Uso de paródias como proposta no ensino de Química Orgânica
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
Cunha, J. (IFMT-BELA VISTA) ; Santos de Oliveira, C.V. (IFMT-BELA VISTA) ; Rodrigues, A.M. (IFMT-BELA VISTA) ; Menezes Barbosa, A.C. (IFMT-BELA VISTA)
Resumo
São várias as metodologias de ensino e aprendizagem que podem ser utilizadas em sala de aula. Dentre essas, a música pode ser vista como um recurso de grande potencial. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo relatar o uso de paródias como estratégia no ensino de Química Orgânica. Este foi realizado com uma turma do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. Pode-se observar e constatar mediante a avaliação que a proposta foi bem aceita pelos discentes, visto que estimulou a criatividade, o trabalho em grupo, além de possibilitar um aprendizado eficaz.
Palavras chaves
Quimica; Paródia ; Atividade ludica
Introdução
A Química ainda é vista como uma disciplina de difícil compreensão por parte dos discentes, muitas vezes devido ao ensino desta disciplina ser realizado somente pela metodologia expositiva e descontextualizada, fazendo com que estes não demonstre interesse pela disciplina. No atual cenário educacional é preciso que os docentes repensem o processo de ensino fazendo com que este seja mais envolvente e possibilite a compreensão dos conceitos e construção de aprendizagens significativas, isto é, o conteúdo necessita estar relacionado com o cotidiano fazendo sentido na vida dos estudantes (LEÃO, et al., 2018). Logo, o uso de estratégias de ensino diferenciadas e lúdicas auxiliam na compreensão dos conteúdos e na construção do conhecimento de forma dinâmica e motivadora. Este fato também é constatado no trabalho de Cabrera (2006), ao enfatizar que as atividades lúdicas são meios que estimulam o interesse dos alunos, podendo ser aplicadas em todos os níveis de ensino. O uso do lúdico propicia a emoção nas aulas, favorecendo a construção de memórias em longo tempo, e estas são essenciais para que haja aquisição de conhecimento (CARVALHO et al.,2016). Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo relatar o uso de paródias como estratégia no ensino de Química Orgânica, realizado com discentes do curso técnico em Química integrado ao ensino médio.
Material e métodos
O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Mato Grosso - campus Cuiabá Bela Vista no primeiro semestre de 2019. A metodologia utilizada foi a qualitativa, que consistiu na elaboração de paródias relacionadas as funções orgânicas realizado por discentes do terceiro semestre do curso de Química integrado ao ensino médio. Estes foram orientados pela professora da disciplina sobre como deveriam criar suas paródias, de forma contextualizada e criativa. Inicialmente a turma de 31 alunos foi dividido em 6 grupos, logo após distribui- se as temáticas relacionadas as Funções Orgânicas Oxigenadas, Nitrogenadas e Sulfurada. A apresentação das paródias teve caráter avaliativo com relação à parte escrita e à forma apresentada, podendo cada grupo levar instrumentos musicais, caixa de som e o play back da música original. Foi dado o prazo de um mês para que os alunos elaborassem as paródias e as apresentassem. No final da atividade foi aplicado um questionário aos alunos envolvidos, no qual incluía as seguintes perguntas: 1. Você gostou da metodologia aplicada? 2. Você aprendeu com esse método? 3. A metodologia foi interativa e lúdica? 4. Todos os integrantes do grupo participaram efetivamente? As quatro perguntas eram de múltipla escolha, tendo como respostas “Sim", “Não", e apenas duas tendo “Talvez” com alternativa.
Resultado e discussão
A metodologia utilizada deu origem a seis
paródias que foram associadas ao estilo
musical: pop, sertanejo e funk. As músicas
utilizadas na elaboração destas eram
atuais e atraente e foram escolhidas de
forma a se encaixar com o assunto e a
melodia para melhor compreensão conforme
ressalta Silveira e Kiouranis (2008),
as paródias geralmente se referem a
canções atrativas ao público jovem,
gerando interesse e motivação.
Todos os grupos participaram ativamente na
produção das paródias e tiveram muito
cuidado na seleção das músicas. Na
apresentação pode notar a empolgação,
motivação e a dedicação dos discentes a
cada paródia exposta.
Mediante os resultados obtidos no
questionário conforme gráfico 1, pode-se
verificar que na primeira pergunta, 87,1%
afirmaram que gostaram da metodologia
utilizada e outros 12,9% responderam
Talvez. Na segunda pergunta, 87,1%
responderam que aprenderam com a
metodologia, outros 6,5% responderam Não e
6,5% Talvez. Na terceira e quarta questão,
100% dos participantes consideraram a
atividade lúdica e todos os discentes
colaboram efetivamente dos seus
respectivos grupos.
E de acordo com Neves et al. (2015), as
paródias confeccionada pelos próprios
alunos chamam a atenção dos demais
colegas, devido ser uma atividade
dinâmica e extrovertida, que estimula a
interação entre eles e a socialização
dos conhecimentos construídos.
Constatou-se que o uso da metodologia foi
bem aceita pelos discentes e propiciou um
aprendizado efetivo, pois para produção
dessas paródias foi preciso aprofundar os
estudos e usar de habilidades como a
criatividade. Enfim, o uso de paródias
como estratégia de ensino se mostrou
válida, motivadora e atraente.
Gráfico quantitativo referente as perguntas realizadas
Conclusões
Com base no trabalho exposto conclui-se que 87% dos discentes gostaram da metodologia utilizada. Pode-se notar o envolvimento e a participação efetiva destes, constatando que a paródia é considerada uma estratégia relevante e com potencial no processo de ensino e aprendizage
Agradecimentos
Agradecemos a nossa querida orientadora Josane e a quem nos apoiou
Referências
CABRERA, W.B. A Ludicidade para o Ensino Médio na disciplina de Biologia: Contribuição ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa. 159 p. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, 2006.
CARVALHO, C. V. M., et al. Uso de paródias como estratégia didática no ensino de Química. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ) Florianópolis, SC, Brasil – 25 a 28 de julho de 2016.
LEÃO, M. F., et al. Utilização de paródias como estratégia de ensino em aulas de química geral na formação inicial de professores. Kiri-Kerê: Pesquisa em Ensino, n. 4, maio 2018.
NEVES, R. G., et al. Bricolagem no ensino de química: o uso de paródia de músicas no ensino de tabela periódica. In: ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DA QUÍMICA DA AMAZÔNIA, 14, 2015, Belém. Anais... Belém-PA, 2015.
SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, NEIDE M. M. A música e o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 28, p. 28/maio-31, 2008.