A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS – QUÍMICA.
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Ensino de Química
Autores
Silveira, A.C.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Conceição, Z.M.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Barros, C.F.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Soares, B.J.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Sousa, L.M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Araujo, I.M.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Chaves, D.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Sousa, I.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Faria, C.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Privado, R.M.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO)
Resumo
O estágio é indispensável para o processo de formação do futuro profissional. Assim, objetivou-se investigar a influencia do processo de Estágio no curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Química, com intuito de abordar a importância do mesmo na formação de futuros professores. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com cinco alunos cursando o 8° período na UFMA, campus Grajaú. Os discentes do curso demonstraram resultados positivos com suas experiências adquiridas em todas as etapas do estágio, como também as dificuldades encontradas em sala de aula, onde a grande maioria pretende prosseguir com a carreira, outros pretendem buscar maiores qualificações após a licenciatura para atuar nas mais diferentes áreas relacionadas a química.
Palavras chaves
Estágio; Importância ; Formação
Introdução
O estágio é indispensável para o processo de formação do futuro profissional, pois através dele, o aluno tem acesso direto para sua futura área de trabalho, tornando possível aplicar seus conhecimentos que até então eram somente teórico para a prática. Na formação docente não é diferente, a proposta do estágio supervisionado estipulada no ano de 2006, segundo as obrigatoriedades da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), “tem como intuito proporcionar ao aluno a observação, a pesquisa, o planejamento, a execução entre outras atividades pedagógicas; para que seja realizada a aproximação da teoria com a prática em sala de aula” (SCALABRIN e MOLINARI, 2013). Durante o período de atuação do discente no campo de ensino nas disciplinas de estágio supervisionado, é possível a transmissão de saberes entre os profissionais que atuam na área, como também na experiência com os alunos na sala de aula, que de acordo com Corte e Lemke (2015) possibilita uma visão mais ampla do contexto escolar, contribuindo para sua reflexão sobre o trabalho docente, de suas ações, de suas dificuldades, seus impasses, entre outros fatores. Segundo Bolzan (2007), o objetivo principal na formação dos professores não se baseia apenas em ensinar os alunos e professores e sim refletir sobre as práticas que contribuam com a compreensão dos problemas de ensino, perceber a importância dos materiais didáticos nas escolhas pedagógicas, examinar os currículos das escolas, discutir e trocar experiencias afim de avançar objetivando novas aprendizagens, em uma contínua atividade prática colaborativa, reflexiva e coletiva. Ou seja, necessita-se a troca de experiências de modo a avançar em novas direções de aprendizagens, segundo o pensamento do mesmo. Nos cursos de licenciatura no Brasil, o Estágio é um tema que aborda debates e desafios, tendo em vista que ainda é confundido e concebido como uma atividade unicamente prática, dissociada da teoria. A partir deste fato, porém, e constatados diversos problemas na formação e atuação docente, cada vez mais o Estágio ganha importância nos currículos dos cursos de licenciatura. O Estágio, por vezes considerado uma mera atividade prática no campo de atuação docente, ganhou importante consideração, concebido como campo de conhecimento por se constituir primordialmente enquanto atividade de pesquisa (PIMENTA e LIMA, 2006). Diante disto, verifica-se que a pesquisa proporcionada pelo Estágio nos cursos de formação docente diz respeito ao conhecimento acerca da realidade escolar a fim de que se possa haver uma melhor formação e atuação docente com a finalidade de transformação da realidade dos indivíduos através do processo de ensino-aprendizagem, evidenciando a necessidade da articulação entre teoria e prática, também denominada de práxis social, cuja manifestação tão almejada é a humanização dos homens (PIMENTA, 1994). Assim, uma experiência construída a partir da prática na qual se adquire com vivencias reais no caso uma escola é um dos primeiros passos para se tornar um bom profissional, ter olhares de como se portar enquanto facilitador de reflexões críticas. Incentivar os estagiários a ultrapassarem as cópias malfeitas e as críticas sem sentido da realidade escolar, para que busquem na ação-reflexão e na interação escola-universidade as possibilidades efetivas de intercâmbio com professores regentes, orientadores e alunos das escolas, numa atitude de participação e de interação efetivas (MILANESI, 2012) O presente artigo tem como objetivo investigar os resultados adquiridos no processo de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química, com intuito de abordar a importância do mesmo na formação de futuros professores.
Material e métodos
Para o desenvolvimento do presente artigo, foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo uma investigação que busca ir mais a fundo e analisar os fenômenos em toda sua complexidade em contexto natural. (BOGDAN E BIKLEN, 1994). Coleta de dados A pesquisa de campo foi realizada com um total de cinco alunos do 8° período do curso de licenciatura em Ciências Naturais-UFMA, campus Grajaú. A escolha por esse grupo de estudantes é justamente por terem concluído todas as etapas do estágio supervisionado. Realizamos uma entrevista focando no contexto das experiências adquiridas durante o estágio, assim como também investigar se o estágio está preparando de forma significativa para uma atuação de qualidade como futuros profissionais da educação. Levantamento de dados Foram realizados levantamentos bibliográficos, para a realização de consultas, que tornam indispensável para o desenvolvimento e concretização do trabalho. As principais fontes desta pesquisa foram: artigos, livros, teses e dissertações, sendo os melhores meios de fundamentação nos trabalhos científicos.
Resultado e discussão
Não existem métodos específicos e perfeitos de ensinar, tentar definir a
maneira de ensinar é tão complicado quanto definir o que ensinar. A
aprendizagem segue um ciclo eterno de aprender para ensinar, assim a
importância de adquirir habilidade e competência para poder educar com
qualidade, se faz necessário uma conduta que valorizem as experiências e
conhecimentos prévios, assim como o vínculo entre educação, trabalho,
práticas sociais e culturais.
Dessa maneira se faz necessário que a universidade prepare e qualifique
futuros profissionais capazes de gerarem aprendizes e possíveis educadores
futuros. Com essa intenção surgiu a ideia de investigar ao ponto de vista
dos alunos sobre como é encarado o estágio e a importância do mesmo para sua
formação.
O trabalho em questão foi desenvolvido com base em dados bibliográficos dos
mais variados modelos e relatos fornecidos por docentes da instituição
através de questionamentos manuscritos com o intuito colaborativo na
produção do mesmo. Segue-se abaixo os questionamentos com as respostas
obtidas:
Inicialmente foi perguntado sobre a importância do Estágio Supervisionado
para a formação docente:
Aluno A:
O Estágio Supervisionado na formação docente é essencial para a aquisição da
prática profissional, pois é onde buscamos vincular os aspectos teóricos,
com os aspectos práticos, e ainda, preparar o licenciando para a docência.
Aluno B:
O Estagio supervisionado é importante na formação docente por que é atreves
do Estagio que o aluno vivencia a experiência de pratica na sua futura
profissão.
Aluno C:
O estágio na minha perspectiva se mostra importante na minha graduação em
vista de que, através dele eu pude ter uma primeira impressão sobre a
docência nas escolas grajauense.
Aluno D:
É de extrema importância, visto que é um período de aprendizagem
significativa e oportuno para reflexão e relevância acerca da profissão.
Aluno E:
É de suma importância pois é onde o acadêmico tem o primeiro contato com a
sua área de atuação assim colocando em pratica tudo que se aprendeu durante
sua formação.
Todos os alunos relataram a importância do estágio supervisionado como um
todo, vai mais além de uma exigência curricular mais sim de uma experiencia
visando um primeiro contato entre estagiário e alunos, contribuindo com a
primeira relação na sua área de atuação e vivencias durante todo o período
do estágio.
Em seguida questionou-se se Estágio Supervisionado contribui para atuação em
sala de aula:
Aluno A
Com a interação e as experiências construídas em sala de aula durante a
formação, é possível sentir como a apreensão e a euforia se misturam, pois a
expectativa de aliar a teoria coma pratica pode não ser plenamente atingida
e talvez nunca será, mas sempre será um aprendizado constante.
Aluno B
Contribui por que o aluno adquire experiências importantes e conhecimentos
que poderá levar para sala de aula como futuro educador.
Aluno C
Sim, pois por meio das minhas experiências no estágio, a docência se mostra
como uma boa opção a seguir.
Aluno D
Contribuiu de forma significativa na construção da minha identidade
profissional.
Aluno E
Sim, pois segue todo um cronograma onde viabiliza o estagiário a se sentir
um real professor, gerando troca de conhecimento em ambas as partes.
De uma forma geral é possível notar que todas as respostas partem de um
mesmo pressuposto que o estágio supervisionado contribui “sim” para atuar
futuramente na sala de aula, estabelecendo assim uma construção profissional
com experiencia na prática docente.
Após, foi indagado a respeito de estímulos docentes dos atuantes, e pediu-se
citações:
Aluno A
Há professores que sempre estimulam a prática docente dos estagiários, porem
outros falam “no meu tempo não tive outra oportunidade de graduação, vocês
tem, e a profissão é desvalorizada”.
Aluno B
Sim, muitos docentes desmotiva os estagiários através de questionamentos,
como: “é a profissão escolhida para sua vida?”
Aluno C
Ouvi um dia em que uma professora falou que se fosse mais nova estudaria
mais para não ser professora.
Aluno D
Não houve falta de estímulos, sempre houve incentivo da parte dos docentes e
equipe pedagógica.
Aluno E
Sim, principalmente a falta de interação do conteúdo com o cotidiano dos
alunos, como aulas mais didáticas e expositivas com experimentos.
Nota-se que cada estagiário teve uma experiencia diferente, três responderam
que foram desmotivados a continuarem nesta futura profissão. Já as outras
duas respostam partiram de dois pensamentos que se sentiram motivados por
toda a equipe pedagógica e por todos os professores referente a sua área.
Segundo Pereira e Baptista (2009), é necessário uma reflexão sobre os
problemas encontrados em sala de aula e a prática do licenciando como
docente de modo geral, com o objetivo de contribuir para a superação das
dificuldades encontradas a partir da experiência adquirida, como meio de
adquirir domínio nas habilidades docentes, para assim conseguir enfrentar as
diversas situações em sala de aula no decorrer da carreira. (SOUZA e
GONÇALVES, 2012)
Em seguida, indagou-se sobre a pretensão à carreira docente após o estágio,
e pediu-se justificativas:
Aluno A
Continuo pensando na docência, apesar do estágio em si cobrar tanto do aluno
estagiário, vejo que a profissão em si não vai ser um problema.
Aluno B
É uma profissão que gosto muito, quero ser uma professora que motiva os
alunos a buscarem o conhecimento.
Aluno C
Lecionar é uma possibilidade, entretanto pretendo cursar outro curso.
Aluno D
Pretendo, pois acredito no potencial transformador deste profissional.
Aluno E
O estágio tem o papel importante para os futuros professores, o estágio faz
com que o estagiário se torne um profissional de qualidade e eficiente.
É notório que a partir da experiência, grande parte dos estagiários ainda
pretendem seguir a profissão de professor, como também é possível
identificar entre as respostas a falta de interesse em prosseguir na área
após a formação.
Por último, quis-se saber sobre a atual realidade do ensino nas escolas a
qual foi realizado o Estágio Supervisionado:
Aluno A
Falta de estrutura adequada, para atender as necessidades de ensino, pois os
documentos nacionais que norteiam o ensino básico no Brasil preconizam uma
coisa, praticando outra.
Aluno B
O ensino nas escolas deixa muito a desejar, os alunos precisam de motivação
para desempenharem um papel de um bom estudante. Assim, cabe aos professores
buscarem meios que facilitam a aprendizagem dos alunos, é preciso que a
família e a escola andam de mãos dadas para que aja uma educação de
qualidade.
Aluno C
O ensino da atualidade mostrou-se um caos em vista da péssima administração
de recursos. Em vista desta realidade os próprios professores e alunos se
desmotivam por conta do déficit na infraestrutura, limitando as práticas
pedagógicas dos professores, principalmente em química pois, não havia
possibilidade de haver aulas práticas por falta do laboratório na escola.
Aluno D
O fazer pedagógico depende de cada um de nós professores e cada um deve
desenvolver técnicas procurando superar as dificuldades dos estudantes, cuja
ações também devem ser incentivadas por parte da equipe pedagógica.
Aluno E
Percebe-se que a falta na formação ou incentivo aos professores para que
possam ter bom rendimento com seus alunos.
Dentre todas as respostas, é possível ressaltar três pontos que são
recitados pelos entrevistados. São eles: Relação família-escola, estrutura
física deficiente e utilização de métodos antiquados e nem sempre eficazes.
Formando assim um conjunto de causas geradoras de dúvidas a respeito da
carreira de licenciatura. Para Lima e Pimenta (2012), umas das principais
realidades do ensino é fragmentação, que impede ou dificulta a visão da vida
escolar e do ensino como um todo, e assim levando essa prática curricular
insuficiente à compreensão das fragilidades e superação das adversidades
relacionadas ao ambiente escolar e a prática docente.
Conclusões
Portanto, o estágio supervisionado é o principal meio onde o discente tem acesso com sua área de atuação, tornando uma experiencia essencial para sua formação. A partir dos resultados, os discentes do curso de licenciatura de Ciências Naturais – Química, na Universidade Federal do Maranhão, campus Grajaú demonstraram resultados positivos com suas experiencias adquiridas em todas as etapas do estágio, como também as dificuldades encontradas em sala de aula, onde a grande maioria pretende prosseguir com a carreira apesar das dificuldades, outros pretendem buscar maiores qualificações após a licenciatura para atuar nas mais diferentes áreas relacionadas a química. De todas as maneiras, a licenciatura está gerando grandes profissionais conscientes de seu papel na vida de outras pessoas e também na própria, seja com todos os desafios lançados, com colaboração do estágio, estarão prontos a superar e evoluir profissionalmente.
Agradecimentos
Referências
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