BOLO DE CANECA E OS CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS: UMA ABORDAGEM DE ENSINO REALIZADA NA ESCOLA-CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ANANINDEUA-PA.
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, A.P. (UFPA) ; Santos, J.K.R. (UFPA) ; Carvalhaes, C.N. (UFPA) ; Pimenta, P.Y.L. (UFPA) ; Castro, S.M. (UFPA) ; Freitas, A.C. (UFPA) ; Gatinho, K.S.R. (UFPA) ; Borges, K.M. (UFPA) ; Nunes, M.M.M. (UFPA) ; Oliveira, A.N.R. (UFPA)
Resumo
No ensino médio, as aulas sobre estequiometria, comumente, são exploradas teoricamente e com ênfase nos aspectos matemáticos, por conseguinte, isto amplia o distanciamento com a aplicação cotidiana e visualização práticas dos processos e conceitos científicos, promovendo dificuldades dos alunos em aprender Química. Considerando tal problemática, intervenções didático-pedagógicas diferenciadas são realizadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Assim, nesta direção, este texto apresenta um relato de experiência sobre a utilização de uma atividade experimental que envolve estequiometria visando o desenvolvimento de habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular.
Palavras chaves
Estequiometria; Base Nacional Comum ; Ensino de Química
Introdução
A Base Nacional Comum Curricular, na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, apresenta em sua terceira competência específica a análise de situações-problema através do uso de atividades cotidianas com a finalidade de explorar formas de aprendizado em diferentes contextos e desta forma, desenvolver aprendizagens essenciais ao longo da trajetória escolar (BRASIL, 2017). Nesse viés, O Programa Residência Pedagógica visa implementar a ciência química na escola por meio de práticas inovadoras, utilizando a Base Nacional Comum Curricular como referencial norteador. Assim, a Universidade Federal do Pará desenvolve este projeto em vários municípios, totalizando 11 subprojetos, 9 componentes curriculares e 32 núcleos que abrangem as redes municipal, estadual e federal. Sobre a componente curricular Química, há 02 subprojetos em execução, realizados nos seguintes municípios paraenses: Belém e Ananindeua. No projeto institucional da UFPA (PROEG, 2018) constam alguns objetivos, dentre eles: a caracterização da realidade local das escolas-campo e o fortalecimento do víinculo universidade-escola, almejando a melhoria da educação ofertada no ensino público por meio da troca de experiências entre professores (preceptores), alunos de graduação (residentes) e alunos da educação básica. O plano de atividades do Residência Pedagógica, apresenta três eixos norteadores, o primeiro trata da produção de sequências didáticas (abordagem construtivista) considerando a unidade temática Matéria e Energia da matriz Base Nacional Comum Curricular; o segundo consiste em utilizar ciência, tecnologia e sociedade com o intuito de promover a diversidade metodológica, e por fim, o terceiro almeja a inclusão das pessoas com deficiência propondo intervenções lúdicas para a adaptação dos assuntos de ciências e química. cadê os outros? só falou de um eixo… se não trouxer os demais nem fale dele Assim, sobre as práticas experimentais no Ensino de Química, Giordan (1999) destaca que a experimentação é capaz de despertar o espírito motivador nos estudantes, por meio do pensamento intuitivo, das práticas em equipe, da problematização e da contextualização dos conhecimentos, desta forma, pode-se obter êxito no processo ensino-aprendizagem através da diversificação das metodologias para além da tradicional. Oujaoude e Barakat (2000) afirmam em seus estudos que os discentes do ensino médio apresentam cinco pontos principais inerentes às suas dificuldades em estequiometria: quantidades molares, reagente limitante, conservação da matéria, volume molar e coeficientes químicos, estes ainda são temas abstratos. Logo, deve-se utilizar o processo investigativo como aliado no ensino da Ciência Química e cabe ao professor propiciar a ressignificação e construir, juntamente com o aluno, novos conhecimentos.
Material e métodos
A atividade foi realizada em três pilares formativos: Apresentação do conteúdo, contextualização do Ensino e Experimentação. A proposta foi realizada em um dos três núcleos do Programa Residência Pedagógica da UFPA em Ananindeua-PA, especificamente, na Escola Luiz Nunes Direito. Foi realizada com a turma da 2ª Série do Ensino médio, explanando os conhecimentos necessários sobre proporções, balanceamento de equações químicas, cálculos de massa, quantidades de matéria e volume molar. A referida sequência didática teve a duração de 6 horas-aula distribuídas em três encontros. Tal proposta foi ministrada pelos residentes responsáveis e monitorada pelo professor orientador do programa Residência Pedagógica. Neste momento, seguiu-se a aula expositiva-dialogada utilizando slides (power point), com posterior realização de exercícios para fixação e reforço de conceitos matemáticos. Posteriormente, na segunda etapa, algumas situações cotidianas foram debatidas a fim de despertar a curiosidade dos estudantes, dentre elas, pode-se citar o tema gerador: proporções estequiométricas para a produção de um bolo. A partir daí, foi entregue aos discentes o roteiro experimental para a produção de bolo de caneca em forno micro-ondas, nesta atividade os alunos deveriam calcular as proporções exatas necessárias para a obtenção do produto final. Para a execução desta fase, a turma foi dividida em 5 grupos, cada um responsável por um bolsista-residente que auxiliou o manuseio dos materiais do início ao fim. Os ingredientes utilizados foram: ovos, leite, farinha de trigo, óleo, chocolate em pó e açúcar e para o cálculo das quantidades envolvidas seguiu-se conceitos e fórmulas previamente explicados em sala de aula, adaptando-se a receita para menores proporções e seguindo rigorosamente o roteiro fornecido pelos estagiários. Logo, o experimento instigou os alunos a executarem com maestria as tarefas solicitadas, obtendo resultados que serão tratados e discutidos neste trabalho.
Resultado e discussão
O tripé formativo em que se dividiu a atividade foi de extrema relevância para o
resultado final, uma vez que, em cada etapa os estudantes internalizaram
conhecimentos de formas variadas, na primeira, baseada na leitura e escrita para
adquirir conhecimentos específicos; na segunda trabalhou-se o senso crítico por
meio da discussão a partir de tema gerador e na última, a experimentação para
trabalhar habilidades e competências requeridas pela Base Nacional Comum
Curricular e aproximar os estudantes de suas vivências.
O objetivo desta prática foi alcançado com êxito, visto que através da
experimentação aliada a métodos tradicionais obteve-se resposta aos
questionamentos feitos aos estudantes, e com isso, nota-se a evolução dos que
puderam participar de todo o processo. Ademais, foi eficiente a percepção de que
a química se materializa em uma relação de proporções ideais, chamada
estequiometria. Logo, tal ação maximizará não só esta área da química, mas
também todos os outros assuntos que se relacionam e requerem habilidades desta
componente.
A avaliação dos alunos realizada por meio da correção dos exercícios previamente
repassados nas aulas teóricas em conjunto com os do roteiro de aula fornecidos
no momento da execução da parte prática e também a participação no processo como
um todo. Por fim, conforme nos diz Gonçalves e Galiazzi (2004), a
potencialização da compreensão de conhecimentos repassados oralmente deve
apresentar relação clara e objetiva com o cotidiano, desta forma, pode-se
avaliar que a proposta pedagógica contribuiu para a formação da capacidade
científica do grupo alvo.
A ilustração trata sobre os principais aspectos planejados para a execução da prática
Na imagem pode=se perceber a interação da turma, como um todo, no laboratório de ciências da Escola.
Conclusões
A diversidade metodológica no ensino é fator preponderante para a aquisição de conhecimentos pelos alunos, isto é, o incentivo à experimentação, leitura científica e discussão de temas geradores pode maximizar o processo de aprendizagem, uma vez que ressignificam a construção do saber. A estequiometria está presente em várias áreas de conhecimento das Ciências da Natureza, sendo de fundamental relevância o desenvolvimento de habilidades referentes a este assunto, embora ainda seja inviável, quer pela falta de recursos ou devido a extensão do programa a ser cumprido, é preciso olhar sob a ótica do processo de aprendizagem como um todo e adaptar o currículo dos alunos às atividades mais diversas. Vale ressaltar que o programa Residência Pedagógica em parceria com as escolas públicas propicia aos futuros professores experiências notórias no âmbito profissional, contribuindo amplamente para a aproximação com a realidade escolar.
Agradecimentos
Agradecemos a CAPES pela oportunidade de aperfeiçoamento profissional no programa Residência Pedagógica, à docente Orientadora Profª Janes Kened, à Escola Parceira Luiz Nunes Direito e à Universidade Federal do Pará.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BARAKAT H.;BOUJAOUDE, S., Secondary School Students’ Difficulties with Stoichiometry. Sch. Sci. Rev. 81 (296) 91-98, 2000.
GALIAZZI, M . do C; GONÇALVES, F.P A Natureza Pedagógica da Experimentação: Uma Pesquisa na Licenciatura em Química, Quim. Nova, Vol. 27, No. 2, 326-331, 2004.
GIORDAN M., O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola v.10 (Nov.) p. 43-49, 1999.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Projeto Institucional. Belém, 2018.