A Química Orgânica nas Imagens em Livros Didáticos: Um olhar pela perspectiva dos Obstáculos Epistemológicos de Bachelard.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Machado da Silva, M.C. (UFMA) ; Vieira Carvalho Oliveira Marques, C.V. (UFMA)

Resumo

O trabalho apresenta a análise dos livros didáticos de Química do 3ª ano do eixo Bacanga das escolas aos arredores da Universidade Federal do Maranhão em São Luís do Maranhão. Para a análise utilizou-se as categorias com base na perspectiva dos obstáculos epistemológicos, codificadas por Stadler et al (2012) e Lopes (1992). que podem ocorrer durante o processo de aprendizagem, que se dividem em 5 categorias, a saber: (i) obstáculo da primeira experiência, (ii) animista (iii) obstáculo realista, (iv) substancialista e (v) verbal. A partir das categorias identificou-se a presença de obstáculos nos livros analisados dentre eles, obstáculo de primeira experiência, obstáculo verbal e obstáculo realista.

Palavras chaves

Livro didático; Química; Obstáculo Epistemológico

Introdução

Segundo a literatura da área, o livro didático (LD) costuma ser o único referencial de ensino e aprendizagem para professores e alunos em diversas situações e essa utilização abrange desde planejamento e elaboração das aulas no período letivo até material de apoio as mais variadas atividades, apesar da vasta disponibilidade de materiais e/ou dispositivos tecnológicos existentes no mercado pedagógico para consultas e/ou estudos destinado a toda comunidade escolar (FRACALANZA, 1993; CARNEIRO et al, 2005). No que se refere ao uso de imagens nos LD’s da área de química, Lopes (1992) afirma que, normalmente, os livros tendem a recorrer para imagens fáceis que permitem ao aluno uma associação de ideias familiares, mas que não incorporam a problematização de conceitos e nem uma preocupação com o desenvolvimento do raciocínio do aluno. Assim, os professores de Química devem assim repensar epistemologicamente o que ensinam e como ensinam e quais materiais utilizam nesse processo para evitar que obstáculos epistemológicos sejam estimulados e propagados nos conteúdos das disciplinas.Nesse contexto, o presente trabalho revela uma análise sobre os diferentes tipos de imagens e representações referentes ao conteúdo de Química Orgânica presente em Livros didáticos de química, pontualmente usados do 3º ano do EM, buscando verificar a contribuição para aprendizagem do conhecimento científico pelo aluno, e alertando ao professor para o uso do livro didático de Química evitando a aplicação de más analogias ou afastamento da real representação dos modelos químicos ( LEITE et al, 2006).

Material e métodos

A pesquisa foi aplicada em escolas de Ensino Médio (EM) da rede pública estadual do município de São Luís do Estado do Maranhão, no eixo Bacanga, que se localiza nos arredores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ressalta-se que a justificativa para a amostragem selecionada se deu pelo fato de que essas escolas são utilizadas como local de Estágio para os alunos desta universidade. Antes do contato com o campo de pesquisa, procedeu-se ao convite e pedido de autorização de inserção da pesquisadora no nas escolas, que foi concedido pela SEDUC/MA. O objeto de pesquisa desta investigação se ateve aos Livros Didáticos de Química (LDQ) utilizados nas escolas selecionadas como campo de pesquisa. Dessa forma, foram solicitados aos professores de química, exemplares de LDQ’s do 3º ano do EM. A análise desses livros seguiu a abordagem de pesquisa qualitativa, tendo como procedimento analítico a análise de conteúdo (AC) existente nas mensagens visuais das imagens presentes que remetem ao assunto da química orgânica (LUDKE; ANDRÉ, 1986). As categorias de análise utilizadas basearam-se na perspectiva da teoria dos obstáculos epistemológicos, codificadas por Stadler et al (2012) e Lopes (1992) que podem ocorrer durante o processo de aprendizagem, que se dividem em 5 categorias, a saber: (i) obstáculo da primeira experiência, (ii) animista (iii) obstáculo realista, (iv) substancialista e (v) verbal.

Resultado e discussão

A amostragem de livros analisada foi coletada em três escolas de EM, conforme se mostra no quadro (Figura 01). Revelou-se a existência de duas categorias de obstáculos epistemológicos nesses LDQ analisados, no que diz respeito ao obstáculo Realista e ao obstáculo Verbal. Não foram detectados obstáculos do tipo “primeira experiência”, “animista” e “substancialista” (LOPES, 1993). No que se refere ao Obstáculo Realista, é oportuno explicar que esse tipo de obstáculo é descrito como a dificuldade do aluno a se contentar com uma explicação concreta de um fenômeno, não conseguindo produzir a abstração necessária (STADLER et al 2012; LOPES, 1992). Nesse sentido, observou-se a presença nessa linha de obstáculo em dois dos LD de Química analisados (I e II) que fazem o uso dos modelos com bolas e varetas para representação das moléculas, sem indicações figurativas de dimensões, além de cores fora da escala que possibilita ao aluno uma natural vinculação do que é “concreto” nas imagens das moléculas, podendo dissimular a forma abstrata dela (LEITE et al, 2006). No tocante ao Obstáculo Verbal observou-se em dois dos LD (II e III) que se utiliza de esquemas simplificados na forma de imagens, e uma abordagem temática contextualizadora. Neste caso, a simplificação e a subjetividade intrínsecas utilizadas desvia o aluno das teorias e dos conceitos racionais (OLIVEIRA et al, 2007;STADLER et al, 2012). Ainda nos LD de Química 1, 2 e 3 em questão é possível observar vários recortes contendo fragmentos da história da Ciência. Nessa linha, Lopes (1993) discute a importância da historização da ciência, no que concerne ao seu progresso, a sua cultura e a sua complexidade, contudo o que se vê nos LD é breves resumos históricos que possuem apenas um caráter ilustrativo e informativo.

Figura 01.

Quadro com os Dados Bibliográficos dos Livros referentes à análise.

Conclusões

Os dados tratados na pesquisa encontram a presença de três obstáculos epistemológicos: Verbal e Realista. As presenças desses obstáculos em LD’s retratam para as dificuldades no processo de ensino aprendizagem. As imagens nos LDQ’s devem corroborar para significação e apropriação do conhecimento científico. E é nessa vertente que afirmamos a importante de pesquisas com a intenção de averiguar essas questões de como estão dispostas a imagens no livro didático de Química para que não se portem apenas como ilustrações do texto, mas contribuem para o aprimoramento do conhecimento ao aluno.

Agradecimentos

Agradecimento ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Agradecimento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - (CAPES) pelo formento a pesquisa.

Referências


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LEITE, V. M; SILVEIRA, H. E; DIAS, S. S.. Obstáculos Epistemológicos em Livros Didáticos: Um estudo das imagens de átomos. Revista Virtual Candombá, v. 2, n. 2, p. 72–79, jul – dez 2006.
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LOPES, A. R. C. Livros Didáticos: Obstáculos Verbais e Substancialistas ao Aprendizado da Ciência Química. Revista Brasileira de Estratégias Pedagógicas. Vol. 74. Brasília, 1993.
LOPES, A. R. C. Contribuições de Gaston Bachelard ao Ensino de Ciências. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 11, n. 3, p. 248-274, 1993.
LOPES, A. R. C. Bachelard: O filósofo da desilusão. Caderno Catarinense
de Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Catarina,
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LÚDKE, M. e ANDRÈ, M. E. D. A.. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. – São Paulo: EPU, 1986.
NETO, J. M.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Revista Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
OLIVEIRA, O. GOMES, H. J; Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo. Revista Ciências & Cognição, vol. 12. dez. 2007.
STADLER, et al. Análise de obstáculos epistemológicos em livros didáticos de química no médio do PNLD 2012. Revista HOLOS, Ano 28, Vol.2, 2012.

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