IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS: IMPORTÂNCIA DO MATERIAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
Carvalho Nogueira, F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Barroso Garcia, R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; de Oliveira Pantoja, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Ribeiro dos Santos, K. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; de Castro Carvalho, J.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
A educação ambiental articulada ao ensino de química é de suma importância como caracteriza os discentes, por isso é necessário utilizar metodologias que facilitem a aprendizagem. Com isso, este trabalho teve como objetivo aplicar um procedimento sistemático englobando conhecimentos químicos para a identificação dos polímeros, tendo em vista a formação de criticidade, bem como a contextualização e interação humana com o meio ambiente e educação ambiental. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química da Universidade do Estado do Pará com alunos do curso de licenciatura em química. Logo, a coleta de dados deu-se após a aplicação prática da identificação dos polímeros através de um questionário. Portanto, observou- se que tais práticas contribuem na socialização e ensino dos discentes.
Palavras chaves
Ensino de Química; Educação Ambiental; Polímeros
Introdução
Os polímeros são macromoléculas caracterizadas por seu tamanho e sua estrutura química. Possuem unidades químicas que se repetem ao longo da cadeia. Eles podem ser naturais como a seda e a celulose, ou sintéticos, como PP, PET, PVC e outros (MANO; MENDES, 1999). O surgimento do plástico propiciou diversas aplicações na sociedade, revolucionando o modo de produção industrial, oportunizando a invenção de diversos materiais utilizados atualmente (SANTOS; MÓL, 2010). De acordo com o Dicionário de Polímeros (Andrade et al., 2001), plástico é o “termo geral dado a materiais macromoleculares que podem ser moldados por ação de calor e/ou pressão”. Diante disso, observa-se a gama de materiais que pode ser produzido com esse tipo de polímero. Ademais, é importante a separação dos diferentes polímeros sintéticos na reciclagem pois, eximi que ocorra discordância entre os tipos de polímeros existentes, que serão reutilizados. Doutro modo, o produto final desse material reciclado será de baixa qualidade (MORTIMER; MACHADO, 2010). De maneira análoga, a educação ambiental é de grande importância para mudança do crescente quadro de degradação ambiental e de uso desregrado de recursos naturais. Segundo Santos e Schnetzler (2003), o ensino de química contribui de forma crítica e tem um papel importante nas transformações e compreensões do meio ambiente. A finalidade do trabalho é de propor o conhecimento específico sobre a Química Orgânica e o estudo de polímeros, utilizando-se procedimentos sistemáticos para a identificação de alguns polímeros e a interação humana com a Educação Ambiental.
Material e métodos
O trabalho foi aplicado no Laboratório de Química da Universidade do Estado do Pará com graduandos de Licenciatura em Química da Universidade. A metodologia utilizada para a aplicação do trabalho foi dividida em momentos específicos. No primeiro momento, a turma foi dividida em 5 grupos de 6 alunos. Foram apresentados conceitos relacionados ao conhecimento dos diferentes plásticos, tais como PET, PP, PVC, PEAD e PS. Foi apresentada a estrutura, os tipos e especificidades de cada material, bem como a aplicação de cada um no cotidiano. No segundo momento, foram apresentados exemplos de cada tipo de plástico, suas características e um método de identificação laboratorial por densidade (EHRIG; CURRY, 1992), já que um dos métodos utilizados por empresas para a reciclagem de polímeros ocorre desta forma (VILHENA, 1999). Em laboratório, cada grupo foi responsável por identificar os 5 diferentes tipos de polímeros distribuídos anteriormente. Foi disponibilizado aos graduandos uma tabela de identificação por características de densidade de cada material, tendo em vista a definição dos tipos de plásticos distribuídos para cada grupo, condizente com o objetivo do trabalho aplicado. No terceiro momento, foi disponibilizado um questionário para avaliar a importância da identificação de diferentes plásticos incluídos no cotidiano humano, bem como sua influência no meio, a importância da reciclagem e reaproveitamento, além de aprimorar o conhecimento destes materiais, visando a importância da educação ambiental na formação de professores.
Resultado e discussão
Na análise dos questionários, perguntou-se sobre a importância da Educação
Ambiental (EA) envolvendo a temática de polímeros e sustentabilidade. Do
total de participantes, 30 afirmaram que é de fundamental importância ter
consciência sobre o assunto descrito acima, a fim de minimizar o descarte
inapropriado de plásticos. Conforme Dias (2002), a EA impulsiona o exercício
pleno da cidadania, além de retomar valores que tornam a sociedade mais
justa e sustentável. Dessa maneira, a EA pode ser vista como uma alternativa
que estimule mudanças das atitudes na relação da sociedade para com o meio
ambiente, promovendo um processo educativo interessado na formação da
criticidade do sujeito. Ademais, na segunda pergunta, foi questionado aos
discentes a respeito da importância do assunto sobre os Polímeros e o Ensino
de Química, a partir dos dados obtidos, 27 responderam que a prática
realizada é bastante relevante para o Ensino de polímeros e Química, pois
contextualiza e auxilia na compreensão do assunto abordado em sala de aula,
além disso faz com que os alunos se aproximem da sua vivência relacionada
com o ensino da química. Na visão do Santos e Schnetzler (2003), a discussão
dos Temas Sociais articulados ao Ensino de Química é uma possibilidade para
auxiliar na compreensão dos problemas em que a sociedade se encontra
inserida. Por outro lado, 3 entrevistados posicionaram-se de forma contrária
e apontaram ser irrelevante atividades que fujam do ensino mecanizado.
Conclusões
Com base nos dados obtidos, destacou-se a importância do uso de práticas experimentais para aperfeiçoar os conhecimentos de química dos educandos. Esses meios alternativos tornam-se substanciais para uma melhor percepção do conteúdo base dessa pesquisa, desenvolvendo uma aula mais participativa e satisfatória para alunos e professores. Por fim, nota-se que atividade alternativa proporciona uma melhorar relação entre professores e alunos, tal como estimula a busca por conhecimentos. Ademais, destaca-se a formação social do indivíduo, que é indispensável no âmbito educacional.
Agradecimentos
Referências
ANDRADE, C.T.; COUTINHO, F.M.B.; DIAS, M.L.; LUCAS, E.F.; OLIVEIRA, C.M.F. e TABAK, D. Dicionário de polímeros. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2001.
DIAS, G.F. Antropoceno: iniciação a temática ambiental. São Paulo: Gaia, 2002.
Mano, E. B.; Mendes, L. C; Introdução a polímeros, 2ª ed., Edgard Blücher Ltda: São Paulo, 1999.
SANTOS, W. L. P. dos; MÓL, G. de S. Química cidadã: química orgânica, eletroquímica, radioatividade, energia nuclear e a ética da vida - 1. Ed. V.3. São Paulo: Nova Geração, 2010.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química 3. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 2010.
SANTOS,, W.L.P. E SCHNETZLER, R.P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí-RS: Unijuí, 2003.¬¬¬