ABORDAGEM CTS NA PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: Uma pesquisa em ciências farmacêuticas como exemplo CTS nas ciências exatas e como pode ser levada para o ensino.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Villa Garcia, L.Y. (UFPA) ; Mosquera Narvaez, L.E. (UFPA) ; Peixoto de Brito, L. (UFPA) ; da Silva Valente, J.A. (UFPA)

Resumo

O trabalho tem como ideia fundamental o reconhecimento e apropriação de uma concepção de desenvolvimento curricular no qual a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é analisada. São explorados modelos derivados da literatura sobre letramento científico para caracterizar o ensino de questões sócio-científicas, concebendo que o professor é um pesquisador da própria prática na sala de aula. Tal concepção é especificamente dirigida para o estudo de uma pesquisa em ciências farmacêuticas como um exemplo de enfoque CTS nas ciências exatas e como o referido exemplo pode ser levado para o ensino relacionado a formação de professores em um curso de licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará em uma disciplina de prática docente.

Palavras chaves

Formação de professores; CTS; Educação em química

Introdução

A pesquisa sobre conhecimento prévio dos alunos antes da escolarização foi desenvolvida nos anos 70 com base, principalmente, nas perspectivas teóricas de AUSUBEL, 1990; PIAGET, 1972. Na década de 80, observou-se o crescimento de estudos sobre o desenvolvimento de alunos antes e depois do ensino de conceitos científicos, previstos em aproximações de mudanças conceituais. Essas investigações receberam contribuições significativas de disciplinas como neurociência, linguística, psicologia, entre outras, por meio de seus resultados empíricos em questões como: O que o ser humano aprende? Como o ser humano aprende? Quando se pode aprender? Essas questões deram origem a uma série de estratégias e abordagens para o processo ensino-aprendizagem e para avaliação, de acordo com as diferentes explicações e de acordo com a maneira de conceber e relacionar esses processos. Assim, o objetivo desse estudo é propor estratégias para melhorar o ensino das ciências através de questões sócio científicas, sendo consciente de que a ideia não é resolver a questão sócio-científica, mas sim lidar com uma controvérsia dentro da sala de aula para que os alunos construam o conhecimento escolar. As diferenças entre alunos e professores, as percepções do ambiente real são preferidas, juntamente com os ambientes pessoais também devem ser abordadas. Isto é evidenciado nos trabalhos de ABELL; LEDERMAN, 2007; TOBIN; FRASER, 1998; VOSNIADOU 2008. Para que as ações docentes sejam concebidas como uma atividade genuinamente profissional e incluído em um modelo de desenvolvimento curricular enquadrado na teoria crítica, os programas de formação de professores precisam estar calcados em três bases. Primeiro, os mecanismos devem ser desenvolvidos para que as atitudes, assim como a prática desses professores, sejam claramente balizado na teoria crítica e na pesquisa educativa; em segundo lugar, é necessário que a autonomia profissional para a tomada de decisões seja promovida em um contexto particular, e em terceiro lugar, é necessário expandir as responsabilidades profissionais do professor, ou seja, que o papel do professor não é estritamente circunscrito na sala de aula, mas seja entendido como um agente de transformação frente a sociedade (CARR; KEMMIS, 1988). Neste sentido, no programa de licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, no âmbito do curso: Prática Educativa com Abordagem CTS, um processo de pesquisa foi realizado com um grupo de professores em formação, com o objetivo principal de reconhecer a abordagem da CTS em Ciências Exatas por meio de uma pesquisa em ciências farmacêuticas (COMPLEXO NIMESULIDA-PRATA E ASSOCIAÇÃO POLIMÉRICA COM O QUITOSANA: SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO BIOLÓGICA) e como ele pode ser levado para o ensino através de diferentes modelos derivados da literatura em letramento científico, no qual o conhecimento do aluno, o conhecimento do professor e o conhecimento disciplinar das ciências naturais estão relacionados, para que eles possam melhorar o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos de forma bidirecional e significativa. Assim considerando três etapas a saber: A fundamentação teórica na qual é realizada uma exploração sobre a concepção do currículo como um aparato conceitual através da relação entre o mundo da produção e da reprodução; A análise de uma pesquisa em ciências farmacêuticas a partir da abordagem CTS em ciências exatas e os modelos de inclusão de questões sócio- científicas no ensino, enfatizando a natureza ativa e investigativa do professor; Desenho e desenvolvimento de trabalho de campo, onde a teoria refletida na primeira fase é colocada em prática, de modo a enriquecer a ação, autonomia e intervenção na sala de aula dos professores em formação, portanto, planejam uma aula por meio dos modelos observados e levantando uma questão sócio-científica; A comunicação de experiências, no qual o futuro professor organiza seu pensamento por escrito, formalizando cada experiência em documentos tipo artigo. Com todo esse processo de pesquisa, espera-se fazer contribuições para o desenvolvimento de trabalhos voltados a espaços de formação de professores no sentido de que, em suas atividades diárias, sejam responsáveis por promover a aprendizagem de seus futuros alunos e melhorar seu profissionalismo, agindo na direção de reformas educacionais atuais e respondendo às necessidades socioculturais que lhes são apresentadas no campo da educação nas ciências.

Material e métodos

Fundamentação Teórica: Primeira Fase Para o desenvolvimento desta fase, é tomado como uma referência LUNDGREN, 1992 que faz uma relação direta dos processos de produção das bases materiais de vida, produção simbólica e condições sociais e reprodução de bases materiais, simbólicas e de força de trabalho. Daí surge um problema de representação que é subsequentemente concebido como um problema circular. Neste sentido, e observando o currículo como o problema fundamental, neste trabalho assumimos a abordagem CTS como um aspecto fundamental para o ensino, aprendizagem e avaliação, portanto, é apresentado a partir da visão CTS de Aikenhead 1994 em SANTOS 2010 uma pesquisa na área das ciências farmacêuticas, começando sua explicação com a SOCIEDADE, a TECNOLOGIA E CIÊNCIA (INOVAÇÃO E / OU PESQUISA) com objetivo social e, finalmente, quando a TECNOLOGIA e CIÊNCIA RETORNAM À SOCIEDADE. Considerando esta pesquisa como um problema sócio-cientifico e caracterizando-a como controversa, são utilizados os cinco modelos propostos por ZEIDLER, 2005 são: Modelo de Déficit, Problemas escolares e sociais, Prática sócio-pragmática, dialógica / negociada e práxis coletiva. Toda essa etapa de fundamentação teórica, incluindo as diversas estratégias utilizada ou seu desenvolvimento, foi realizada para colocar em prática mecanismos para que tanto as atitudes, quanto a prática dos professores em formação inicial, tenham uma base firme de teoria e de pesquisa educativa. Design de trabalho de campo: segunda fase Nesta fase, os acordos teóricos que foram estabelecidos na primeira fase sobre os modelos de inclusão de questões sócio-científicas são colocados em prática, para que através de pesquisas, o futuro graduado planeje uma aula por meio de uma abordagem CTS, na seleção de um grau específico em que desejam trabalhar para iniciar o processo de necessidades conceituais. As atividades são realizadas em relação direta com um contexto educacional específico. A comunicação: Terceira Fase Esse processo de socialização e apresentação de resultados facilita o feedback das ideias para o aprimoramento das atividades propostas, e também foi um dos critérios considerados na avaliação processual e permanente realizada ao longo do seminário, desde a apresentação do andamento do trabalho, até a participação nos debates, oficinas e compromissos em cada uma das etapas anteriores, portanto, era necessário que cada um assumisse uma postura teórica e prática diante de dois argumentos; o primeiro, era a questão sócio-científica, que permite a relação entre o conhecimento do professor, o conhecimento do aluno e o conhecimento disciplinar no contexto do ensino- aprendizagem-avaliação das ciências naturais; e o segundo, o modelo de inclusão da questão sócio-científica. Experiências como essas facilitam a expansão da visão dos professores em formação, para que não sejam circunscritos na sala de aula, mas assumam suas atividades profissionais como agentes de mudança e transformação da sociedade.

Resultado e discussão

Novas possibilidades estão sendo abertas atualmente na pesquisa educativa, em particular, em face da abordagem CTS no ensino de ciências (a Figura 1 representa de forma esquemática a relação entre Ciência Tecnologia e Sociedade), o que implica um crescente interesse no estudo do planejamento, desenvolvimento e avaliação em sala de aula, já que o ato de ensinar requer o estabelecimento de um ambiente propício para atingir as metas estabelecidas, no qual há uma relação de mão dupla entre ensino e aprendizagem. Considera-se, então, que é pertinente que os professores tenham consciência desse relacionamento de mão dupla, de modo que projetem uma imagem coerente em busca de uma aprendizagem significativa. No desenvolvimento da pesquisa, os professores em formação foram agrupados em equipes onde foi selecionado, para cada equipe, um dos modelos de trabalho visto em sala de aula: modelo de déficit, modelo de problemas escolares e sociais, modelo sócio-pragmático, modelo dialógico-negociado e modelo de praxe coletiva. Cada equipe fez o planejamento de uma aula com este modelo levando em conta: hierarquia, fonte de conhecimento, visão de conhecimento, controvérsia, pedagogia e avaliação; Esse processo, possibilitou discussões que permitiram aos estudantes identificarem que o modelo do déficit é muito semelhante ao modelo tradicional que é desenvolvido de um modo geral nas escolas, nesse sentido, a controvérsia que é tratada é imposta pelo professor e os alunos não têm oportunidade de discutir a respeito da controvérsia. Outro aspecto considerado importante foi a necessidade de diferenciar inovação de pesquisa, uma vez que um professor pode: (i) utilizar pesquisas para o processo de ensino, aprendizagem e avaliação; (ii). Identificar, pesquisar e inovar em sala de aula. Uns outros aspectos, de interesse vital, estavam relacionados à percepção em relação ao modelo da praxe coletiva, que é provavelmente o mais distante da educação tradicional e, portanto, é o que gera mais desafios, porque demanda mais tempo para o planejamento, necessidade de um professor pesquisador e reflexivo, modificações na estrutura curricular da instituição e o tempo para o desenvolvimento curricular. Os professores em formação foram mais atraídos pelo modelo de práxis coletiva, mesmo que isso implicasse trabalho adicional para o professor, porém eles estão cientes de que as condições da escola não são ideais para o trabalho de todos os núcleos conceituais da mesma forma. Nesse sentido, pensava-se que lidar com questões sócio-científicas, levando-se em conta que não se destinam a ser resolvidas, mas trabalhando em torno de sua controvérsia, permitiu integrar diferentes núcleos conceituais observados no quadro conceitual que surgiu na pesquisa apresentada como exemplo. No entanto, algum conhecimento isolado pode ser trabalhado a partir de outra abordagem e não se inscrever completamente na abordagem CTS. Cabe ressaltar que, nos debates apresentados, identifica-se que são diferentes os propósitos da ciência (construção do conhecimento científico) e da educação científica (construção do conhecimento científico), as pesquisas se distanciam, em seu objetivo final, sem dizer que não podemos propor uma comunicação direta entre os dois contextos, como colocamos nesta pesquisa. Por fim, constatou-se que a pesquisa em ciências exatas costuma estar muito distante da parte educacional, o que provoca uma ruptura no fluxo do conhecimento, quando não se encontra um relacionamento um com o outro, quando realmente estão intimamente relacionados. Um outro aspecto fundamental desta pesquisa é a importância da metacognição para o professor que deve ser uma ferramenta que melhore a construção de ambientes de aprendizagem, pois ao pensar sobre seus processos mentais e como eles direcionam as diversas atividades de ensino, permitirá que identifique seus pontos fortes e fracos. Por exemplo, permitirá que saiba quais critérios está usando para selecionar uma ou outra atividade, se eles forem pessoais, se estiverem relacionados ao assunto a ser ensinado ou aos alunos aprenderem. Isso permitirá que os professores em treinamento façam um feedback sobre sua formação e possam fortalecer o processo de ensino- aprendizagem e a avaliação. Esse aspecto foi utilizado na pesquisa no momento em que os planos de ensino elaborados pelas equipes são colocados em discussão com todos os colegas de turma e com o professor. Serviu para que fossem identificados as necessidades de ajustes e os pontos fortes de cada proposta, a fim de poder melhorar o planejamento curricular de cada um dos modelos apresentados. A relação entre planejamento (currículo planejado) e desenvolvimento de classes (currículo processado) deve ser analisada para melhorar e fortalecer a proposta, levando em consideração aspectos como: (1) Quais materiais e recursos de ensino podem ser usados no ambiente de aprendizagem; (2) como desenvolver as ideias e direcionar as ideias dos alunos no decorrer de uma aula, quais mudanças ocorreram de seu planejamento para o seu desenvolvimento; (3) o que e como ele avalia os processos mentais dos alunos e com que finalidade; e (4) como surge a controvérsia. Por outro lado, as contribuições e ideias, do professor influenciam as relações conceituais que o aluno desenvolve, consequentemente, uma autorreflexão deve ser realizada em relação as estratégias de ensino que são usadas na proposta da turma com cada um dos modelos. Se os processos anteriores forem realizados por alunos e professores, para pensar sobre seu modo de ensinar e aprender, se poderá melhorar e aprimorar ainda mais a construção do conhecimento escolar. Neste caso, muitos dos professores em formação foram orientados para questões sócio científicas relacionadas a: alimentos transgênicos, aborto, a origem do universo, entre outros, aspectos que são cotidianos e levam os alunos a assumir uma posição crítica diante das situações atuais do país. Esse tipo de trabalho é importante porque articula diretamente a teoria e a prática educacional, no qual futuros professores serão capazes de construir conhecimento prático que só é possível se eles agirem em um contexto escolar. Finalmente, foi valoroso o processo de pesquisa-ação desenvolvido com professores em formação, onde as aulas foram elaboradas a partir dos diferentes modelos para inclusão de questões sócio científicas em sala de aula a partir de uma abordagem CTS. Pois deu-se de acordo com as necessidades particulares de um contexto educacional real, onde foi feita uma abordagem para o reconhecimento e identificação das experiências que facilitassem a aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes nas ciências naturais. Implicando, com isso, na concepção do currículo como um fator-chave para o desenho curricular. Neste caso, o currículo foi assumido classicamente como um processo linear onde os fundamentos são os objetivos que no início ou no final da proposta são invariáveis. Em contrapartida, neste processo de pesquisa o currículo é concebido como um processo cíclico, no qual os professores em formação planejam, desenvolvem e avaliam analiticamente sua ação docente, com o objetivo de melhorar cada vez mais sua prática e potencializar processos de aprendizagem, dependendo da aprendizagem significativa em seus alunos.

Figura 1

Relação ciência tecnologia e sociedade

Conclusões

No processo educativo, qualquer aumento na autonomia profissional dos professores implica em consequências importantes tanto para o tipo de conhecimento solicitado para a pesquisa quanto para o tipo de relação existente entre pesquisadores e professores; isto é, o professor deve ser um pesquisador. Assim, este processo de pesquisa mostra grande importância nos seguintes aspectos como conclusões: Propõe-se que a tarefa de ensino esteja intimamente relacionada com a realidade da sala de aula, onde se tornam possíveis os processos de compreensão, criação e transformações da realidade educativa proposta pelo processo de construção do conhecimento escolar científico. Portanto, a inclusão de uma questão sócio-científica como a pesquisa em ciências farmacêuticas na educação deve levar em conta que elas começam na sociedade, passam por processos tecnológicos, ciência e retornam à sociedade novamente. Por outro lado, afirma-se que na formação de educadores em ciências naturais deve haver uma relação permanente entre a teoria e a prática do processo educativo, que exige a realização de exercícios pedagógicos sobre problemas educativos específicos em que se estabelece a relação ensino e a pesquisa, com base em contextos reais e diferentes abordagens, como CTS, em que eles interagem sob a orientação do professor universitário. Nesse sentido, a proposta educacional que o futuro licenciado planeja deve integrar o ensino e a pesquisa por meio da inclusão de uma questão sócio-científica em sala de aula; Como Stenhouse (1991) aponta, o papel do professor como pesquisador deve estar intimamente relacionado ao seu papel como professor, suas funções de pesquisa e como membro da equipe do projeto, entre outros.

Agradecimentos

À UFPA pelas instalações e estrutura de trabalho. À CAPES, CNPq e OEA pela bolsa de fomento à pesquisa. Aos colegas estrangeiros e de laboratório que estiveram auxiliando durante toda a pesquisa

Referências

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ZEIDLER, D., SADLER, T., SIMMONS, M., HOWES, E. (2005). Beyond STS: A Research-Based Framework for Socio- scientific Issues Education. Science Education, 89(3), 357-377. Published online 23 March 2005 in Wiley InterScience (www.interscience.wiley.com).

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