Síntese e elucidação estrutural do derivado 2-[2-(2-metil-3-fenilalilideno)hidrazinil]-4-(3-nitrofenil)tiazol (Ju-1046)
ISBN 978-85-85905-25-5
Área
Química Orgânica
Autores
Gabrielle Ramos Abreu, N. (UFPE) ; Carlos de Oliveira Pinto, J. (UFPE) ; Alice Gonzaga Gabu, M. (UFPE) ; Ruiz Salles Barata, R. (UFPE) ; Kelen Mendonça Gomes, R. (UFPE) ; Aline França Silva, M. (UFPE) ; Ferreira Cavalcanti de Albuquerque, J. (UFPE) ; Ferreira Cavalcanti de Albuquerque, J. (UFPE)
Resumo
A busca por novos fármacos e a ampliação de sua efetividade envolve o processo de planejamento e síntese. Nesse contexto, alternativas têm sido encontradas no grupo de compostos derivados de tiazois. A versátil obtenção aliada à potencialidade biológica dessas substâncias as tornam um necessário objetivo de estudo. A síntese do composto2-(2-(2-metil-3-fenilalilideno) hidrazinil)-4-(3-nitrofenil) tiazol foi realizada a partir de 2-bromo-1-(3- nitrofenil)etanona e 2-(2-metil-3-fenilalilideno)hidrazinacarbotioamida, catalisado por HCl/Isopropanol sob aquecimento e refluxo. A reação obteve rendimento de 82 %. Foram realizados testes físico-químicos (Rf, solubilidade e ponto de fusão) e de elucidação estrutural (RMN1H, RMN13C, espectros de IV, espectroscopia de massas) para a sua caracterização.
Palavras chaves
Tiazol; Síntese; Derivados tiazólicos
Introdução
Os derivados tiazólico são uma classe de compostos altamente relevantes no âmbito da química medicinal, determinando a sua síntese como o foco de pesquisadores de vários países (THOMAS, 2013). Essas substâncias apresentam o núcleo tiazólico constituído por um ciclo de cinco membros e duas duplas ligações em que um nitrogênio e um enxofre compõem seus heteroátomos. Com o constante desenvolvimento da produção de compostos bioativos, variadas atividades biológicas foram correlacionadas a esse grupo, proporcionando, através de diferentes modulações estruturais e de seus ligantes, sua aplicação em diferentes áreas medicinais. Tais compostos podem ser encontrados em tratamentos contra inflamações, alergias, esquizofrenia, hipertensão, infecções bacterianas, como já utilizado no fármaco sulfatiazol, infecções virais, como, por exemplo, o medicamento ritonavir (Norvir®) no combate ao HIV etc (SIDDIQUI et.al., 2009; SOUZA et al., 2005). Suas propriedades permitem intervenção sobre enfermidades que apresentam grande tolerância por meio de ação antitumoral (OLIVEIRA, 2014), e tripanocida (MOREIRA, 2012), além de efeitos sobre doenças tropicais como a Leishmania infantum (ALIANÇA, 2016). Estes compostos podem ser utilizados na formação de ligações C-C, condensação, oxidação e transformação de grupos funcionais. A obtenção dos tiazóis pode ser efetuada também a partir de iodos hipervalentes, aminonitrilas, e além de outras metodologias, por intermédio da condensação de compostos α-halocarbonílicos com tioamidas ou tiouréias, uma das metodologias mais clássicas de produção (SOUZA et al., 2005). Diante da potencialidade biológica desse conjunto de substâncias, foi sintetizado um derivado tiazólico por meio da condensação de uma tioamida e um ácido halocarbonílico.
Material e métodos
A um balão de fundo redondo (100 mL), foram adicionados 0,1115 g (4,5689 x 10-4 moles) de 2-bromo-1-(3-nitrofenil)etanona (Actof-18) e 3mL de isopropanol. Simultaneamente, foi acrescentado 1 mL da solução catalisadora composta por 1 gota de HCl concentrado e 33 mL de isopropanol, previamente preparada. A reação foi homogeneizada, por agitação magnética, durante 15 minutos (Chapa aquecedora c/ a.m. IKA, C-MAG H57). Em seguida, visando a solubilização do actof-18, mais 2 mL de isopropanol foram acrescentados. Após o período de 15 minutos, com o composto ainda parcialmente solúvel, a mistura foi aquecida em banho maria a 65 °C, havendo a solubilização completa após 10 minutos. A seguir, foram adicionados 0,1001 g (4,5644 x 10- 3 moles) de 2-(2-metil-3-fenilalilideno)hidrazinacarbotioamida (Ju-787). O acompanhamento da reação foi realizado por cromatografia de camada delgada de fase normal com Hexano/Acetato de Etila 6:4 como fase móvel. A revelação das placas de cromatografia foi realizada por meio da luz UV a 254 nm (Cabine Fluorescente Spetroline, CM-10A). O seu término aconteceu após 50 minutos. O conteúdo do balão foi vertido para um béquer (25 mL), para cristalização do produto. Os cristais obtidos foram filtrados em funil de Buckner sinterizado, com aplicação de vácuo (Bomba de Vácuo Fisatom, 826T). Após secar por duas horas na estufa à temperatura de 37ºC (Estufa J-Prolab, B1), o produto foi transferido a um frasco de penicilina. Por meio da pesagem, foi então, constatado o rendimento adquirido dos cristais (Balança analítica BEL, Mark 210A). A água-mãe não apresentou cristais. Os seguintes testes foram realizados: Rf, solubilidade a frio e a quente, ponto de fusão (Fusiômetro microprocessado QUIMIS, Q340M23), RMN1H, RMN13C, espectros de IV, espectroscopia de massas.
Resultado e discussão
O composto sintetizado 2-[2-(2-metil-3-fenilalilideno) hidrazinil]-4-(3-
nitrofenil) tiazol (Ju-1046) cristalizou no solvente da própria reação, o
álcool isopropílico, Os cristais foram apresentados em forma de pó laranja.
A massa de composto obtida foi de 0,1352 g (3,7100 x 10-4moles),
apresentando rendimento de 82 % sendo considerado um ótimo rendimento. A
análise do ponto de fusão (PF) mostrou resultado no ponto de degradação de
200 ºC. O fator de retenção destes cristais (Rf) foi de 0,53 usando o
sistema hexano/acetato de etila 5,5:4,5. Para melhorar a verificação da
pureza do composto sintetizado foi repetido o Rf em outro sistema desta vez
usando também placa cromatográfica e diferentes solventes em relação ao
sistema anterior. O sistema usado desta vez foi aquele de fase móvel com
maior poder de separação dos componentes. Deste modo foi observada apenas
uma mancha na placa. O segundo fator de retenção (Rf) foi 0,43 no sistema
Hexano/Acetona (3,5:6,5). A partir dessas análises básicas de propriedades
físico-químicas foi confirmada a pureza da substância, por apresentar apenas
uma única mancha O espectro de RMN1H foi corrido usando DMSO como solvente e
mostrou picos de absorção em 7,25 ppm referente ao hidrogênio da posição 5
do anel tiazol; em 6,91 ppm referente ao NH, 7,45 (-CH=N-); 6,59 (do CH
ligado ao aromático da cadeia lateral), 2,20 ppm (do CH3). Os anéis
aromáticos absorveram na faixa de 7,74, 8,14, 8,19 e 8,57 ppm referentes aos
hidrogênios do anel aromático ligado ao tiazol. O outro anel aromático
apresentou picos em 7,56,7,52 e 7,31 ppm referentes ao anel aromático da
extremidade da cadeia. Os carbonos foram comprovados pelo RMN13C. O Massa
comprovou o peso molecular e o pico base. O infravermelho mostrou as
absorções do NH, CH=, e dos anéis aromáticos.
Figura1. Síntese da 2-(2-(2-metil-3- fenilalilideno)hidrazinil)-4-(3- nitrofenil)tiazole (Ju-1046).
Conclusões
O composto sintetizado obteve sua pureza constatada mediante a análises físico-químicas (Rf e PF) não requerendo processos de purificação. Sua massa foi determinada e verificado o rendimento de 82 %, considerado ótimo, visto ser superior a 50 %. A confirmação de sua estrutura foi realizada por meio de RMN1H, RMN13C, espectros de IV e massas O método pode ser classificado, portanto, como adequado para a obtenção da derivado tiazólico. Este produto está sendo submetido a análises microbiológicas.
Agradecimentos
A Central Analítica do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco pela realização dos espectros.
Referências
ALIANÇA, Amanda Silva dos Santos. ATIVIDADE BIOLÓGICA DE COMPOSTOS FTALIMIDO-TIAZÓIS SOBRE Leishmania infantum (Nicolle, 1908). 2016. 139 f. Tese (Doutorado) - Curso de Medicina Tropical, Centro de CiÊncias da SaÚde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
MOREIRA, Diogo Rodrigo de MagalhÃes. Planejamento estrutural, síntese e avaliação das propriedades tripanocidas de 2-iminotiazolidina-4- onas e seus análogos estruturais do tipo 2-imino-1,3- tiazóis. 2012. 193 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Farmacêuticas, Centro de CiÊncias Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
OLIVEIRA, Arsênio Rodrigues. Obtenção de novos ftalil-tiazóis e avaliação das atividades antitumoral e imunomodulatória in vitro. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Farmacêuticas, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
SIDDIQUI, N.; ARSHAD, M. F.; AHSAN, W.; ALAM, M. S.. A Valuable Insight into the Recent Advances and Biological Activities. International Journal of Pharmaceutical. Sciences and Drug Research; nº 3, 136-143, 2009.
SOUZA, M. V. N.; FERREIRA, S. B.; MENDONÇA, J. S.; COSTA, M.; REBELLO, F. R.. Métodos de obtenção e aplicações sintéticas de tiazóis, uma importante classe de compostos heterocíclicos. Química. Nova, v 28, 2005.
THOMAS, G. Química Medicinal: Uma Introdução. ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro: 2003, p.36-37.