a partir da plataforma App Inventor. Inicialmente, para melhor entendimento do tema “Aplicativos no ensino da Química”, apresentou- se reflexões acerca do uso destes softwares em sala de aula. Na sequência, a revisão literária dirigiu seu foco para a apresentação da plataforma livre App Inventor. Por fim, descreveu-se as etapas percorridas para a construção do LAVOiSiER - Química Inorgânica. Em função dos resultados obtidos, depreende-se que o app terá grande aplicabilidade na educação em Química, podendo ser baixado gratuitamente por qualquer estudante que deseje conhecer melhor este maravilhoso ramo da Ciência de maneira gratuita e universal.
Palavras chaves
Aplicativo; Ensino ; Química Inorgânica
Introdução
A Química é a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nesses processos. Seus conhecimentos estão baseados em observações e experimentos a partir dos quais se constroem seus princípios, leis e teorias (BUONFIGLIO, 2011). Sem a atividade dos químicos de todas as épocas, algumas conquistas espetaculares jamais teriam acontecido, como os avanços no tratamento de doenças, a exploração espacial e a revolução técnico-científico-informacional (ZUCCO, 2011). Graças à Química, o nosso mundo tornou-se um lugar mais confortável para se viver. Nossos carros, casas e roupas transbordam criatividade química. Um mundo sem a ciência Química seria um mundo sem materiais sintéticos, sem aspirina ou detergentes, shampoo ou pasta de dente, sem cosméticos, contraceptivos ou papel. Enfim, sem o desenvolvimento proporcionado pela Química, podemos dizer que a vida, hoje, seria extremamente difícil, penosa e angustiante (ZUCCO, 2011). A Química representa uma das ciências que mais contribuem para o avanço tecnológico da humanidade. Desse modo, é imprescindível que a formação escolar passe pelo estudo de seus conteúdos, que estão inseridos nas mais diversas áreas da nossa vida cotidiana (COLINVAUX, 2000). Ademais, é extremamente importante buscar metodologias alternativas que auxiliem no processo de aprendizado dos alunos, principalmente porque a geração que está atualmente nas escolas é a chamada Geração Z (de zapear/zap), que se caracteriza por ser dinâmica e inovadora. Segundo Siqueira (2012), a Geração Z é representada por jovens que estão sempre conectados à internet e fazem tudo de maneira muito rápida, convivem com a tecnologia diariamente e realizam diversas tarefas ao mesmo tempo. Esses adolescentes da Geração Z necessitam de novos métodos de ensino, atualizados e voltados aos seus interesses. Não há como seguir as mesmas metodologias. A necessidade de inovação é urgente. A incorporação das TIC no ambiente escolar proporciona o enriquecimento na educação em Ciências, tornando o ensino mais interessante, autêntico e relevante. Além de permitir momentos de interação, colaboração e comunicação, a Tecnologia de Informação e Comunicação melhora o empenho dos alunos, auxiliando no aprendizado e nos resultados das avaliações (MARTINHO e POMBO, 2009). Locatelli, Zoch e Trentin (2015) defendem que a Química é uma ciência experimental com alguns conteúdos abstratos, de difícil entendimento e visualização. Assim, a utilização das TIC pode auxiliar na compreensão e aprendizagem dos estudantes. Dentro das ferramentas de TIC disponíveis, o uso de aplicativos permite uma possibilidade a mais, um meio de aprendizagem com interação entre os estudantes, que podem incrementar o ensino dentro e fora da sala de aula, por meio de jogos, exercícios, vídeos e e-books (NICHELE e SCHLEMMER, 2014). Nesse contesto, este artigo tem por objetivo apresentar as etapas percorridas para o desenvolvimento do LAVOiSiER, um aplicativo voltado ao ensino da Química Inorgânica construído a partir da plataforma App Inventor.
Material e métodos
Para a consecução do presente trabalho, realizou-se, inicialmente, uma revisão da literatura acerca do tema “Uso de dispositivos móveis e aplicativos no ensino da Química”. Em um segundo momento, foram selecionadas e avaliadas aplicações móveis voltadas ao estudo da Química (compatíveis com o sistema Android), ocasião em que foram escolhidos os dez melhores apps disponíveis na Play Store, tomando-se por base a metodologia desenvolvida pela pesquisadora. Na sequência, foi conduzido um estudo de campo com o objetivo de analisar a percepção de professores e alunos do ensino médio quanto à adequabilidade dos dez aplicativos selecionados. Por fim, com base no feedback fornecido pelo público-alvo da pesquisa, foram identificadas as características mais desejáveis nos apps selecionados, o que forneceu os elementos necessários para a construção do aplicativo LAVOiSiER – Química Inorgânica a partir da plataforma App Inventor. O App Inventor é uma linguagem visual de programação voltada à construção de aplicativos baseados no sistema operacional Android desenvolvida conjuntamente pelo Google e Massachusetts Institute of Technology (MIT). A plataforma possui um ambiente de criação alicerçado em blocos, que possibilita aos usuários criar apps que incorporem serviços baseados na web, comunicação com redes sociais, leitura de códigos de barra, interação com sensores de orientação e geolocalização e funcionalidades como text-to- speech e reconhecimento de fala (Wolber at al, 2011). Inspirado nas linguagens Logo e Scratch, o App Inventor propicia um ambiente de aprendizagem apoiado no construcionismo, o que permite ao usuário desenvolver aplicações à medida que descobre novas possibilidades, tornando o aprendizado mais lúdico. Segundo Wolber at al (2011), esta linguagem foi projetada com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de apps por leigos, bem como tornar o estudo dos fundamentos da computação mais atraente. A criação de aplicativos com o App Inventor é bastante intuitiva e não exige conhecimento prévio em programação. Além disso, os aplicativos criados podem ser utilizados em quaisquer dispositivos equipados com o sistema operacional Android. O site oficial do App Inventor (MIT, 2012) dispõe de uma ampla variedade de materiais de estudo e referência, que abrangem desde a instalação e criação do primeiro aplicativo até tutoriais e respectivos 'códigos' criados por professores e estudantes de várias instituições, além de diversos relatos de experiência de uso da plataforma nos mais variados contextos. Atualmente, o App Inventor também dispõe do MIT App Inventor Community Galery, um repositório de aplicativos desenvolvidos por usuários de todo o mundo, onde é possível interagir com outros desenvolvedores, realizar downloads dos blocos de código e dos aplicativos criados. Há ainda uma competição anual que premia os autores dos melhores aplicativos desenvolvidos a partir da plataforma.
Resultado e discussão
Como citado anteriormente, a metodologia aplicada neste projeto permitiu
identificar os pontos fortes e fracos, bem como as principais vantagens e
desvantagens dos principais apps disponíveis na internet. A partir dessas
informações, elaborou-se o projeto básico do LAVOiSiER – Química Inorgânica.
Para a construção do app, optou-se por adotar um layout que contemplasse
cores e caracteres similares aos utilizadas no logo do FABIN – Fábrica de
Ideias Inovadoras, programa educacional que patrocinou o Projeto LAVOiSiER.
O logo do LAVOiSiER foi construído utilizando-se o programa gratuito de
edição de imagens GIMP. Na interface principal do aplicativo foram inseridos
os ícones Teoria, Prática, Jogos e Informações associados a símbolos que
remetem facilmente ao conteúdo abordado.
Os símbolos dos ícones Teoria, Prática, Jogos e Informações também foram
construídos utilizando-se o programa gratuito de edição de imagens GIMP.
Na Tela 2, foram inseridos os ícones relacionados às diferentes metodologias
em que os conteúdos (Teoria) são apresentados ao usuário: E-book, Videoaula
e Mapa Mental.
Na construção das Telas 3 e 4, os ícones relacionados à Teoria (Ácidos,
Bases, Óxidos e Sais) foram integrados a e-books armazenados em nuvem
(Google Drive). Essa metodologia torna o app mais leve e possibilita que o
conteúdo seja baixado (armazenado) diretamente no dispositivo móvel do
usuário, permitindo seu acesso off-line, ou seja, mesmo que não haja
internet disponível.
Na Tela 5, as videoaulas sobre Ácidos, Bases, Óxidos e Sais foram integradas
ao YouTube também com o objetivo de tornar a aplicação mais leve. Para a
elaboração das videoaulas foi utilizada a plataforma Powerpoint 2013 (modo
apresentação de slides - formato ppsx). A intro (vinheta) que inicia todas
as videoaulas foi baixada gratuitamente do site Top Free Intro e adaptada
pela pesquisadora.
A Tela 6, um desdobramento do ícone “Prática” da interface principal,
apresenta ícones que remetem a exercícios resolvidos e de fixação que têm
por objetivo proporcionar ao usuário a aplicação e a fixação dos conteúdos
estudados, direcionando e auxiliando o aluno em seus estudos.
Ao clicar nesses ícones, o usuário é direcionado para as telas 7 e 8,
respectivamente, nas quais poderá selecionar em quais temáticas da Química
Inorgânica deseja exercitar seus conhecimentos (Ácidos, Bases, Óxidos e
Sais).
O ícone ‘Jogos’ da interface principal direciona o usuário para a Tela 9,
que apresenta duas opções de desafios lúdicos voltados ao estudo da Química
Inorgânica: o Racha Cuca e o Quiz ENEM. Ao selecionar o jogo, o usuário é
conduzido para a página da Play Store onde está armazenado o app, que deverá
ser baixado e instalado no dispositivo móvel.
O jogo Racha Cuca é um quiz de perguntas simples no qual o estudante tem 30
segundos para escolher a resposta correta dentre quatro alternativas
disponíveis. O principal objetivo deste jogo é fixar conhecimentos acerca de
noções básicas e fundamentos da Química Inorgânica.
O jogo Quiz ENEM não é cronometrado e traz questões de Química Inorgânica
mais elaboradas que as apresentadas no Racha Cuca, retiradas de provas do
Exame Nacional do Ensino Médio de anos anteriores. O objetivo deste jogo é
proporcionar ao usuário um parâmetro confiável do nível de aprendizagem
obtido na preparação para a realização do ENEM.
Por fim, o ícone ‘Informações’ da interface principal do LAVOiSiER encaminha
o usuário para a Tela 10, que apresenta os dados gerais sobre o aplicativo.
Interface principal do aplicativo LAVOiSiER – Química Inorgânica.
Interfaces dos jogos Racha Cuca e Quiz ENEM.
Conclusões
O presente estudo teve por objetivo apresentar as etapas percorridas para a construção do LAVOiSiER - Química Inorgânica, uma aplicação móvel desenvolvida a partir da plataforma App Inventor gratuitamente. Em função dos resultados obtidos nos primeiros testes realizados, depreende- se que o aplicativo LAVOiSiER terá grande aplicabilidade na educação em Química. Seus potenciais usuários serão alunos e professores do ensino médio e fundamental de escolas públicas de todo o Brasil, podendo ser baixado e utilizado gratuitamente por qualquer estudante que deseje aprender e conhecer melhor este maravilhoso ramo da Ciência de maneira simples, gratuita e universal. Ademais, a pesquisadora acredita que a metodologia aplicada neste projeto pode ser utilizada não somente para a construção de apps voltados ao ensino da Química, mas também em outros ramos da Ciência. Com a disponibilização do LAVOiSiER, espera-se contribuir efetivamente para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Química Inorgânica, estimulando a incorporação de recursos tecnológicos nas atividades de sala de aula e compartilhando meios de diversificação das estratégias docentes para promoção da aprendizagem em Química. O LAVOiSiER estimulará a curiosidade, a iniciativa e a participação dos alunos; motivará a abordagem de novos conceitos, permitirá o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança, da cooperação e do trabalho em equipe, e ainda poderá avaliar o nível de aprendizagem dos alunos. Enfim, supõe-se que o aplicativo LAVOiSiER – Química Inorgânica oferecerá o estímulo e o ambiente propício para o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos da Geração Z e permitirá ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, mostrando aos estudantes uma nova maneira - lúdica, prazerosa e participativa - de se relacionar com a Química, o que ocasionará invariavelmente maior apropriação dos conhecimentos envolvidos.
Agradecimentos
Referências
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