Estagio supervisionado
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
Pahu Paraba, D. (UAB IFMT)
Resumo
O relatório de estágio de observação, coparticipação e de regência foram realizados na escola Estadual 1º e 2º Verena Leite de Brito na sala do 9 º ano A e C do ensino fundamental series finais que teve como carga horaria de 40 horas dividida em três etapas observação 5 horas coparticipação 5 horas e 25horas de regência. O Estágio Supervisionado é considerado como um momento relevante na formação acadêmica do aluno, uma vez que este pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação sabemos que o ensino aprendizagem vai muito além das salas de aula, emergem todo convívio com o mundo, a relações sociais, onde desencadeiam vários processos de formação do individuo. O presente trabalho teve como objetivo refletir acerca da importância do Estagio Supervisionado.
Palavras chaves
observaçao; coparticipaçao; regencia
Introdução
O presente trabalho trata do Estágio Supervisionado II do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Aberta do Brasil pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - UAB/IFMT, possibilitando a compreensão dos procedimentos de observação, coparticipação e regência durante o estágio, mostrando seus objetivos, estrutura e regulamentação. Informa também acerca do funcionamento, atribuições e deveres, sistema de avaliação e outras disposições necessárias aos propósitos do referido estágio. O trabalho foi desenvolvido na sala de 9º ano A e C na Escola Estadual de 1° e 2º grau Verena Leite de Brito. Teve início no dia 20 de fevereiro de 2019 e terminou no dia 22 de Maio, com carga horária semanal de 4 horas-aulas. Este relatório compõe a descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de observação, coparticipação e regência em sala de aula. O estágio, supervisionado é um dos momentos de integração entre o aluno, e a escola, momento em que o licenciado percebe ser sujeito ativo no processo educacional e social, proporcionando uma inserção no futuro campo de atuação profissional. Afinal, tanto a teoria quanto a prática devem permear todo o processo de formação acadêmico-profissional, possibilitando ao licenciado colocar-se diante das questões do dia a dia da prática docente e incentivando a pesquisa e a qualificação continuada, em busca de soluções para os problemas detectados. Ao iniciar uma licenciatura, muitas vezes nos deparamos com a insegurança e o receio de não conseguirmos desenvolver um bom trabalho em sala de aula. Alguns temem não conseguir dominar a classe, outros se preocupam em não saber todo o conteúdo que julgam necessários, uns questionam-se quanto ao método que adotarão. Passerini (2007, p. 18)
Material e métodos
LOCAL DA EXECUÇÃO DO ESTAGIO Escola Verena Leite de Brito “Quilombola”Vila Bela da Santissima trindade Porte Grande(1458)alunos Rua: Municipal Nº738 / Centro
Resultado e discussão
Durante o estágio foram discutidas três etapas importantes: a observação, a
coparticipação e a regência. Os resultados obtidos foram de grande
relevância para nós acadêmica no processo da pratica em sala de aula
enquanto estagiaria. A observação foi realizada na sala do 9º ano A do
ensino fundamental series finais, com a participação de 23 alunos, com a
presença da professora Regente Karla Simone Faria de Brito. Formada em
Ciências Biológicas. Durante o processo da observação pude acompanhar a
sistemática do cotidiano da escola, conhecer a proposta pedagógica da
professora Regente, analisar criticamente o desenvolvimento das atividades
realizadas em sala de aula, ressaltando o planejamento e o plano de aula. Na
sala de aula haviam vários alunos diferentes, alguns tímidos, extrovertido,
lideres contestadores, estudiosos, ansiosos e aqueles que ficam distante.
No dia 06 de março de 2019 iniciei meu estágio de coparticipação, na sala de
aula com 23 alunos matriculados e estavam presentes 21 alunos neste dia. A
minha participação foi de auxiliar a professora nas tarefas proposta como
orientar e supervisionar grupos de alunos durante a realização de trabalhos
práticos, pesquisa, colaborando também no planejamento das aulas, elaboração
dos exercícios ou instrumentos de avaliação, correção de provas entre
outros.
Durante a etapa da regência realizei atividades concernentes ao estudo de
Ciências, nas turmas de 9º ano A e 9º ano C. A partir do dia 03/04/19 a
22/05/19. A prática da Regência foi realizada da seguinte forma: as aulas 9º
ano A, iniciam às 09: 10hs e termina às 11: 00hs, toda quarta-feira, na qual
a professora supervisora deu-me total liberdade para aplicar o assunto de
acordo com o seu plano de aula. No dia 03/04/19 foi meu primeiro e segundo
dia de Regência sala do 9°ano C, entrei na sala juntamente com a professora
Regente Karla Simone Faria de Brito, onde ela disse que a partir daquele
momento eu que iria conduzir as duas aulas daquela turma, e que ela iria me
observar, e me disse agora é com você. Então iniciei a aula me apresentando
como estagiaria Regente e a partir daquele momento eu Diana Pahu Paraba
seria a professora.
O tema da aula foi sobre:
Átomo: Estrutura e Identificação
Fiz o desenho do átomo e também á explicação sobre que os átomos são
partículas menores que os prótons nêutrons e os elétrons. Que os átomos são
partículas pequenas que constituem toda matéria do universo. Ao longo do
tempo a ideia de como seria a estrutura atômica foi mudada de acordo com as
novas descobertas feitas pelos cientistas. Entre os modelos atômicos mais
usados atualmente para o entendimento da estrutura do átomo e suas
propriedades é o modelo de Rutherford-Bohr. Segundo esse modelo a estrutura
do átomo é constituída de duas partes principais:
O Núcleo e a Eletrosfera. O núcleo é constituído como parte central do
átomo é muito denso, além de ser formado pelas partículas de maior massa,
que os prótons e os nêutrons.
E que prótons são partículas de carga elétrica positiva e que sua massa
relativa é igual a
1. O fato de que os prótons formam o núcleo e dão a ele uma carga total
positiva foi descoberto por Eugem Goldstein. O átomo de Rutherford, que o
levou à descoberta da localização do próton: no núcleo. Nêutrons: são
partículas de massa igual à dos prótons (1), mas como o próprio nome indica,
eles são neutros, ou seja, não possuem carga elétrica.
Os nêutrons foram descobertos, em 1932, por James Chadwick (1891-1974), que
percebeu que o núcleo do berílio radioativo emitia partículas neutras com a
massa praticamente
Igual à massa dos prótons (na verdade, é um pouquinho maior).
23 O núcleo atômico concentra praticamente toda a massa do átomo, sendo uma
parte muito pequena mesmo: tanto o próton como o nêutron são cerca de 100
mil vezes menores do que o próprio átomo inteiro! A título de comparação,
imagine que aumentássemos o
Núcleo do átomo do elemento hidrogênio (que possui somente um próton) até o
tamanho
De uma bola de tênis, o elétron mais próximo ficaria a uns três quilômetros
de distância!
Mesmo se um átomo fosse aumentado até ficar da altura de um prédio de 14
andares, seu núcleo seria do tamanho de um mero grão de sal no sétimo andar.
É realmente algo espantoso, não acha?! No dia 10/04/19 foi meu terceiro e
quarto dia de Regência, me conduzi a sala juntamente com a professora Karla
Simone de Brito onde foi dada a continuidade da aula.
* Eletrosfera: É uma região onde os elétrons ficam girando ao redor do
núcleo. Apesar
de ser uma região de volume muito maior que o do núcleo, ela é praticamente
vazia, pois
cada elétron é 1836 vezes menor que 1 próton (ou que 1 nêutron). É por isso
que a massa do átomo concentra-se praticamente toda no núcleo. Os elétrons
são partículas de carga elétrica negativa (-1). Os elétrons foram
descobertos, em 1897, por Joseph John Thomson (1856-1940), o criador do
modelo atômico de Thomson. O experimento de Thomson pode ser visto em
detalhes no texto O experimento de Thomson com descargas elétricas,
Conclusões
A realização do estágio supervisionado amostra foi bem aceita pelos alunos e alcançou os objetivos desejados que foi a socialização dos conhecimentos químicos adquiridos através da experimentação e explicação pelos alunos os conteúdos propostos por cada prática experimental, firmando a importância da experimentação investigativa no processo de aprendizagem. Partindo desse pressuposto, notou-se através da aplicação dos questionários que essa metodologia foi eficaz no processo de ensino-aprendizagem química.
Agradecimentos
Agradeço a diretora Sonia Correa Morais,e coordenadores da escola Verena Leite de Brito e também aos alunos pela dedicação e empenho por proporcionar essa experiência como futura professora.
Referências
SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Modelos atômicos"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/modelos-atomicos.htm
Souza, Líria Alves de. “Evolução do modelo atômico”; Brasil. Escola.
Dias, Diego Lopes. “O que é átomos