O USO DE SEMINÁRIOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS MODELOS ATÔMICOS

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Gonçalves, L.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Assunção, J.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Lobato, S.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Leal, R.R.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Brito, L.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Ferreira, R.M. (SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ/SEDUC-PA) ; Carneiro, J.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com duas turmas do 1° ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Abaetetuba-PA. A proposta teve como objetivo principal utilizar seminários, como recurso metodológico, afim de integrar a oralidade ao repasse de conteúdos em sala de aula e promover o ensino de maneira significativa. Para a apresentação do seminário as turmas foram divididas em grupos, de no máximo cinco alunos, e através de um sorteio definiu-se qual modelo atômico cada grupo iria apresentar. Os critérios avaliativos foram Gestão de tempo de apresentação, oralidade, criatividade e domínio do conteúdo. O desenvolvimento do trabalho apontou que o uso do seminário proporcionou a ampliação da competência oral dos alunos e a compreensão do assunto “Modelos Atômicos”.

Palavras chaves

ENSINO DE QUÍMICA; SEMINÁRIO; MODELOS ATÔMICOS

Introdução

A escola possui um papel fundamental na formação dos educandos, sendo assim tem o dever não somente de ensinar os conteúdos propostos, mas, também de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências, que proporcione aos alunos capacidade de demonstrar o conhecimento adquirido na formação. Para Kraisig et al (2017) destaca-se a importância central do aluno como sujeito de sua aprendizagem, visto que o mesmo tem um papel participativo durante as aulas e não, simplesmente, de ouvinte, buscando ao longo das atividades construir o seu próprio conhecimento. No entanto, o que mais se vê, principalmente, nas escolas brasileiras é a enfatização somente da escrita e pouca exploração da oralidade, visto que, esta última é de suma importância não somente no âmbito escolar, mas, também, no aspecto social. Propor situações didáticas que façam sentido de fato na vida do estudante é o mais cabível para treinar os diversos níveis de fala, desde a mais formal, até a popular, étnica e regional (RIBEIRO et al 2015). Cabe ao professor que, no repasse de conhecimentos tente desenvolver cada vez mais as habilidades em seus alunos, o que requer, em muitos casos, um trabalho amplo e contextualizado (NUNES e ADORNI, 2010). Deste modo, o objetivo principal deste trabalho foi utilizar um seminário como recurso metodológico, afim de integrar a oralidade ao repasse de conteúdos em sala de aula e promover o ensino de maneira significativa.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual da Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio Bernardino Pereira de Barros, localizada no município de Abaetetuba–PA, durante o projeto da Residência Pedagógica, intitulado: “Intervenções Pedagógicas para o Melhoramento do Ensino Ciências e Química nas Escolas Públicas do Estado do Pará”. O processo metodológico deste deu-se mediante a proposta de apresentação de um seminário sobre os “Modelos Atômicos” pelos alunos do 1° ano do ensino médio da referida escola. Sendo assim, as turmas foram divididas, em grupos, de no máximo 5 alunos, aonde cada grupo apresentou um modelo atômico ressaltando sua história, experimento utilizado para a identificação deste e apresentação de uma maquete representando o modelo atômico. Em seguida foi realizado um sorteio para decidir qual modelo cada grupo iria apresentar e o método de exposição, entre os membros do grupo, visto que, foram sugeridas apresentações em power point ou em cartaz. Desse modo, os grupos optaram por usar o método mais adequado, de acordo as suas necessidades. Utilizou-se um total 8 aulas, de 45 minutos cada, para a execução referido seminário, sendo 4 aulas em cada turma. As duas primeiras aulas foram destinadas as orientações dos procedimentos de execução das dinâmicas, e distribuição dos grupos e critérios avaliativos. As outras 6 aulas (3 em cada turma), destinaram-se as apresentações onde para cada grupo foi destinado um tempo mínimo de 20 minutos para a apresentação dos trabalhos. Os critérios avaliativos para apresentação foram: Gestão de tempo, domínio do conteúdo, oralidade e criatividade. Após esse momento, os educandos tiveram um prazo de uma semana a preparação, organização e apresentação do seminário.

Resultado e discussão

Em análise os alunos conseguiram alcançar os critérios de avaliação dos seminários. Como primeiro critério foi avaliado a gestão do tempo, aonde, foi percebido que os alunos das duas turmas conseguiram desenvolver a apresentação, dentro do tempo estimado de 20 minutos. O segundo critério avaliado foi o domínio do conteúdo, no qual os alunos deveriam demonstrar os conhecimentos necessários à respeito do modelo atômico que estavam apresentando. Neste critério, foi percebido, variações no desempenho dos grupos, no entanto as informações passadas por eles demonstraram que eles aprenderam o assunto. Ainda, neste momento foi designada uma pergunta a um determinado membro da equipe, caso o mesmo não soubesse a resposta, outro membro da equipe poderia ajudar. Como resultado deste item, notou-se que todos os questionamentos feitos para as equipes foram respondidos com êxito. A oralidade foi o terceiro critério avaliado, sendo que, para os alunos esta prática tornou-se a mais difícil, aonde, segundo relatos dos mesmos, nunca teriam apresentado um seminário. Neste critério, apesar das dificuldades, notou-se que os alunos demonstraram interesse e assim, obtiveram um desempenho satisfatório na exposição oral dos trabalhos. Nesta etapa foi observado que as atividades usadas no eixo da oralidade, possibilitaram de forma significativa o desenvolvimento da linguagem oral dos alunos, permitindo a reflexão dos mesmos acerca da importância da oralidade para a sua vivência em sociedade. (FONTEQUE E STORTO, 2016). A criatividade foi o último critério de avaliação dos trabalhos. Onde foi observado que os alunos mostraram-se bastante criativos, tanto na apresentação dos seminários, quanto na confecção das maquetes, que por sinal, chamaram bastante atenção da comunidade escolar em geral.

Conclusões

Os resultados mostraram que é adequado e produtivo trabalhar com a metodologia no ensino de Química, tanto pelo aspecto do conhecimento adquirido, quanto do desenvolvimento da oralidade e criatividade desenvolvida, por parte dos alunos. Houve uma maior interação dos alunos e os executores da pesquisa, na qualidade de professores nesse momento, o que tornou o processo de aprendizagem eficaz, pois, nessa metodologia os papéis se igualam, tornando todos os agentes responsáveis pela busca do conhecimento, os objetivos propostos de promover o ensino de maneira significativa foi atingido com êxito.

Agradecimentos

A Universidade do Estado do Pará Campus XVI- Barcarena-Pa, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Referências

FONTEQUE, V.S.; STORTO, L.J. Análise do gênero textual seminário presente em livro didático de português. Rev. Ensino Educ. Ciênc. Hum., v.17, n.esp. p.420-425, 2016.
KRAISIG, A.R.; KLEIN, S.G.; VIEIRA,V.V; ROSA,V.M; GARCIA, I.K. Proposta didática para o ensino de modelos atômicos no Ensino Médio. 37 EDEQ( Encontro de Debates sobre o Ensino de Química).Rio Grande do Sul, 2017.
NUNES, A. S. ; ADORNI, D.S . O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar - Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. - Educação e conhecimento científico, 2010.
RIBEIRO, L.V; CUNHA, E.V; CAVALCANTE, E.A; BENEVIDES, J.A.J; A Importância do Uso do Seminário como critério Avaliativo e de Relevância para o Processo de Aprendizagem. VI CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO: VEREDAS E EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS, Fortaleza-Ceára, 2015.

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