O uso do jogo de placas como uma ferramenta lúdica no ensino de sistemas, substâncias e misturas.
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Santos, M.L.F.M. (SEDUC - MA) ; Dias, G.F. (SEDUC - MA) ; Rios, D.J.A. (IFPI)
Resumo
Este trabalho teve como propósito utilizar um jogo de placas como uma ferramenta lúdica para aumentar e melhorar o entendimento dos alunos em relação aos assuntos trabalhados em sala de aula, tais como sistemas, substâncias e misturas. Perguntas e respostas foram projetadas e os grupos teriam que responder com placas de verdadeiro ou falso, se a resposta estava correta ou não, caso contrário, o grupo teria que relatar onde estaria o erro e reformular a resposta. Ao final do trabalho pode-se constatar uma melhor participação e rendimento dos alunos com o aumento das médias. Levando a concluir que uso de jogos lúdicos pode ser aplicado como uma ferramenta eficiente e dinâmica no ensino-aprendizagem de Química.
Palavras chaves
Jogos lúdicos; Ferramenta eficiente; Ensino de Química.
Introdução
Estudos mostram que o ensino de Química é em geral tradicional, ainda centralizado na memorização de nomes, fórmulas, símbolos, regras e equações químicas, totalmente desvinculadas da realidade em que os alunos estão inseridos. Nessa situação, a química torna-se uma disciplina de difícil compreensão fazendo com que os estudantes questionem a razão pelo qual estão estudando, pois o conteúdo apresentado é totalmente descontextualizado (OLIVEIRA, 2004). Entre as disciplinas do Ensino Médio, a Química é citada pelos alunos como uma das que apresenta maior dificuldade de compreensão, por ser ministrada sob uma perspectiva abstrata, complexa e muitas vezes decorativa. Para que esta visão seja modificada, foram desenvolvidas novas metodologias de ensino ao longo do tempo e uma delas são os jogos lúdicos, os quais são considerados por muitos pesquisadores uma ferramenta de rendimento eficiente e dinâmico para o ensino-aprendizagem. De acordo com Matias, Nascimento e Sales (2017) o jogo lúdico torna-se muito eficaz no ensino de química trazendo para o aluno um novo modo de ver determinado conteúdo, no qual facilita a aprendizagem, transformando a aula tradicional em uma aula prazerosa e divertida, na qual desperta nos alunos a vontade de aprender. Se, por um lado, o jogo ajuda este a construir novas formas de pensamento, desenvolvendo e enriquecendo sua personalidade, por outro, para o professor, o jogo o leva à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem (CUNHA, 2012). O objetivo deste trabalho foi utilizar o jogo de placas como uma ferramenta lúdica com a proposta de aumentar e melhorar o entendimento dos alunos em relação aos assuntos trabalhados em sala de aula, tais como sistemas, substâncias e misturas, tornando mais atraente e divertido o aprendizado.
Material e métodos
O trabalho foi realizado nas turmas do 1º ano do ensino médio da escola Centro de Ensino Vera Lúcia dos Santos Carvalho, localizada na cidade Fortaleza dos Nogueiras - MA. Sendo este organizado em duas etapas. Primeiramente, o conteúdo sobre sistemas, substâncias e misturas foi explanado no formato de aula expositiva dialogada utilizando projeções de imagens e exemplos interligados ao dia a dia dos alunos. Na última etapa, ocorreu aplicação do jogo de placas com intuito de complementar o aprendizado dos alunos. Para a realização do trabalho a turma foi dividida em 4 grupos formados por 7 alunos, em seguida a professora regente entregou a cada grupo duas placas de verdadeiro ou falso, confeccionada em folha A4. Posteriormente as regras do jogo foram esclarecidas, entre elas: após as perguntas e as respostas serem projetadas, os grupos teriam 30 segundos para discussão e análise da veracidade das informações, ao término do tempo e comando da professora todos os grupos levantariam a placa com a resposta escolhida, sendo que as respostas não poderiam ser alteradas. O diferencial do jogo foi quando a resposta era falsa, pois o grupo teve que explicar o porquê da resposta está errada. Se a justificativa estivesse incorreta, a oportunidade de resposta era passada para os grupos seguintes, dessa maneira todos participavam, testando seus conhecimentos e tornando o jogo divertido e dinâmico. Por fim, foi aplicada uma avaliação para verificar quantitativamente os resultados obtidos comparando-os com períodos anteriores.
Resultado e discussão
Com a realização do trabalho notou-se um maior envolvimento e participação
dos alunos, a cada pergunta os grupos ficavam atentos e interessados para
dar a resposta correta quando a resposta da questão apresentada estava
errada (LIMA et al., 2011).
Também se pode observar a interação entre os participantes do grupo, sendo
que a cada questão, os integrantes levantavam uma discussão sobre as
perguntas apresentadas. Na figura 1, é possível observar o envolvimento dos
integrantes, à medida que eles avaliavam as opiniões do grupo e chegavam ao
consenso da resposta final.
No desenvolvimento do jogo a professora regente notou bons resultados e a
satisfação dos alunos, pois alguns relataram que gostaram do jogo e que
atividades como essa deveria ocorrer mais vezes já que a turma interagiu
mais e eles puderam testar o grau de conhecimento a respeito do conteúdo
trabalhado.
Ao término da aplicação do jogo de placas houve uma avaliação quantitativa
com o intuito de verificar a evolução das notas antes e após o jogo.
Conforme o gráfico apresentado (figura 2), durante o 1º período, nove alunos
estavam abaixo da média e dezenove alunos com o desempenho igual ou superior
a seis. Essas informações indicam que 31% dos alunos estavam com notas
baixas. Após a execução do jogo, constatou-se que o índice de notas baixas
diminuiu para 13,8%, indicando que a utilização de jogos lúdicos são
eficientes como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem
de Química ao mesmo tempo, estimulante e motivador fazendo com que os alunos
busquem trabalhar as relações sociais e individuais tais como: trabalhar em
equipe, compartilhar conhecimentos, tomar decisões e respeitar regras (SÁ et
al., 2016).
Momentos da aplicação do jogo de placas.
Gráfico comparativo de notas antes e depois da aplicação do jogo de placas.
Conclusões
O uso do jogo de placas transformou a aula tradicional em uma aula dinâmica e divertida onde os alunos puderam participar, interagir, raciocinar e relacionar a teoria com a prática. Ao final do trabalho os objetivos foram alcançados como podemos observar nos relatos dos alunos e no gráfico onde compara as notas antes e depois da aplicação do jogo ficando evidente a diminuição das notas baixas e o aumento das notas sendo este maior do que seis. Diante dos resultados obtidos fica demonstrado o quanto é importante e eficaz o uso de jogos lúdicos no ensino-aprendizagem de Química.
Agradecimentos
Referências
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola, v. 34, nº 2, p. 92 - 98, 2012.
LIMA, E. C.; MARIANO, D. G.; PAVAN, F. M.; LIMA, A. A.; ARÇARI, D. P. Uso de jogos lúdicos como auxilio para o ensino de Química. Revista Eletrônica Educação em Foco, 2011.
MATIAS, F. S.; NASCIMENTO, F. T.; SALES, L. L. M. Jogos lúdicos como ferramenta no ensino de Química: Teoria versus prática. Revista de Pesquisa interdisciplinar, nº 2, p. 452 - 464, 2017.
OLIVEIRA, V. B. Jogos de regras e resoluções de problemas. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
SÁ, R. F.; SÁ, C. S. M.; MENEZES, M. G.; NETO, J. E. S.; CÂMARA, M. S. C. Jogo “Químico em ação”: Preparação de um material didático para ensino de Química. UAST, 2006.