UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COMO UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DE ENSINO EM UMA TURMA DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Cunha, R.R. (UFPI) ; Rocha, S.M. (UFPI) ; Sousa, A.B. (UFPI) ; Brito, J.F. (UFPI) ; Catapreta, J.C.A. (UFPI)

Resumo

A utilização de experimentos no ensino de Química, têm se mostrado como uma ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem, despertando nos alunos o interesse pela busca do conhecimento sobre a Química e seus fenômenos. Este trabalho consiste na utilização de experimentos como um procedimento metodológico em uma turma de 2º ano do Ensino Médio. Diante da utilização da experimentação em sala de aula, foi possível observar um melhor rendimento escolar dos alunos, além disso, esse procedimento metodológico despertou o interesse e a motivação do educando pela Química e sua relação com o cotidiano.

Palavras chaves

Experimentação; Ensino-aprendizagem; Procedimento metodológico

Introdução

A realização de atividades experimentais no ensino de Química é muito importante na busca dos resultados do processo, visto que permite a aplicação do conhecimento, adquirido em sala de aula, e a familiarização do aluno com a atividade laboratorial (LIBÂNEO, 1994). Os experimentos químicos permitem que os alunos relacionem a teoria construída em sala de aula com fenômenos obtidos na prática. “A experimentação pode ser uma estratégia eficiente para criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação.” (GUIMARÃES et al., 2009). Ela permite o desenvolvimento do poder de observação e pensamento crítico dos alunos, além de estimular a pesquisa científica que é uma das formas de ampliação e consolidação de conhecimento. A atividade experimental tem papel significativo no processo de ensino-aprendizagem, visto que é responsável pelo caráter motivador, enquanto a discussão dos resultados favorece a realização das pesquisas, que contribuem para formação de conceitos, consolidação e ampliação do conhecimento (LÔBO, 2012). A atividade prática é encarada como um desafio aos alunos que pode gerar discussões que possibilitam a exposição de ideias com o uso da linguagem formal e técnica. Dessa forma, ela permite o desenvolvimento das capacidades de observação, produção e aplicação do conhecimento, e análise de situações. Desse modo o objetivo desse trabalho consiste na utilização de experimentos como um procedimento metodológico de ensino em uma turma de 2° Ano de Ensino Médio com o intuito de avaliar a influência dessa abordagem no processo de ensino-aprendizagem.

Material e métodos

O presente estudo foi desenvolvido na disciplina de Química do 2º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Rêbelo, localizada na cidade de Teresina-PI. Inicialmente, o conteúdo referente a 3ª avaliação, sendo ele o tema Termoquímica, foi abordado utilizando-se a aula expositiva dialogada, na avaliação seguinte (4ª avaliação) do tema Cinética Química, utilizou-se além da aula expositiva dialogada, a experimentação, sendo os experimentos realizados pelos próprios alunos com a devida orientação do professor.

Resultado e discussão

A partir da Figura 1 é possível observar que associar a aula expositiva dialogada com a experimentação na abordagem de conteúdo em sala de aula promove uma significativa melhoria no desenvolvimento dos alunos. Na 3ª Avaliação 17% dos alunos da turma apresentaram um rendimento insatisfatório, enquanto apenas 20% obtiveram notas entre 6 e 10 pontos. Esse baixo rendimento pode ser explicado pelo fato de que a metodologia utilizada apresenta de certo modo a passividade dos alunos, onde os mesmos só estarão tomando conhecimento de determinado assunto sem aprofunda-lo ou aplica-lo ao seu cotidiano, pois muitas vezes a aula mesmo sendo expositiva dialogada, se resume apenas a exposição de conteúdos pelo professor, fazendo com que o educando não esteja agindo diretamente como um gestor de sua aprendizagem. Na 4ª avaliação é possível observar que a utilização da experimentação apresentou uma significativa melhora nas notas dos alunos, isso pode estar associado a um maior domínio do conteúdo abordado, uma vez essas aulas associam melhor teoria e prática, além de despertar o interesse do aluno pelo conhecimento. Por meio da utilização de metodologias que sejam apropriadas ao objetivo educacional proposto, as aulas tornam-se um meio transformador para que o estudante possa vivenciar novas experiências em sala de aula.

Figura 1 - Rendimento escolar da turma de 2º Ano do Ensino Médio

A figura mostra o rendimento escolar utilizando aula expositiva dialogada e experimentação

Conclusões

A utilização da experimentação em sala de aula é uma atividade que promove uma maior dinamicidade no processo de ensino-aprendizagem, pois os alunos conseguem perceber a importância da Química dentro do seu cotidiano. Além disso, é possível inferir que as atividades experimentais levam os educandos a apresentarem melhores rendimentos escolares, além de um desenvolvimento de forma integral do conhecimento dentro de sala de aula.

Agradecimentos

A Escola Professora Maria de Lourdes Rêbelo e a Universidade Federal do Piauí

Referências

GUIMARÃES, O. et al. Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, p. 142-152, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 255 p.

LÔBO, S. F. O trabalho experimental no ensino de química. Quimica Nova, v. 35, n. 2, p. 430–434, 2012.

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