Síntese e elucidação estrutural do derivado tiazolidínico 2-(2-(2-bromo-5-metóxibenzilideno)hidrazineil)-4-(4-nitrofenil)tiazol (Ju-1270)

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Química Orgânica

Autores

Ruiz Salles Barata, R. (UFPE) ; Alice Gonzaga Gabú, M. (UFPE) ; Carlos de Oliveira Pinto, J. (UFPE) ; Aline França Silva, M. (UFPE) ; Kellen Mendonça Gomes, R. (UFPE) ; Ferreira Cavalcanti de Albuquerque, J. (UFPE)

Resumo

A Química Medicinal é um dos caminhos mais importantes para o avançar da síntese de novos fármacos. Seu desempenho consegue levar os pesquisadores aos meios mais promissores desta ciência. O estudo dos fármacos e suas propriedades químicas são de imenso valor para a comunidade científica. Nesse contexto, destacam-se os tiazóis como compostos que apresentam atividades diversas, tais como antimicrobiana, anti-inflamatória, antifúngica e antitumoral. Este trabalho descreve a síntese de um composto desta classe que são substâncias que apresentam uma série de atividades para uso humano. A síntese foi elaborada a partir de uma tiossemicarbazona previamente obtida reagindo pela adição do composto 2-(1-metóxi-4-bromo-benzilideno)-hidrazina-1- carbotiamida e a 2-bromo-1-(4-nitrofenil)-etanona.

Palavras chaves

Síntese; Tiazóis; Fármacos

Introdução

A Química Medicinal envolve o desenho e a preparação de novos fármacos úteis para a indústria farmacêutica. Atualmente, com o aumento dos micro-organismos resistentes aos medicamentos já existentes, a química medicinal tem um papel muito importante na descoberta de novos fármacos com atividade antimicrobiana, além do estudo e da interpretação de seu modelo de ação. Atualmente, a síntese orgânica é a área de maior importância para a química medicinal, porque busca a descoberta de novos compostos orgânicos que apresentem aplicabilidade medicinal. Os compostos tiazólicos são uma classe muito importante no contexto de compostos heterocíclicos que apresentam amplos espectros de atividade biológica, tais como antidepressiva, anti-inflamatória, anticâncer, antibacteriana, herbicida, antidepressiva, anti-inflamatória, dentre outras. Os compostos químicos que contêm este núcleo estão presentes, também, como subunidade em diversas moléculas biologicamente ativas. Esta classe de compostos apresenta, também, potencial aplicação em síntese orgânica com uso em reações de condensação, oxidação, formação de ligações carbono-carbono incluindo também uma vasta transformação química de grupos funcionais como carbonilas, tionilas entre outras. Os tiazóis podem ser obtidos pela reação de α-halogeno-cetonas com tiossemicarbazonas, que pode ser obtida por meio da adição de tiossemicarbazida e aldeído ou cetona. Os compostos gerados por tiossemicarbazonas apresentam na maioria rendimento muito elevado sendo o tempo de obtenção mínimo. A maioria destas é obtida de imediato a temperatura ambiente. Alguns compostos desse tipo apresentam algumas impurezas devido a rapidez ocasionada normalmente pela a formação de impurezas. Porém, a obtenção destes compostos finais apresenta excelentes rendimentos

Material e métodos

Em um balão de fundo redondo com capacidade para 125 mL, foram adicionados os seguintes reagentes: 0,0847 g (3,4 x 10-4 mols) do composto 2- bromo-1-(4- nitrofenil)-etanona denominado de (Acetof-29) e 3 mL de uma solução previamente preparada com isopropanol e ácido clorídrico PA (33 mL:1 gota). Após 15 minutos de agitação constante (Chapa aquecedora c/ a.m. IKA, C-MAG H57), o reagente Acetof-29 foi totalmente solubilizado, e logo em seguida foi adicionado 0,1 g (3,4 x 10-4 mols) o composto 2-(2-bromo5- metóxibenzilideno)hidrazina-1-carbotioamida (Ju-824). O material foi mantido à temperatura de 60 °C. A reação adquiriu coloração diferente de forma instantânea. O acompanhamento desta reação foi feito a partir de Cromatografia de Camada Delgada de fase normal (CCD), sendo o sistema utilizado hexano/acetato de etila (6:4) como fase móvel. A verificação do estágio reacional do sistema foi feito por meio de revelação em luz UV a 254 nm (Cabine Fluorescente Spetroline, CM-10A), sendo constatado seu término após 0,2h. Com isso, o sistema foi transferido do balão para um béquer e foi deixado em repouso para formação dos cristais. Após formação do produto os cristais foram filtrados a vácuo usando funil de Buckner sinterizado, (Bomba de Vácuo Fisatom, 826T). Os cristais foram colocados para secar em estufa a 37 ºC (Estufa J-Prolab, B1). Após 2 horas, os cristais foram pesados e foi calculado o rendimento correspondente (Balança analítica BEL, Mark 210A). Todo procedimento de filtração feito foi repetido para todas as águas-mães referentes à reação em questão. Para cada filtrado foram realizadas as seguintes análises: ponto de fusão (Fusiômetro micro-processado QUIMIS, Q340M23), Rf, solubilidade a frio e a quente. A reação do composto sintetizado está representada na figura 1.

Resultado e discussão

O composto 2-(2-(2-bromo-5-metóxibenzilideno)hidrazineil)-4-(4- nitrofenil)tiazol apresentou aspecto de pó e coloração amarela. A massa de composto obtida foi de 0,142 g, apresentando rendimento de 96 %. Este rendimento como havia de se esperar foi considerado excelente. A análise do ponto de fusão (PF) resultou numa faixa de fusão de 199,7 ºC (decomposição). O fator de retenção (Rf) foi 0,5 no sistema CHCl3 e Metanol 1:9. A partir dessas análises básicas de propriedades físico-químicas, foi confirmada a pureza da substância, por se apresentar apenas uma única mancha isolada na cromatografia de camada delgada (CCD) e o delta T do PF menor que 2 ºC. O produto foi submetido aos testes de solubilidade a frio e a quente e anotado os seus resultados. O produto sintetizado apresentou solubilidade a frio nos seguintes solventes: etanol, THF, clorofórmio, dimetil sulfóxido (DMSO) e acetona; O composto em questão foi parcialmente solúvel em cloreto de metileno, acetato de etila, dioxano, metanol e tween; e insolúvel em n-hexano, cicloexano tolueno, água e ácido acético. Quando foi aquecido, mostrou solubilidade em dioxano e acetato de etila. A estrutura química apresentou os resultados: Infravermelho mostrou picos de N-H na faixa de 3350 a 3350 cm-1, referente às absorções da ligação N-H. O RMN1H apresentou absorções dos anéis aromáticos na faixa de 8,18 e 8,37 ppm referentes às posições orto e meta do anel aromático ligado ao tiazol e em 7,30 ppm do singlete da posição 5 do tiazol. O outro anel aromático ligado a extremidade da cadeia mostrou 7,41, 7,2 e 7,51 ppm referentes ao anel aromático ligado a cadeia lateral do tiazol e singlete em 4,2 ppm do NH ligado ao tiazol e 8,61 ppm da ligação CH ligado ao segundo anel aromático. O RMN13C mostrou os carbonos da molécula.

Síntese da 2-(2-(2-bromo-5-metóxibenzilideno)hidrazineil)-4-(4-nitrofe

Figura 1. Síntese da 2-(2-(2-bromo-5- metóxibenzilideno)hidrazineil)-4-(4- nitrofenil)tiazol (Ju-1270)

Conclusões

O composto sintetizado foi apresentado puro, por meio dos parâmetros físico- químicos PF e Rf (CCD) não havendo necessidade de recristalização ou outro método de purificação. As constantes físicas também foram determinadas e o rendimento da reação foi 96%, sendo considerado alto, visto que o ideal se dá em valores maiores que 50%. Este composto está sendo submetido a testes microbiológicos e farmacológicos para atividade antiparasitária. O composto em ação foi submetido aos espectros de Infravermelho (IV), Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio e Carbono treze (RMN1H e RMN13C) e Massas.

Agradecimentos

Ao laboratório de Produtos Naturais e Sintéticos pelo estágio concedido e pelo apoio dado. A Central analítica do Departamento. de Química Fundamental da UFPE pelos espectros realizados.

Referências

BERALDO, Heloisa. Semicarbazonas e tiossemicarbazonas: o amplo perfil farmacológico e usos clínicos. Química Nova, [s.l.], v. 27, n. 3, p.461-471, jun. 2004. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422004000300017.
LIMA, Lídia M. Química Medicinal Moderna: desafios e contribuição brasileira. Química Nova, [s.l.], v. 30, n. 6, p.1456-1468, dez. 2007. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422007000600015.
PAULA. P; DATTA, S.; HALDER, S.; ACHARYYA, R.; BASULI, F.; BUTCHER, R. J.; PENG, S.; LEE, G.; CASTINEIRAS, A.; DREW, M. G. B.; BATTACHARRYA, S. Syntheses, structures and efficient catalysis for C–C coupling of some benzaldehydethiosemicarbazone complexes of palladium. Journal of Molecular Catalysis A: Chemical; v.344, p.62–73, 2011.
TENÓRIO, R. P. et al. Tiossemicarbazonas: métodos de obtenção, aplicações sintéticas e importância biológica. Quim. Nova. v. 28, n. 6, p. 1030-1037, 2005.
SILVEIRA, C. Laboratório 2228. Análise Retrossintética I: Conceitos básicos de síntese orgânica. Disponível em: http://coral.ufsm.br/quimica_organica/images/1sintese_organica.pdf
Acesso em 17/12/2018 às 10 hrs.

VIEIRA, E. S. ; ROCHA, I. P. Síntese, estrutura e modelagem molecular de novos derivados Acridino-imidazolídinicos e Benzilideno-tiazolidínicos. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Produtos Bioativos, Universidade Federal de Pernambuco,Recife,2004.
PAGLIARI, A .B Síntese de tiazolidinonas e oxatiolonas em meio a fluido supercrítico. Perspectiva, Erechim. v. 39, n.147, p. 43-50, setembro/2015.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ