PRODUÇÃO DE FILTROS DE ÁGUA UTILIZANDO CARVÃO ATIVADO PROVENIENTE DO CAROÇO DO AÇAÍ COMO UMA PROPOSTA PARA MELHORIA NA QUALIDADE DAS ÁGUAS CONSUMIDAS NA CIDADE DE ÓBIDOS-PA.
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Materiais
Autores
Piheiro, A.J. (IFPA) ; Filho, M.B.S. (UFOPA) ; Mendes, M.H.S. (UFPA) ; Miranda, A.M.S. (UFOPA) ; Miranda, I.S. (IFPA)
Resumo
O município de Óbidos carece muito em relação à gestão de tratamento de água, nesse sentido, o referido trabalho propõe a produção artesanal de um filtro de água, utilizando carvão ativado proveniente do resíduo caroço do açaí produzido no próprio município, que tem como objetivo melhorar a qualidade da água para consumo da população, para tanto, depois de preparados e testados, os filtros foram distribuídos em algumas residências da cidade e estabelecimentos comerciais para uso em diversas atividades, sendo posteriormente feito um acompanhamento para observar se realmente houve melhora na qualidade de vida de parte da população da cidade de Óbidos-PA. Os resultados foram bem significativos, uma vez que o material produzido mostrou ser eficiente com relação a melhora na qualidade da água.
Palavras chaves
Qualidade da água; Fultro artesanal; Óbidos-PA
Introdução
Com a crescente demanda populacional e consequentemente o aumento no consumo de água potável, faz-se necessário o desenvolvimento de novas técnicas para otimização no tratamento, quando possível, da água utilizada para consumo humano. Dentre diversos processos, a adsorção tem provado ser um método eficaz para a remoção de vários poluentes encontrados em soluções aquosas e é principalmente caracterizada por ser uma das tecnologias mais econômicas quando comparado a métodos mais sofisticados (VIEIRA et al, 2009). CORREIA et al. (2017) avaliou a técnica de filtração utilizando carvão ativado, proveniente do caroço de açaí, como meio filtrante de um sistema de captação e tratamento de água da chuva. O trabalho mostrou que o carvão produzido pelo método de ativação por impregnação de NaOH a superfície do produto, proporcionou ao material as características físico-químicas necessárias para utilização do mesmo como um produto de regulação de pH e controle de qualidade da água. Ainda PEREIRA (2013) produziu carvão ativado a partir do caroço de açaí a fim de utilizá-lo no tratamento de água, em filtros, para o consumo humano na cidade de Moju-PA. O referido trabalho demonstrou que carvão ativado apresentou eficiência igual e em algumas análises superior ao carvão ativado industrial com relação ao processo de melhoramento na qualidade da água consumida no município de estudo. Conforme tudo que foi observado e a possibilidade de se produzir materiais de baixo custo como um artificio para o tratamento de água para população, o referido trabalho se propõe a produzir um filtro artesanal para ser usado como uma proposta para uma possível melhora na qualidade das águas consumidas pela população do município de Óbidos-PA.
Material e métodos
Reconhecimento da área de estudo: Para reconhecimento da área de estudo, foram distribuídos formulários com perguntas relacionados a doenças provenientes do consumo de água e qual a origem das águas consumidas pela população de cada bairro da cidade de Óbidos. Após este levantamento, alguns filtros, após serem produzidos, foram distribuidos em algumas residências e estabelecimentos, sendo posteriormente acompanhados e comparados a qualidade das águas nas residências com e sem filtro. Coleta do Material: Os rejeitos dos caroços do açaí foram coletados em alguns pontos de venda de poupa do açaí da cidade de Óbidos, a outra parcela da coleta foi feita na indústria Açaí Amazonas. Coleta de água: Foi Coletado ±500 a 1000 ml de água em um recipiente com tampas e roscas previamente esterilizadas. No momento da coleta na torneira, foi feito a limpeza e higienização da torneira com álcool a 70% e deixado em repouso para escoar a água por um tempo aproximadamente de 2 a 3 minutos antes de cada coleta. Análises de água: As analises e os parâmetros físico-químicos e microbiológicos, foram efetuados no laboratório Multidisciplinar de Química da Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Santarém-PA. Produção e ativação do carvão ativo: A produção do carvão ativado foi efetuada conforme metodologia proposta por PEREIRA (2013). Fabricação do Filtro: Para produção dos filtros, foram adaptados em um Tubo PVC 100 mm uma entrada de água e uma saída com torneira. Dentro do tubo, foi adicionado sobre uma tela de pano respectivamente: areia branca, pedras de filtro e carvão ativado produzido a partir do caroço do açaí. A imagem do filtro produzido pode ser observada na Figura 1.
Resultado e discussão
Os resultados de reconhecimento da área de estudo demonstraram que 100% da
população de Óbidos, que consome água diretamente da torneira, já teve em
algum momento de sua vida alguma doença relacionada à péssima condição da
água. Ainda, o resultado mostrou que 65% dos entrevistados começaram a
consumir água de poços devido às péssimas condições de distribuição de água
potável na cidade.
Os resultados das analises das águas sem tratamento utilizando o filtro
artesanal estão reunidas na tabela 1. Os valores de cor e turbidez
encontrados nas amostras estão em conformidade com a legislação vigente
(CONAMA) que especula uma faixa de 3 a 6 NTU. O pH levemente ácido reflete a
realidade do aquífero regional, o valor Máximo Permitido (VMP) é de 6,0 a
9,5 (BRASIL, 2006). As analises de dureza medida através do Carbonato foi
muito baixa comparada ao VMP (500 mg/L), sendo considerada brando ou mole.
(BRASIL, 2006). Outro parâmetro importante é o OD, os resultados médios
foram superior a concentração mínima de 5mg/L. Os resultados de Cloro
residual estão fora dos limites estabelecidos pelo ministério da saúde que
limita o valor máximo em 0,5 mg/L.
Os resultados das analises das águas com tratamento utilizando o filtro
também estão reunidas na tabela 1. Os valores de cor e turbidez encontrados
nas amostras estão em conformidade com a legislação vigente. O pH foi
elevado para valores médios de 6, por tanto, dentro dos padrões permitidos.
Os valores da medida de dureza não tiveram variações significativas. O OD,
ficaram entre os valores médios de 6,5 mg/L que ainda é superior a
concentração mínima de 5 mg/L. Os resultados de Cloro residual esta dentro
dos limites estabelecidos pelo ministério da saúde. As análises de
Coliformes totais e Escherichia coli foram negativas para todos.
Tabela contendo os resultados das análises obtidas pelas amostras coletadas em diferentes residências.
Imagem do Filtro artesanal e seu respectivo esquema de construção com seus constituintes.
Conclusões
Em todas as análises os parâmetros de cor, turbidez, dureza, coliformes totais e Escherichia coli estão de acordo com os valores que a legislação brasileira estabelece como aceitável para consumo. Os valores de pH e Cloro residual só estão de acordo com os valores que a legislação brasileira estabelece nas águas que passaram por tratamento com o filtro artesanal. Os resultados demonstram o protótipo de um filtro para fins de consumo de água, pode servir como uma alternativa para melhorar a qualidade das águas consumidas pela população da cidade de Óbidos-PA.
Agradecimentos
Universidade Federal do Oeste do Pará e aos moradores da cidade de Óbidos-PA.
Referências
BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Manual prático de análise de água. 2ª ed. rev. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2006.
CORREA, M. S., JUNIOR, A. J. S. A., ALMEIDA, I. R., TAVARES, L. C., TEXEIRA, L. C. G M. Análise de variáveis físico-químicas da água de chuva antes e depois de filtração em meio filtrante de carvão ativado de caroço de açaí, areia e carvão ativado de caroço de açaí com areia. XXII SBRH – Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Florianópolis-SC, 2017.
PEREIRA, E. N., JÚNIOR, V. C. R. Carvão do caroço de açaí (euterpe oleracea) ativado quimicamente com hidróxido de sódio (NaOH) e sua eficiência no tratamento de água para o consumo. Relatório do projeto Prêmio Jovem Cientista 2013. Escola Estadual de Ensino Médio PROFª. Ernestina Pereira Maia – Clube de Ciências de Moju – CCIM. Moju-PA, 2013.
STANDARD methods for the examination of water and wastewater. 16th ed. Washington: APHA, 1985.
VIEIRA, A.P., SANTANA, S.A.A., BEZERRA, C.W.B., SILVA, H.A.S., CHAVES, J.AP., MELO, J.C.P., FILHO, E.C.S., AIROLDI, C. Kinetics and thermodynamics of textile dye adsorption from aqueous solutions using babassu coconut mesocarp. Journal of Hazardous Materials, v. 166, n. 2-3, p. 1272-1278, 2009.