JOGO “FUNÇÕES QUÍMICAS QUIZ” DESENVOLVIDO NO SITE KAHOOT PARA AUXILIAR APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
Moura, A.R.F. (UECE) ; Fernandes, V.B. (UECE) ; Oliveira, M.S.C. (UECE) ; Tavares, C.D.A. (CISNE) ; Rosendo, L.L.F. (SME)
Resumo
O uso de acessórios tecnológicos no ensino em geral vem sendo utilizadas cada vez mais para facilidade as competências cognitivas, já que os dispositivos móveis fazem parte do nosso cotidiano. O objetivo deste trabalho foi de elaborar e utilizar o aplicativo Funções Químicas Quiz como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de química. Após a criação do aplicativo site Kahoot, este foi utilizado em 04 turmas de 3º. anos em duas escolas. Os resultados mostraram que 79,61% dos alunos que utilizaram o aplicativo e 85,18% dos alunos que utilizaram o site Kahoot, gostariam de utilizá-los novamente. Todos os alunos aprovaram tanto o aplicativo quanto o site e acharam que poderiam aprender mais rapidamente usando essas ferramentas, desenvolvidas no ambiente escolar.
Palavras chaves
Dispositivos móveis; Aplicativos; Ensino de química
Introdução
Os profissionais da educação brasileira possuem certas dificuldades em aplicar as inovações tecnológicas do século XXI. Segundo Fontoura (2018) e Rosa (2013), o pouco investimento por parte dos governos, a falta de infraestrutura de algumas escolas, a falta de domínio por parte de alguns professores e alunos e principalmente a falta de tempo devido a carga horária de trabalho e muitos conteúdos são algumas das dificuldades de se aplicar as tecnologias digitais no âmbito escolar. Os jovens atualmente vivem com Smartphones, tablets e computadores, onde vivem usando aplicativos e internet. Então por que não usar esses aparelhos para estimulá-los? Isso seria uma forma de diminuir a evasão escolar, ajudando a aumentar o interesse do aluno em determinados assuntos abordados em sala de aula. Segundo Lima et al. (2018) “a disciplina de Química dispõe de conteúdos abstratos, o que favorece um difícil entendimento e visualização por parte do aluno”, por isso segundo Marinho e Pombo (2009) o ensino dessa disciplina em algumas escolas, tem se tornado tedioso, pois as aulas se baseiam quase que exclusivamente em teorias. O uso de aplicativos em sala de aula permite uma possibilidade a mais, um meio de aprendizagem com interação dos estudantes e que podem incrementar o ensino dentro e fora da sala de aula. Diversas formas podem ampliar o ensino e aprendizagem de Química por meio de aplicativos de jogos, exercícios, simuladores e acessos a pesquisas, quando conectados à rede (NICHELE; SCHLEMMER, 2014). A necessidade de incluir novas ferramentas tecnológicas para auxiliar as aulas de Química torna-se cada vez mais importante, pois proporciona ao aluno conhecimento químico em articulação com o seu contexto social e tecnológico.
Material e métodos
Os dados para a pesquisa foram coletados entre os anos de 2018 e 2019 em duas escolas: uma escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI), denominada E1; e outra particular, denominada E2. Ambas são ambientadas no município de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Contou-se com 4 turmas em um total de 162 alunos, abrangendo turmas do 3º Ano do Ensino Médio. No site Kahoot o modo utilizado para a construção do jogo foi o Quiz, com o título “Funções Químicas Quiz” com o mesmo conteúdo do aplicativo construído no site AppGeyser observado em trabalhos anteriores. O jogo possui 57 questões com fotos e quatro alternativas sendo uma correta, o QUIZ pode ser utilizado em sistemas Android e IOS. Todos os alunos participantes da avaliação foram submetidos a um questionário adaptado de Costa (2017) para verificar a aplicabilidade do jogo.
Resultado e discussão
Os 162 alunos (E1 + E2) submetidos ao uso do QUIZ desenvolvido no site
Kahoot
preencheram um questionário (apêndice b) e os resultados obtidos foram
satisfatórios.
Na primeira pergunta, “Eu gostaria de usar esse site mais vezes”, o estudo
mostrou que 138 alunos responderam que sim, representando 85,18% dos alunos
que responderam o questionário. Mostrou também que 15 alunos responderam
talvez e 9 alunos responderam não, conforme o gráfico 1.
Esse resultado expressivo se dá de acordo com Dellos (2015), porque o site
cria um ambiente de competitividade assim tornando a experiência do
aprendizado mais valiosa para os alunos e instigando o aluno para usar o
site
mais vezes.
Isso se dá pelo layout simples do site, onde se o jogo for no modo privado,
o
aluno coloca um código, escolhe o nome e depois é só jogar. Para usar o
Kahoot
você pode baixar o aplicativo nas lojas virtuais ou jogar direto da internet
pelo site: www.kahoot.it.
Em relação a outra pergunta, “Eu precisei de ajuda de outra pessoa para usar
o
site”, o estudo mostrou que 100 alunos responderam sim, o que corresponde
61,73% dos alunos que responderam o questionário. O estudo mostrou também
que
35 alunos responderam talvez e 27 alunos responderam não, conforme o gráfico
2.
O jogo desenvolvido no site kahoot serve como auxiliar no ensino, devido ao
seu conteúdo ser de fácil acesso. Para Costa (2017) o uso de aplicativos
podem
facilitar o ensino de química porque muda a forma de ensino, fugindo do
estilo
tradicional de ensino.
Conclusões
No presente estudo, notou-se uma boa aceitação dos alunos para novas formas de repassar conteúdos de química com aplicativos e sites interativos, onde testam sua aprendizagem na forma de jogo. A aceitação foi boa até com os alunos considerados difíceis e rebeldes. A impressão deixada nesse trabalho é que o interesse e aprendizagem dos alunos melhoram quando se utilizou aplicativos e sites interativos. Havendo conscientização do uso do telefone móvel e computadores não apenas para fins recreativos, mas também para estudo e conhecimentos, pois o jogo como esse aumenta o interesse dos alunos.
Agradecimentos
Referências
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