Contribuições na formação docente: um relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Antonio, L. (INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE) ; Lopes, L. (INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE) ; Ribeiro, M. (INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE) ; Auatt, C. (INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo

O estágio supervisionado refere-se ao processo de solidificação da formação docente, onde a teoria une-se a prática. Assim, o trabalho visa relatar as experiências vivenciadas por licenciandos em Ciências da Natureza: Ciências e Química e Ciências Biologia no Colégio Estadual Julião Nogueira, localizado no município de Campos dos Goytacazes – RJ. Dentre as atividades desenvolvidas no campo de estágio destacam-se a observação da Escola-Campo e dos ambientes de aprendizagem, análise do planejamento do professor e exercício da docência. O exercício da docência contou com a utilização recursos didáticos como experimentação e jogos. As oportunidades vivenciadas no campo de estágio contribuíram no processo de formação docente, explicitando desta forma, a relevância do estágio supervisionado.

Palavras chaves

Relato de experiência; Estágio supervisionado ; Formação docente

Introdução

O estágio escolar supervisionado, de acordo com o artigo 1º da Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, é um ato educativo que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos. Além disso, o estágio docente é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/96). Necessário à formação profissional, o estágio docente refere-se a um processo didático-pedagógico, no qual a teoria se une à prática. A proposta consiste, dessa forma, em oportunizar o aluno licenciando a vivenciar a realidade do ambiente escolar que será seu futuro ambiente de trabalho, adquirindo experiências e podendo pôr em prática todo o embasamento teórico angariado ao longo das disciplinas pedagógicas da graduação, desenvolvendo suas habilidades e competências. Portanto, entende-se que o estágio supervisionado permite enquanto campo do conhecimento, que o licenciando em sua formação vivencie a interação do que se aprende em sala de aula com o campo social no qual se desenvolve a prática educativa, permitindo que o discente observe e aplique os conhecimentos adquiridos em sala de aula (PIMENTA, 2005). Neste contexto, torna-se indispensável a realização do estágio supervisionado por licenciandos em Ciências da Natureza. Segundo Delizoicov (2017), o ensino de Ciências perpassa por dificuldades como ensino tradicional e aprendizagem por memorização, sendo necessário, portanto, que os licenciandos no campo de estágio reflitam diferentes proposições metodológicas para o ensino de Ciências da Natureza. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho remete em relatar as experiências vivenciadas por licenciandos em Ciências da Natureza: Ciências e Biologia e Ciências e Química no Colégio Estadual Julião Nogueira, localizado no município de Campos dos Goytacazes – RJ.

Material e métodos

O estágio supervisionado foi realizado no Colégio Estadual Julião Nogueira, como parte integrante da disciplina de Diálogos com a Escola Campo I, ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro, no 2 º semestre letivo de 2018, constituindo parte integrante das atividades do componente curricular. O estágio foi desenvolvido no segundo segmento do ensino fundamental, contando com a utilização de diferentes recursos didáticos. A execução do estágio supervisionado se deu pelas seguintes etapas: observação da Escola-Campo e dos ambientes de aprendizagem, análise do planejamento do professor titular e exercício da docência. No exercício da docência, foi utilizado recursos didáticos como experimentos de baixo custo e jogos didáticos visando contextualizar os conteúdos e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Os experimentos foram propostos para dinamizar as aulas e contextualizar conceitos de Ciências. Os jogos foram propostos com objetivo de proporcionar aos alunos uma participação ativa no processo de aprendizagem. Dentre eles, destacam-se: um tabuleiro humano, jogo mito ou verdade, palavras cruzadas e caça-palavras. Os conteúdos abordados foram: atração, repulsão, propriedades da matéria, conceito ácido-base e reações químicas.

Resultado e discussão

Verificou-se, com a observação da escola-campo, que a escola não apresenta área arborizada ao ar livre e apresenta inúmeras grades. Neste contexto, contrapondo a realidade vivenciada, Escolano e Frago (1998) refletem que a escola deve ser um ambiente organizado que estimule o aluno a desenvolver habilidades. Foi realizada uma análise do planejamento docente, constatando que o planejamento é elaborado semanalmente levando em consideração o perfil da turma e os conteúdos. Dessa forma, entende-se a relevância do planejamento. Cabe ao professor se reinventar a cada dia e buscar novas metodologias para despertar o interesse do estudante. Segundo Vasconcellos (2008) o planejamento é de suma importância por tratar-se da formação de seres humanos. Com a observação dos ambientes de aprendizagem verificou-se menções do tradicionalismo nas aulas e um processo voltado a memorização de fatos para avaliação, conforme foi discutido por Delizoicov (2017). Desse modo, houve uma comparação entre a teoria exposta aos licenciandos com a realidade do ambiente escolar, explicitando, portanto, a importância da realização do estágio docente supervisionado. Neste ensejo, visando dinamizar as aulas de Ciências foram propostos experimentos com materiais de baixo custo no exercício da docência, conforme a figura 1, além de jogos didáticos, conforme a figura 2. Desse modo, com a observação da participação dos alunos no exercício da docência verificou-se o interesse dos mesmos nas atividades, contribuindo no processo de aprendizagem. Com o exercício da docência pôde-se perceber dificuldades encontradas no cotidiano escolar, entretanto é preciso ter diferentes olhares a partir de uma mesma situação, um olhar que vai além das dificuldades, que busca lutar por uma educação melhor e de qualidade.

Figura 1. Utilização de experimentos de baixo custo



Figura 2: Jogos didáticos utilizados nas aulas ministradas pelas licen



Conclusões

A realização do estágio supervisionado reforça a certeza de galgar os degraus certos na escalada do processo de formação docente. Neste sentido, entende-se que o papel do professor é se reinventar, isto é, abrir mão das técnicas arcaicas, e se desafiar por meio de métodos diferenciados, que despertem o interessem dos estudantes. Com as experiências vividas, reconhecendo a importância e grandiosidade da profissão docente, o estágio supervisionado destaca-se como uma oportunidade de refletir o contexto que permeia o contexto envolto da prática docente.

Agradecimentos

Agradecemos a professora Camille Auatt, pela disponibilidade e orientação com o projeto. Agradecemos também ao Programa de Educação Tutorial (PET)/ MEC/ SISU.

Referências

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.

FRAGO, A. V. e ESCOLANO, A.: Currículo, Espaço e Subjetividade: A Arquitetura como programa. Rio de Janeiro, Editora DP & A. 1998.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento – Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 18. ed. São Paulo, Libertad Editora, 2008.

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