Currículo e formação de professores: uma análise do curso de Licenciatura em Química do CES/UFCG

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Berto, F.R. (UFCG) ; Santos, G.L. (UFCG) ; Silva, I.S.O. (UFCG) ; Andrade, V.M. (UFCG) ; Lima, J.P. (UFCG) ; Lima, J.O. (UFCG) ; Queiroz, L.W.P. (UFCG) ; Pereira, P.K.L. (UFCG) ; Silva, A.S. (EEEFM JRO) ; Neto, M.H.L. (UFCG)

Resumo

Este trabalho teve por objetivo identificar a importância da estrutura curricular para a formação do discente do curso de licenciatura em química. A pesquisa foi realizada através de uma análise documental, tendo como fonte de dados o projeto pedagógico do curso, Campus de Cuité, além dos documentos que o regulamentam e quantitativos das monografias produzidas. Após a análise dos dados constatou-se que o curso apresenta poucas disciplinas voltadas para a formação docente, bem como poucos discentes concluintes fazem suas monografias na área da educação. Desse modo, entende-se que, sendo este um curso que pretende formar discentes para atuarem na educação, faz se necessário olhar sua estrutura curricular uma vez que ela apresenta um certo caráter bacharelado.

Palavras chaves

Educação; Estrutura curricular; Prática docente

Introdução

A educação tem papel fundamental na formação do indivíduo e através dela se constrói uma sociedade com pessoas críticas e conscientes, que buscam se desenvolver e se adaptar aos diversos momentos na qual a sociedade é inserida. Dessa forma, é necessário que a educação seja oferecida de qualidade para todos e todas. Pensando nisso, faz-se necessário a discussão sobre o currículo e formação de professores em especial da química, uma vez que esta é uma disciplina, muitas vezes, menosprezada pelos alunos na educação básica. Deste modo, a pesquisa foi realizada com o objetivo de verificar e discutir a proposta de formação inicial de professores de Química por meio da análise do PPC e das monografias produzidas no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, considerando-se sua estrutura curricular e seu compromisso com a formação de professores de Química para a educação básica. Este trabalho justifica-se na proposta de ampliar a contribuição para esta discussão sendo realizada por alunos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) o qual tem foco na formação de professores e cujo objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Justifica-se, ainda, no fato de que o Curso de Licenciatura em Química da universidade pública federal a ser analisado, em breve, passará por mudanças em sua grade curricular abrindo espaço para uma discussão mais detalhada desse assunto por todo o corpo acadêmico, podendo este trabalho atribuir alguma contribuição.

Material e métodos

O presente trabalho baseia-se em uma estratégia de natureza qualitativa, onde apresenta um estudo de caso que utiliza a análise documental como principal meio de obtenção de informações. A abordagem qualitativa, aprofunda-se na compreensão dos fenômenos que estuda ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente ou contexto social (BARDIN, 2011). Para tanto, utilizamos como fonte de coleta o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde, Campus de Cuité da Universidade Federal de Campina Grande, além dos documentos que o regulamentam, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Química e o projeto de alteração de sua matriz curricular. Também realizamos um levantamento no qual buscamos a informação de qualitativos de monografias produzidas pelos discentes do Curso de Licenciatura em Química do Campus no período de 2010 a 2018 objetivando a informação de quantos deles seriam na área de Pesquisa Laboratorial e quantos foram na área do Ensino de Química. O olhar, as percepções e observações dos autores que são discentes do curso e Campus pesquisados e que são integrantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), bem como da supervisora deste projeto que é aluna licenciada egressa do curso, também foram importantes nas discussões, uma vez que comparamos os aspectos constantes na ementa das disciplinas com o que é realmente feito, isto é, contrastar a teoria dos documentos com a prática vivenciada durante a graduação.

Resultado e discussão

O curso analisado tem como principal objetivo a formação de docentes para atuarem na educação básica, bem como incentivar a iniciação a pesquisas e participação de projetos na área da Química. De acordo com o PPC são ofertadas 21 disciplinas didáticas pedagógicas das quais 08 disciplinas obrigatórias são voltadas para a formação docente e 03 estágios. A cada período apenas duas disciplinas de formação docente são ofertadas. Vale salientar que o saber pedagógico não depende apenas da prática em sala de aula e, ainda que sejam construídos no cotidiano escolar, isso não nos permite afirmar que a profissão seja aprendida na prática, pois demanda uma formação prévia, específica, para o seu exercício (ZABALZA, 2004). A grade curricular prevê que a partir do 6º período, os alunos têm que optar por disciplinas optativas que totalizam 23 disciplinas. Desse número, 05 pertencem a área pedagógica: Política e Educação, Ética e Diversidade, Ensino Inclusivo, Profissão Docente e Currículo Educacional. Observou-se que a maioria dos alunos preferem cursar disciplinas específicas de conhecimento científico. Além disso, as disciplinas mencionadas são ofertadas esporadicamente. Em relação à análise das monografias foi constatado que das 64 monografias produzidas na área de química do Campus, 22 são em Ensino de Química e 41 em Pesquisa Laboratorial (Figura 1). O caráter bacharelizante do currículo do curso investigado tem contribuído para uma menor adesão dos egressos à profissão docente. A apuração comprovou que a prática docente está sendo rejeitada por seus licenciados. Particularmente nesse curso, talvez se faça necessária uma ampla reflexão entre formadores e licenciandos sobre os motivos pelos quais ainda imperam as condições desfavoráveis da profissão docente na educação básica.

Figura1

Quantitativo das monografias produzidas pelos discentes de química.

Conclusões

Diante desses resultados, foi possível observar que as disciplinas ofertadas no curso de Química da UFCG/CES têm priorizado as áreas específicas, caracterizando-se na maior parte como bacharel. Nesse sentido, fica evidente a necessidade de reformular a grade do curso, uma vez que este pretende forma discentes para o magistério. Vale ressaltar, ainda, que as disciplinas da educação apresentam considerável responsabilidade quando se trata de formação de professores tendo em vista que a deficiência destas pode contribui para o despreparo do futuro docente para com as práticas pedagógicas.

Agradecimentos

PIBID/CAPES/UFCG

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. p. 280.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

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