Aprendendo a Tabela Periódica por meio de Painel e Telejornal

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.C.A.D.S. (SEDUC AM/CRQXIV) ; Santos, V.S. (SEDUC AM) ; Silva, F.R. (SEDUC AM)

Resumo

No ano que estamos comemorando os 150 anos da Tabela Periódica, sendo proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas o ano de 2019, como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Elaboramos atividades lúdicas para falarmos da Tabela Periódica, com o objetivo de chamar atenção dos alunos para o processo de aprendizagem sobre os elementos, símbolos, características e aplicação dos elementos Químicos em nosso cotidiano. A pesquisa foi realizada com alunos do 1° ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho.

Palavras chaves

Tabela Periódica; Telejornal; Química

Introdução

1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico, 2019 é o ano do 150º aniversário da Tabela Periódica dos Elementos Químicos e, portanto, foi proclamado o "Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT2019)" pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pela UNESCO. A Tabela Periódica (TP) é um instrumento utilizado na consulta e previsão de um grande número de propriedades químicas dos elementos. É chamada de periódica porque mostra a repetição de algumas propriedades que determinados elementos têm em comum. No entanto, pesquisas relatam que ela vem sendo utilizada por estudantes do Ensino Médio apenas como fonte de consulta de dados e informações numéricas, ficando esquecida sua questão central, que é a periodicidade dos elementos químicos (GODOY e MESQUITA, 2012; MEDEIROS e MATOS, 2009; NEVES et al., 2001). Quando iniciamos o conteúdo sobre a Tabela Periódica, verificamos a falta de interesse dos alunos nas aulas, e a mecanização das respostas. Então resolvemos mudar a metodologia, e trabalhar a TP, juntos com as comemorações do aniversário de 150º anos. E passamos dois trabalhos em grupos, montagem do painel e a elaboração de um telejornal de Comemoração da TP. O uso de tecnologia em sala de aula pode ser um grande aliado para o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos, pois os mesmos buscaram estudar o conteúdo, desenvolver um texto jornalístico e criar e editar as imagens produzidas.A utilização do jornal como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem data desde a metade do século XX (RODRIGUES, 2006).

Material e métodos

O trabalho foi realizado na escola Estadual Ernesto Pinho Filho, com 35 alunos do turno noturno. 1) Exposição teórica do conteúdo. 2) Aplicação do Jogo de Tabuleiro sobre a TP. 3) Confecção do Painel da TP. 4) A produção em vídeo do Telejornal de Comemoração de 150º anos da TB

Resultado e discussão

O Resultado foi positivo, visto que os alunos compreenderam a parte teórica e aplicaram no desenvolvimento do trabalho. Se tornando protagonista do processo, na primeira semana após a exposição do conteúdo foi aplicado um teste em sala, onde 70% dos alunos mostraram dificuldades no conteúdo. Após o desenvolvimento do trabalho 98% da turma obteve resultado positivo nas provas.

Apresentação dos alunos

Etapas do Trabalho.

Conclusões

Foi possível observar uma melhor integração entre os alunos, pois tiveram que trabalhar em equipe . E mostrou que podemos usar as tecnologias como ferramentas em sala de aula. Melhorando significativamente o resultado dos alunos.

Agradecimentos

Agradecemos a participação dos alunos do 1° ano turmas 3 e 4, pelo empenho e dedicação.

Referências

GODOY, C. de; MESQUITA, N. A. S. Identificando relações de ensino e aprendizagem do livro didático ao vestibular: as propriedades periódicas como foco investigativo. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (EDUQUI). Salvador/BA, 2012.
RODRIGUES, M. O. A integração do recurso-jornal na prática pedagógica do professor: estudo de uma proposta de formação continuada. Dissertação. Curitiba/PR. 2006.
Acessado em 14/04/2019. Disponível em :http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2019-international-year-of-the-periodic-table-of-chemical-elements/

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ