O JOGO DIDÁTICO "PALAVRAS CRUZADAS" NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Química Orgânica
Autores
Cunha, J. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA-VISTA) ; Augusta do Nascimento, M. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA-VISTA) ; Martins da Silva, A.A. (IFMT CAMPUS CUIABÁ BELA-VISTA)
Resumo
Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer, aprendizagem e inclusão. Os jogos lúdicos são ferramentas que potencializam o aprendizado, além de aumentar o interesse dos alunos e promover um saber ainda mais significativo, o jogo foi elaborado no Instituto Federal de Mato Grosso Campus, Cuiabá - Bela Vista, e tem como objetivo tornar a aprendizagem de Nomenclatura e Funções Orgânica mais fáceis para alunos com deficiências visuais.
Palavras chaves
Lúdico ; Metodologia ; Aprendizado
Introdução
Ao longo dos anos, considerava-se que a forma de ensino era baseada na repetição, e se os alunos não compreendiam, os únicos responsáveis eram eles. Atualmente, esse fracasso não é causado apenas por eles, mas também pelo trabalho dos professores. O desafio dos educadores nos dias atuais é despertar o interesse dos discentes em aprender, e este é o objetivo do processo de aprendizagem. A palavra lúdica se origina do latim “ludos,” sendo que esta remete-se à diversão e jogos, estes como procedimentos de estudo têm sido utilizados desde a antiguidade clássica e preservados por filósofos como Aristóteles, Platão e Rousseau. A ideia do ensino despertado pelo interesse do estudante passou a ser um desafio à competência do docente. O interesse daquele que aprende passou a ser a força motora do processo de aprendizagem, e o professor, o gerador de situações estimuladoras para aprendizagem. Deste modo, é necessário que o docente empreenda e aprimore suas dinâmicas aplicadas para o ensino, para que estas influenciem e favoreçam na aprendizagem do aluno. Nesse contexto, podemos citar o surgimento da atividade lúdica como exemplo, a qual vem, desde sua criação, auxiliando o ensino nas escolas. Já foi comprovado que a lúdica tem contribuído para com o ensino dos discentes. Segundo PIAGET (1971), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. A atividade lúdica vem propiciando muito além da ajuda na aprendizagem. Desse modo,um dos principais objetivos desta, para além de popiciar maneiras alternativas para o ensino, é colaborar juntamente para com a inclusão social através de dinâmicas que são também próprias para pessoas com algum tipo de deficiência, estimulando, assim, a inserção de alunos com algum tipo de déficit no meio acadêmico.
Material e métodos
O jogo foi desenvolvido por discentes do curso Técnico Integrado em Química, na disciplina de Química Orgânica do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá Bela Vista. Para a confecção do jogo foi necessário um pedaço de papelão para ser o tabuleiro, EVA para a decoração dele e elaboração das divisórioas, papel cartão colorido para a escrita das dicas, EVAs coloridos que foram usados para fazer as letras do alfabeto e os números, estes enumerados de acordo com a quantidade de dicas, e metade de pérolas que foram usadas para fazer a parte escrita do jogo em Braille, esta foi traduzida através de um site (ATRACTOR, 2011). O mesmo é jogado com um, dois ou quatro jogadores, no qual quando há quatro pessoas deseja-se que façam duplas. Para iniciá-lo os jogadores decidem entre si qual pessoa ou dupla começa primeiro. Depois disso, cada jogador ou dupla retira cinco dicas aleatóriamente do banco de dicas e entrega para seu respectivo adversário. Então começa o jogo realmente, as dicas serão lidas e assim que conhecer a resposta devem-se encaixar as letras ao lado do número correspondente a dica formando a palavra que supostamente é a correta, o resultado obtido pelos jogadores necessita preencher todos os espaços disponíveis para colocar as letras na linha em que se pretende inserir a resposta encontrada pelos participantes. Desse modo, o jogador ou dupla que solucionar as questões primeiro e de maneira certa ganha o jogo. As perguntas foram selecionadas a partir de buscas realizadas na internet e também na matéria ministrada em sala de aula, portanto o público alvo do jogo são estudantes da terceira série do ensino médio.
Resultado e discussão
Como resultado obteve-se o jogo didático
ilustrado na figura 1. Observou-se na
imagem que as peças, as cartas contendo as
dicas e o tabuleiro foram escritos e
enumerados de acordo com o alfabeto latino
básico e o sistema de escrita denominado
Braille. As dicas fazem com que o aluno
tente lembrar as características e
aplicações das funções orgânicas, assim
como as peças e o tabuleiro fazem com que
o jogador tente lembrar o nome de cada um
dos compostos orgânicos e substâncias.
Os integrantes do grupo que elaboraram o
jogo, acreditam que o mesmo irá ajudar no
aprendizado da Química Orgânica, sobretudo
nos conteúdos de funções orgânicas e
isomeria. Este jogo também irá atuar como
um meio de inclusão e aprendizado para os
deficientes visuais. Espera-se que por
meio do mesmo, obtenha-se uma maneira de
tornar o aprendizado sobre Química
Orgânica, mais envolvente, dinâmico e
prazeroso, e que acima de tudo, possa
incluir a todos. Além disso, o trabalho
fez com que os integrantes do grupo
aprendessem mais sobre os conteúdos
inseridos no trabalho e sobre o sistema de
escrita Braille.
Dicas em Braille e com letras de forma do alfabeto latino básico e o tabuleiro do jogo
Conclusões
Portanto, é importante ressaltar que o jogo foi originado para que jovens portadores de deficiência visual tenham as mesmas chances de aprender de uma maneira simples e prazerosa como os demais adolescentes, promovendo assim a inclusão dos mesmos e desenvolvendo o espírito da competitividade e curiosidade.
Agradecimentos
Agradecemos a professora mestra Josane do Nascimento Ferreira Cunha por ter nos concedido a oportunidade de realizar e também de nos incentivar a fazer o trabalho.
Referências
ATRACTOR. Tradutor para Braille. Disponível em: <https://www.atractor.pt/mat/matbr/matbraille.html> Acesso em: 05 de dezembro de 2018
DESCOMPLICA. Funções Oxigenadas: conheça algumas aplicações destes compostos no cotidiano. Disponível em: <https://descomplica.com.br/blog/quimica/resumo-funcoes- oxigenadas/> Acesso em: 08 de dezembro de 2018
EFDEPORTES. Atividade Lúdica como meio de desenvolvimento infantil. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd162/atividade-ludica-como-meio-de-desenvolvimento.htm> Acesso em: 03 de dezembro de 2018
LIMA. Antônio José Araújo. O Lúdico em Clássicos da filosofia: Uma análise em Platão, Aristóteles e Rousseau. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão.
MUNDO EDUCAÇÃO. Amidas. Disponível em:
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/amidas.htm> Acesso em: 08 de dezembro de
2018
MUNDO EDUCAÇÃO. Nitrilas ou Cianetos. Disponível em:
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/nitrilas-ou-cianetos.htm> Acesso em 08 de
dezembro de 2018