AULA PRÁTICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO CONTEUDO DE REAÇÕES ENDOTÉRMICAS E EXOTERMICAS

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ambiental

Autores

Paulo, N.O. (UECE/FECLESC) ; Menezes, J.L.R. (UECE/FECLESC) ; Menezes, F.A.M. (UECE) ; Moura, G.M.A. (UECE/FECLESC) ; Santos, G.L. (UECE/FECLESC) ; Moreira, E.S. (UECE/FECLESC)

Resumo

A dificuldade na aprendizagem no ensino de Química pode estar relacionada a dexcontextualização dos temas, desmotivando o interesse pela disciplina. A atividade prática pode ser utilizada, para a contextualização do assunto abordado em aulas teóricas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi contextualizar a química, através de aula prática na disciplina de Química geral, para alunos do 2° ano do ensino médio, como uma ferramenta facilitadora na compreensão do conteúdo “Reações Químicas”. Os resultados demonstram que as aulas práticas podem auxiliar na compreensão dos assuntos trabalhados, além de incentivar o interesse pela disciplina.

Palavras chaves

Aula prática; Reações; Aprendizagem

Introdução

O livro didático costuma ser a única ferramenta educacional que os educadores empregam para organizar as idéias e articular a exposição destas aos alunos. No método tradicional de ensino, onde o professor repassa o conteúdo programado e exercícios em sala de aula, muitas vezes é notório o desinteresse dos alunos em relação ao conteúdo. No ensino de Química, percebe-se muitas vezes que o aluno não consegue associar o conteúdo estudado com o seu cotidiano, o que na maioria das vezes o faz desinteressar-se pela disciplina. Isto pode ser indício de um ensino descontextualizado, ou seja, desconexo à realidade do educando, devendo o professor mostra-se apto para atuar nos novos moldes de ensino e de aprendizagem que requer essa nova sociedade aldeada de informações e tecnologias (SOUSA; FERREIRA, 2017). Diante disso, é imprescindível ao docente, que este possa desenvolver atividades e práticas diferenciadas que o ajudará a levar o conhecimento pretendido a todos os discentes de determinada turma, de forma prazerosa (NOVAIS, 2015). Deste modo, a aula prática deve fazer parte da metodologia utilizada pelo professor de química, de forma à proporcionar uma proximidade com o conteúdo abordado. Guimarães (2009) afirma que as aulas práticas podem ser assumidas como uma excelente estratégia para a criação de problemas contextualizados, respondendo os questionamentos dos estudantes durante a atividade. Diante dessa problemática, o objetivo deste trabalho foi contextualizar a química, através de aula prática na disciplina de Química geral, para alunos do 2° ano do ensino médio, como uma ferramenta facilitadora na compreensão do conteúdo “Reações Químicas”.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado durante atividade de Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Química e propôs uma aula prática no conteúdo “Reações químicas’, como auxilio na compreensão do conteúdo ministrado na disciplina de Química Geral. A pesquisa foi realizada com 34 alunos matriculados no 2º ano do Ensino médio de escola pública localizada no Município de Capistrano-CE. A metodologia consistiu em uma aula expositiva sobre reações endotérmica e exotérmicas, seguida de um questionário inicial. Logo após foi realizada a atividade experimental, em laboratório de química da escola, onde foram feitas duas práticas relacionadas ao conteúdo trabalhado: o 1º experimento sobre reação endotérmica e o 2º experimento sobre reação exotérmica. Após a atividade, foram feitos questionamentos aos alunos, a cerca de qual das duas reações se observou a absorção de calor ou liberação de calor. Em seguida aos experimentos foi distribuído, aos discentes, um segundo questionário composto por três questões objetivas, com o intuito de verificar a percepção dos alunos em relação à atividade experimental e sua contribuição na aprendizagem do conteúdo na disciplina de química geral.

Resultado e discussão

Inicialmente, antes da atividade experimental, foi perguntado aos alunos se eles compreendiam o que era uma reação endotérmica e exotérmica. Foi possível identificar que 36% disseram que compreendiam, 14% que não compreendiam e 50% ainda tinham dúvidas, sobre esses conceitos. Assim, verificou-se que após a aula expositiva, uma boa parte da turma ainda possuía dúvidas em relação ao conteúdo. Após a atividade experimental, questionou-se aos alunos se estes achavam que a aula prática havia auxiliado na compreensão do conteúdo estudado. Dos entrevistados 97% responderam que havia auxiliado e 3% “mais ou menos”. Assim, pôde-se verificar que a grande maioria da turma, achou que a aula contribuiu para a compreensão do conteúdo estudado. Na segunda pergunta, questionou-se aos alunos o que eles acharam da aula prática no conteúdo de reações endotérmicas e exotérmicas. O resultado demonstrou que 47% avaliaram como “ótimo”, 53% como “bom”, não havendo avaliações negativas. Desta forma, verificou-se que a totalidade dos entrevistados avaliaram positivamente a atividade experimental no assunto abordado. Na última questão, perguntou-se aos discentes, se estes acharam a aula prática importante na disciplina de química. Foi solicitado ainda, que caso achassem importante, comentassem, o porquê. Nesta pergunta, 100% dos entrevistados responderam que acharam importante a aula prática na disciplina. Dentre os que responderam positivamente à questão, alguns citaram: “É importante, pois aprendemos sobre o conteúdo, e tiramos as dúvidas que ainda temos.” “É importante porque tiramos as duvidas e aprendemos mais.” Pelo exposto, pôde-se verificar que a aula prática é vista pelos alunos como uma atividade muito importante, para auxiliar a compreensão do conteúdos estudados em sala de aula.

Conclusões

No trabalho realizado, verificou-se a importância das aulas práticas na disciplina de química, para a contextualização da temática sobre “Reações Químicas” e o quanto esta pode contribuir positivamente para a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em classe. A atividade prática, além de despertar o interesse em relação ao conteúdo abordado, promoveu também aulas mais interativas, o que proporcionou a participação ativa dos alunos durante a aula.

Agradecimentos

Referências

GUIMARÃES, C.C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 198–202, 2009.
NOVAIS, A. B. B. A didática no ensino da química. (SOCIESC) CURITIBA, 2015.
SOUSA, A. K. FERREIRA, M. C. Percepção dos discentes sobre aula prática no ensino de química como potencializadora da teoria. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, p. 476-491, 2017.

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