O USO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O CHEMSKETCH® COM LICENCIANDOS EM QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Almeida Nascimento, D. (IFMT CAMPUS CONFRESA) ; Virgulino Xavier, R. (IFMT CAMPUS CONFRESA) ; da Silva Costa, D. (IFMT CAMPUS CONFRESA) ; Tasinaffo Alves, A.C. (IFMT CAMPUS CONFRESA)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar como os licenciandos avaliam a aplicabilidade do software ChemSketch® como recurso didático para o ensino de Química Orgânica. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa e realizada por meio de questionário em dois momentos. O primeiro momento foi passado uma atividade para ser desenvolvida no software ChemSketch® contendo quatro exercícios de Química Orgânica, e no segundo momento foi uma pesquisa sobre a utilização do referido software em sala de aula. Os resultados mostram que foi avaliado pelos licenciandos de forma positiva e que a sua utilização é importante para o ensino de Química Orgânica, e como futuros professores utilizariam em sala de aula.

Palavras chaves

ChemSketch®; objetos digitais; ensino de Química

Introdução

A inclusão das tecnologias na educação na atualidade permite um entendimento maior dos conteúdos, já que os jovens estão tão envolvidos e possuem um domínio com o seu uso. A tecnologia facilitou tanto a busca por conhecimentos como também facilitou a aprendizagem. Com isso sabemos o quão importante é buscar métodos que facilite o entendimento de tais conteúdos para que obtenha o aprendizado. O mesmo ocorre com o ensino de Química, pois sabemos o quão difícil é buscar métodos de ensino para facilitar a compreensão de determinados assuntos. Alguns profissionais pressupõem que as ferramentas computacionais assumirão o papel do professor na sala de aula, contudo, Giordan (2005) não concorda com essa afirmação. Na realidade ela apenas serve como ferramenta para o professor, sendo ele o mediador do conhecimento do aluno em sala de aula, motivando a criação de habilidades e competências necessárias. Com as diversas possibilidades de melhorar a produção do conhecimento, a área da educação vem cada dia mais buscando formas de facilitar o ensino das diversas áreas do conhecimento, e as ferramentas computacionais são um auxílio pedagógico que facilita o ensino-aprendizagem, e é uma alternativa interessante para a sala de aula. Para Martins; Basso (2018) os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) são um formato de conteúdo digital: softwares que possibilitam uma interação entre usuário e computador. Os mesmos podem ser utilizados em sua maioria, com ou sem professor. Ou seja, podem ser utilizados de acordo com a proposta do professor, assim como, podem ser utilizados por usuários com diferentes objetivos, idades ou etapas de escolarização. Tendo fácil acesso por estarem disponíveis na internet, e facilitando sua utilização, tanto em sala de aula como em casa. Os ODA são materiais digitais de auxílio ao professor que podem ser desenvolvidos para facilitar o entendimento dos conteúdos pelos alunos. A utilização de ODA para trabalhar conteúdos na área de ciências pode ser agregado à metodologia já utilizada pelos professores no intuito de possibilitar uma melhor compreensão de conceitos e fenômenos da natureza. É preciso aproveitar também oportunidade de autoria de ODA, com o intuito de que o docente possa gerar um material exclusivo que contemple as particularidades relevantes para suas aulas (MARTINS, 2013). Ou seja, o professor pode utilizar de uma plataforma já pronta, como também, poderá produzir um material exclusivo. Uma delas são os Softwares educacionais (SE), são caracterizados como recursos digitais sendo usados ou reutilizados como ferramenta no processo de aprendizado (BATISTA et al., 2016). De acordo com Bona (2009) os SE permitem aos estudantes a obtenção e aprendizagem de conceitos em áreas específicas do conhecimento, ofertando um extenso conjunto de condições, metodologias e representações simbólicas, mecanismos estes que intensificam e abordam uma grande parte de conteúdos e disciplinas. Raupp, Serrano e Martins (2008) citam por exemplo, que o uso de softwares afim de proporcionar demonstrações e simulações de diversos conceitos, tornando mais fácil o aprendizado por meio da visualização ativa e dinâmica em vários conteúdos e de diversas disciplinas. Dentre os diversos Softwares educacionais destaca-se o ChemSketch®. O ACD/ ChemSketch® freeware é um software de estruturação molecular da empresa Advanced Chemistry Development Inc. Ele possui muitas funcionalidades que podem ser aproveitadas em situações de ensino de química, do Nível Médio ao Superior. Ele permite desenhar estruturas químicas, incluindo as orgânicas, os compostos organometálicos e os polímeros (SANTOS, 2016, p. 05). Diante das possibilidades de promover o ensino por meio da utilização dos ODA, este trabalho teve como objetivo verificar como os licenciandos avaliam a aplicabilidade do referido software como recurso didático no ensino de Química, na disciplina de Química Orgânica I por meio de questionário após terem realizados algumas atividades utilizando o referido software.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa, com seis estudantes do curso de LCN – Licenciatura em Química, em duas etapas durante o primeiro semestre de 2019, com a turma 2017 na disciplina de Química Orgânica I, para mostrar que os ODA compõem parte das estratégias para ensinar Química, este trabalho foi motivado por ser parte dos estudos do projeto” Elaboração de materiais didáticos e livretos paradidáticos de química: instrumentos para ensinar e aprender durante o estágio docente” aprovado pelo edital 045/2019 do IFMT com financiamento da Fapemat. Na primeira etapa foi passado aos estudantes que baixassem o software no seu notebook, que pode ser acessado através do link (https://www.acdlabs.com/resources/freeware/chemsketch/), na qual a atividade foi desenvolvida em dupla. No segundo momento foi realizado uma breve explicação de como se utilizava o Software e em seguida desenvolvido uma atividade em dupla, onde os discentes foram instruídos a utilizar o Software ChemSketch® para desenhar em 2D e 3D, como mostra o abaixo. Atividade desenvolvida pelos estudantes com auxílio do ChemSketch® 1) Um hidrocarboneto: a) Cadeia aberta, ramificada; (Figura 1 e 2) b) Cadeia fechada normal. 2) Um álcool secundário, com 5 carbonos e um radical metil. 3) Escolha um aminoácido da tabela do software. (Figura 3 e 4) 4) Desenhe os compostos a seguir: a) Propanal b) Ácido butanoico c) Pentan-2-ona d) 2-amino-pentano e) N-metil-3-metil-pronoamida Na segunda e última etapa, foi solicitado que os participantes respondessem a um questionário sobre o uso do Software ChemSketch® em sala de aula, como apresentado abaixo. Questionário respondido pelos estudantes após o uso do ChemSketch® 1. Você sentiu dificuldades na utilização do Software ChemSketch® ao realizar a atividade que foi preciso desenhar as estruturas em 2D e 3D das moléculas orgânicas? Se sim, diga que tipo de dificuldade. 2. Você acha positivo ou negativo a utilização do software na aula de química orgânica? 3. Apresente os pontos positivos e negativos do Software ChemSketch®? 4. Você considera que é importante utilizar objetos digitais de aprendizagem nas aulas de Química? Explique. 5. Você utilizaria o ChemSketch® se fosse ministrar aulas de Química?

Resultado e discussão

Na primeira etapa os estudantes realizaram a atividade utilizando o software e nas Figuras de 1 a 4 são apresentadas algumas estruturas elaboradas no ChemSketch® pelos estudantes que participaram da atividade. Após a primeira etapa foi aplicado o questionário e a primeira pergunta sobre o software ChemSketch® a respeito das dificuldades ao realizar a atividade, e quais foram esses tipos de dificuldades. Dos participantes da pesquisa 71.4 % dos estudantes afirmaram que não sentiram dificuldades ao utilizar o software e 28.6% dos estudantes responderam que sentiram dificuldades, neste caso a principal dificuldade apontada foi o fator “o software estava em inglês” (E2 e E4). Na segunda pergunta foi solicitado que respondessem se a utilização do software tinha caráter positivo ou negativo em relação ao ensino-aprendizagem na aula de química orgânica. Todos os participantes (100%) afirmaram ser positivo, a seguir algumas respostas dos estudantes. “A utilização do software é positiva nas aulas de química, pois auxilia os alunos na visualização das estruturas moleculares das substâncias” (E1). “É positivo pois ajuda a compreender as estruturas com um outro olhar” (E2). “Positivo, pois acho uma excelente ferramenta didática” (E3). “Positivo” (E4). “Muito positivo, para compreensão do conteúdo, pois fica fácil de compreender” (E5). “Foi positivo a utilização em sala de aula” (E6). Na terceira pergunta pedia para apresentar pontos positivos e negativos do software ChemSketch®. Os pontos positivos apontados pelos estudantes podem ser observados em suas respostas. “É a melhor maneira de se observar as estruturas moleculares, o que consequentemente proporciona um maior rendimento dos resultados” (E1). “Apresenta muitas possibilidades de formar moléculas” (E2). “É um ótimo software” (E3). “Além de montarmos a estrutura 2D e 3D, temos acesso a várias outras ferramentas como acessar uma base de templates, com diversas estruturas prontas de várias classes de compostos prontos para salvar no software como em pdf, Word entre outros” (E4). “É uma ferramenta muito eficaz, que ajuda de forma muito clara” (E5). “É o auxílio na aprendizagem, visto que por meio dele podemos observar estruturas em 3D, tornando o ensino mais palpável” (E6). Pelas respostas pode se verificar que o fator de visualizar as estruturas tanto em duas dimensões como em três, ajuda no entendimento de como os compostos orgânicos são espacialmente. Com a sua utilização fica mais fácil explicar, por exemplo, a geometria das moléculas, os tipos de ligações entre os átomos, além de vários outros recursos que o software possui. Também é destacado pelos estudantes o fato de vir com diversas estruturas prontas para utilizar. Pode ainda servir de apoio para montar apresentações, lista de exercícios entre outras atividades que o professor pode fazer. Os pontos negativos tiveram as seguintes respostas. “O software está em outro idioma” (E1). “Complicação na hora de rodar o programa” (E2). “Deveria ter um curso para que os alunos soubessem utilizar todas as ferramentas disponibilizadas” (E3). “Apenas o software que está em outro idioma” (E4). “A plataforma estar em outro idioma, isso limita aos alunos que não sabem o idioma” (E5). O estudante 6 não apontou pontos negativos na utilização do software. A principal queixa dos estudantes que participaram da pesquisa foi o fato do software estar em inglês, e eles apontam que isso é um fator limitante e que demoram mais para entender o funcionamento. Como a atividade foi realizada em apenas 2 aulas, eles apontaram também a necessidade de ter um curso da utilização do ChemSketch®. Na quarta pergunta foi solicitado que respondessem se consideravam importante a utilização de ODA nas aulas de Química. Todos os estudantes que participaram da pesquisa (100%) afirmaram considerar importante a utilização de objetos digitais de aprendizagem nas aulas de Química. Alguns explicaram o porquê de ser importante da seguinte forma. “Sim, é de suma importância a utilização de objetos digitais de aprendizagem nas aulas de Química porque permite uma compreensão dos conteúdos” (E1). “Sim, pois são de fácil manuseio” (E2). “Sim, o mundo está cada vez mais em uma era digital, devemos evoluir juntos e melhorar” (E3). “Sim, pois ensinar Química é um desafio diário para os professores e além de ajudar os alunos a compreenderem melhor sobre o assunto estudado a aula se torna mais dinâmica pois é uma aula diferente da tradicional” (E4). “Sim, é importante porque podemos visualizar as estruturas e saber como elas são” (E5). “Sim, muito importante, ainda mais no ensino de Química que alguns conteúdos são bem complexos” (E6). Por estarem em um curso de Licenciatura, é importante que além dos conteúdos específicos, seja apresentado aos estudantes as ferramentas educacionais que poderão ser utilizadas por eles quando forem exercer a profissão, visto que muitos docentes replicam apenas as aulas que vivenciaram em sua vida escolar e acadêmica. E eles destacaram em suas respostas a importância de se atualizarem e conhecer recursos didáticos diversificados. Na quinta e última questão perguntou-se aos estudantes se eles utilizariam o ChemSketch® se fossem atuar como docentes. Todos eles afirmaram que utilizariam o software se fossem ministrar aula. E os estudantes responderam da seguinte forma. “Sim, utilizaria, pois, daria um bom suporte nas explicações de conteúdos e desenvolvimentos de atividade” (E1). “Com certeza, ajudaria muito na elaboração de trabalhos, atividades e provas avaliativas” (E2). “Sim” (E3). “Sim, com certeza utilizaria por ser um auxilio pedagógico que facilita o ensino-aprendizagem” (E4). “Sim” (E5). “Com toda certeza, utilizarei para ministrar aulas de Química, e até mesmo em trabalhos científicos e acadêmicos” (E6).

MOLÉCULAS EM 2D E 3D

FIGURA CONTENDO UM HIDROCARBONETO EM 2D E 3D E UM AMINOÁCIDO EM 2D E 3D.

Conclusões

Com tantas tecnologias a disposição, a utilização de ODA para o ensino de quaisquer disciplinas, é uma forma de facilitar a aprendizagem dos estudantes e uma ferramenta de apoio ao professor que as vezes tem dificuldades na apresentação de conceitos mais complexos e que podem ser melhor explicitados com o uso de ODA. Assim, após o estudo realizado com futuros professores de Química percebeu-se que o uso do software ChemSketch®, para o ensino de química pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Química, além de ser um motivador para os estudantes. Com esta experiência, foi possível discutir com os licenciandos que este software não é o único que pode ser utilizado, que há várias outras opções para a mesma finalidade, e que no futuro exercício da profissão e até mesmo durante o estágio supervisionado poderão buscar auxílio dos mais variados ODA.

Agradecimentos

INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO CAMPUS CONFRESA , FAPEMAT.

Referências

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