KIT REMOVEDOR DE ODOR (CHULÉ)

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Caetano, D.F. (IFMT - CAMPUS BELA VISTA) ; Cruz, A.S. (IFMT - CAMPUS BELA VISTA) ; Junior, E.S.O. (IFMT - CAMPUS BELA VISTA) ; Soares, S.T.C. (IFMT - CAMPUS BELA VISTA)

Resumo

Em virtude do frequente e prolongado uso de calçados no dia a dia, nossos pés transpiram, retendo umidade; no caso de permanência dessa umidade, inevitavelmente alojam-se bactérias indesejadas, pois é devido à esses micro-organismos unicelulares que o mal cheiro se prolifera em todo o calçado e até mesmo para o meio externo, ocasionando desconforto para o usuário e para os que estão em sua volta. Dessa forma, a proposta deste projeto foi criar um kit removedor de odor, visando o baixo custo e o fácil acesso para produzi-lo, zelando pelo bem-estar geral. O objetivo foi elaborar à base de produtos que são facilmente encontrados no mercado. Os resultados foram significativos, de modo que o kit removedor apresentou-se apto para uso e inibição do odor.

Palavras chaves

CALÇADOS; REMOVEDOR; ODOR

Introdução

O chulé, também conhecido como bromidrose, nada mais é do que a existência de substâncias gasosas emitidas por bactérias e que são armazenadas nos pés. As bactérias alimentam-se da pele morta, em um ambiente úmido, quente e com ausência de luz, devido ao suor existente nos pés, que geram compostos químicos com odor desagradável, denominados ácido isovalérico e metanotiol (SUPER ABRIL, 2018). As reações químicas são base da vida no planeta e para que ocorram, além das condições ambientais necessárias, faz-se necessário conhecer também os reagentes destas reações e suas características. O bicarbonato de sódio, por exemplo, tem como uma das suas propriedades a capacidade de absorver odores, entretanto vale destacar a capacidade abrasiva e clareadores de tal substância, embora não seja agressivo à pele e mucosas. Outra característica importante desta substância é sua capacidade de reagir com substâncias ácidas, neutralizando-as (INFOMONEY, 2018). O amido de milho, conhecido popularmente como maisena, trata-se de um carboidrato que pode ser extraído do endosperma do milho, produzindo uma substância branca, sólida, com baixa granulometria, utilizada para fins culinários, sejam domésticos ou industriais (COZINHA TÉCNICA, 2018). O limão é uma fruta cítrica facilmente encontrada nos mercados e Ceasas brasileiros, possui diversas variedades, sendo o limão Taiti um dos destaques comerciais, embora exista também o limão-galego, limão-cravo, inclusive limão siciliano (SUA PESQUISA, 2019). O limão é uma fruta com relativa importância devido aos benefícios para a saúde humana, devido às “propriedades curativas, poder adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico e clareador” (BELEZA E SAÚDE, 2019). Dentre as substâncias existentes no mercado brasileiro, há um destaque com relação às substâncias com possível utilização cosmética, por exemplo, a manipulação das substâncias álcool etílico, nonil fenol etoxilado, água, óleos essenciais e corante, possibilita a fabricação da essência aroma bebê que é bastante utilizada para cosméticos infantis e/ou femininos, devido ao odor agradável que atrai clientela.

Material e métodos

SPRAY Utilizou-se água, bicarbonato de sódio, copo, colher e limão. Uma alíquota de 400 mL de água foi aquecida, sem atingir o ponto de ebulição, apenas deixando a água morna. Transferiu-se para um copo, para diluir o bicarbonato de sódio. Após a mistura, utilizou-se o mesmo limão que foi primeiramente ralado para obter raspas para o segundo item e, posteriormente, foi espremido no copo com a água e bicarbonato de sódio presentes. Logo após, a solução foi transferida para um borrifador de 500 mL. Após preparo do produto desejado, fez-se o teste borrifando em toda parte interna do calçado, deixando-o ligeiramente úmido. Foi necessário obedecer o tempo de secagem, a fim de prosseguir para o próximo item do kit. TALCO BABY Utilizou-se amido de milho, bicarbonato de sódio, ralador, limão, essência aroma bebê, recipiente de pequeno de vidro, colher, furadeira e garrafinha plástica.Em um recipiente pequeno de vidro foram adicionadas duas colheres de sopa cheias de amido de milho, duas colheres de sopa rasas de bicarbonato de sódio, raspas de limão (de um limão previamente ralado e em pequena quantidade apenas para relembrar o aroma e o frescor da fruta) e três colheres de essência aroma bebê. Após todos os ingredientes serem adicionados, misturou-se até atingir uma textura uniforme. Com auxílio de uma colher, transferiu-se o talco baby para uma garrafinha de plástico de 300 mL. Os furos na tampinha foram feitos com auxílio de uma furadeira, utilizando a menor broca para o buraco não exceder o tamanho, evitando a aplicação exagerada e descontrolada posteriormente.

Resultado e discussão

Os próximos subtópicos fazem referência aos resultados obtidos através dos experimentos descritos no item acima. 1º item do kit – Spray Ao misturar o limão na água, contendo bicarbonato de sódio, foi evidenciado uma reação exotérmica; entretanto, nada que atrapalhasse o desempenho do produto, muito pelo contrário, o spray provou ser muito eficiente já na primeira experiência. O odor foi substancialmente inibido somente com spray, mas para atingir êxito total, avançamos para o segundo item do kit removedor de odor. 2º item do kit – Talco Baby Após atingir o tempo necessário de ação do spray, seguiu-se para a aplicação do talco baby. O resultado foi indiscutivelmente exuberante, removendo por completo o odor e ainda aromatizando o calçado. O talco se mostrou efetivo por bastante tempo, inclusive após o contínuo uso do calçado. • Com base nos testes aplicados em quatro pares de calçados, o kit removedor de odor apresentou-se completamente eficaz. O primeiro calçado pertencia à uma pessoa que praticava bastante esporte; usando-se somente o spray não se inibiu totalmente o odor da chuteira, então foi necessário o uso do talco baby para eliminar por completo o chulé e também para perfumar a chuteira. No segundo teste, ocorreu o mesmo processo, pois o usuário não alternava regularmente suas meias e tênis. Já no terceiro par, ocorreu uma situação diferente, pois o dono do calçado era sedentário e por isso não praticava muitos exercícios; então só foi necessário o uso do spray para anular a bromidrose, e o uso do talco foi apenas para aromar o calçado. No ultimo par testado, o usuário trocava frequentemente as meias e os sapatos; logo, o mesmo processo ocorrido no par anterior, voltou a se repetir. Os usuários dos calçados confirmaram e exaltaram a eficácia do kit removedor de odor. • Não existe no mercado nenhum produto equivalente ao kit removedor de odor, apenas semelhante ao talco baby, sendo eles o Tenys pé Baruel e o Granado. Em ambos produtos, a embalagem é descartada após o uso, diferentemente do talco baby, no qual reutiliza-se materiais que seriam jogados fora, visando favorecer a sustentabilidade e manter a mesma qualidade dos talcos industriais. • Extra: surpreendentemente, o spray apresentou resultados notórios no quesito limpeza. Borrifou-se a solução em um pano e passou-se na parte externa do calçado. Instantaneamente, atingiu-se um tom mais claro, deixando o calçado limpo. Para utilização do kit foram propostas algumas recomendações para o uso doméstico: I. O uso do talco baby é indicado somente para os calçados. Não é recomendado a aplicação direta nos pés, prevenindo possíveis reações alérgicas; II. Não aplicar o spray nas meias e nos pés; III. Aplicar o talco baby de dois em dois dias, evitando o desperdício, inibindo por completo o chulé e mantendo o aroma agradável.

Conclusões

Tendo em vista os ótimos resultados obtidos, considera-se que o produto desenvolvido possua, sem dúvidas, grande aplicabilidade cotidiana e até mesmo comercial, para aqueles que almejam uma renda extra. Visando o baixo custo e a baixa complexidade de preparo, o Kit Removedor de Odor atingiu todos os desafios propostos, inclusive foi além do esperado, devido suas funções já estimadas e uma nova aplicabilidade descoberta. É importante ressaltar a importância desse produto para o meio ambiente; promovendo constantemente a reutilização de objetos que seriam jogados fora, dos próprios ingredientes que foram utilizados, e assim, estimulando e preponderando a sustentabilidade.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Mato Grosso, pelo venerável suporte no ensino, pesquisa e extensão, e a nossa orientadora Susel Taís, por nos guiar nesta jornada de conhecimento.

Referências

BELEZA E SAÚDE. Tudo sobre o limão!. Disponível em: <https://belezaesaude.com/limao/>. Acesso em: 22 ago. 2019.
COZINHA TÉCNICA. Amido/Maisena/Maizena. Disponível em: <https://cozinhatecnica.com/2018/05/amido-de-milho-maisena/>. Acesso em: 21 ago. 2019.
INFOMONEY. Dr. Bactéria atesta eficiência do bicarbonato de sódio nas Apas 2018. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/negocios/noticias-corporativas/noticia/7409828/bacteria-atesta-eficiencia-bicarbonato-sodio-apas-2018>. Acesso em: 22 ago. 2019.
SUA PESQUISA. Limão. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/frutas/limao.htm>. Acesso em: 22 ago. 2019.
SUPER ABRIL. Como se forma o chulé?. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-o-chule/>. Acesso em: 22 ago. 2019.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ