Cosméticos no ensino da Química Analítica

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Junior, A.M.A. (IFMT - BELA VISTA) ; Silva, A.P. (IFMT - BELA VISTA) ; Zanatta, A.C.A.R. (IFMT - BELA VISTA)

Resumo

Cosméticos são utilizados por milhões de pessoas no Brasil e no mundo, e contêm em sua composição diferentes metais, sendo este último, o foco da disciplina de química analítica qualitativa. Deste modo, frente à necessidade de aproximarmos o conceito ensinado em sala com o cotidiano do estudante, o presente trabalho teve como objetivo preparar material didático para as aulas práticas de Química Analítica Qualitativa do IFMT campus Bela Vista, Cuiabá-MT. Por meio de entrevista, selecionou-se os produtos cosméticos mais utilizados pelos alunos, e preparou-se soluções amostrais por meio de digestão em ácido nítrico concentrado a quente. As amostras foram armazenadas em frasco de vidro âmbar de 30 mL e qualitativamente analisadas, sendo evidenciado até então, a presença do metal pesado chumbo.

Palavras chaves

Cosmético; Metais ; Ensino

Introdução

Cosméticos são preparações que contêm em sua composição, substâncias naturais ou sintéticas. Tais produtos são usados externamente, nas diversas partes do corpo humano, com o objetivo principal de alterar sua aparência, corrigir odores corporais, dentre outros. Os primeiros registros do uso de cosméticos, referem-se aos antigos povos egípcios, gregos e romanos, onde provinham da natureza e eram utilizados para escurecer e sombrear os olhos e pálpebras (VITA, 2008). Cosméticos são utilizados cotidianamente por milhões de pessoas no Brasil e no mundo, com números apreciáveis na economia. Contudo, o consumo diário e progressivo desses produtos gera preocupação, uma vez que são aplicados diretamente sobre a pele, expondo o utilizador a todos os constituintes químicos e biológicos. Os produtos faciais como sombra de olho, pó compacto e blush podem conter em sua composição, metais teoricamente tóxicos como Chumbo (Pb), Cádmio (Cd), Crômio (Cr), Níquel (Ni) e Antimônio (Sb). Estes metais ficam retidos nos pigmentos utilizados para adicionar cor ao produto (BOCCA et. al., 2014). Tais metais fazem parte da disciplina de química analítica qualitativa, onde estuda-se um grupo de reações para separação e identificação de cátions, formando compostos insolúveis, que por sua vez confirmam ou refutam a presença de um determinado metal (ABREU et. al., 2006). Perante ao exposto, têm-se o intuito de preparar soluções por meio de produtos de beleza que contenha os cátions estudados na disciplina de química analítica, e disponibilizá-las como material didático de identificação de cátions, de modo que este material possa ser utilizado durante as aulas práticas de Química Analítica Qualitativa dos alunos do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Bela Vista, Cuiabá-MT.

Material e métodos

Realizou-se entrevista com 20 estudantes do 3º e 4º semestres do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFMT, campus Bela Vista. Tal entrevista efetuou as seguintes perguntas: sabe da existência de metais pesados em cosméticos; sabe quais metais podem ser encontrados na composição química dos mesmos; e se pudesse escolher 7 produtos usados como cosméticos, quais você gostaria de obter resultado de dados analíticos a respeito da presença de metais. Tal levantamento preliminar foi realizado com o intuito de determinar quais produtos cosméticos eram utilizados com maior frequência pelos estudantes, se eles sabiam da presença de metais em cosméticos, e quais produtos em específico teriam maior curiosidade frente a presença de metais. Posteriormente à seleção dos produtos a serem analisados, realizou- se coleta das seguintes informações: fabricante, coloração, textura e nome comercial. Em seguida, os produtos a serem analisados foram identificados por letras de A à L, sendo que para cada produto, duas diferentes marcas foram analisadas. As soluções amostrais foram obtidas por meio de digestão em ácido nítrico concentrado e sob aquecimento em chapa elétrica. Posteriormente, as amostras foram armazenadas em frascos de vidro âmbar de 30 mL e reservadas para as aulas práticas. Ensaios para identificação qualitativa dos metais presentes na marcha analítica do grupo I de cátions (prata, chumbo e mercúrio), foram realizados com todas as amostras selecionadas.

Resultado e discussão

Frente ao levantamento realizado com os estudantes do IFMT campus Bela Vista, foi possível constatar que 50% dos entrevistados desconhecem a presença de metais pesados nos produtos cosméticos usados por eles, e 94,4% alegaram ter interesse em fazer uso de amostras reais de cosméticos ao longo das aulas práticas de química analítica qualitativa. Diante do levantamento realizado com os estudantes, foi possível elencar que os produtos mais utilizados por eles são: esmalte, batom, rímel, protetor solar, tinta de cabelo, pó compacto e base. Dentre os produtos anteriormente mencionados, preparou-se soluções amostrais de todos, exceto pó compacto, devido à não disponibilidade do mesmo no momento do preparo. A abertura das amostras foi realizada por meio de digestão em ácido nítrico concentrado e sob aquecimento em chapa elétrica, por aproximadamente 3 horas (Figura 1). Observou-se considerável diferença no tempo gasto para a digestão da amostra de esmalte. Provavelmente devido a sua composição química, deixando assim o processo de dissolução e consequentemente de abertura amostral, mais lento e difícil. Posteriormente, as amostras foram armazenadas em frascos de vidro âmbar de 30 mL e reservadas para as aulas práticas. Ensaios preliminares para identificação dos cátions metálicos prata, chumbo e mercúrio foram realizados, contudo, apenas o chumbo foi qualitativamente detectado (Figura 2). Assim, diante do exposto é possível constatar a necessidade de aproximarmos o conceito teórico-prático ensinado em sala de aula, com o cotidiano do estudante. Tal resultado reforça o fato já anteriormente evidenciado por Soares (2004) que considera que só existe aprendizagem, quando a mesma desperta interesse e curiosidade dos alunos, favorecendo o processo de ensino.

Figura 1

Abertura e digestão das amostras de cosméticos estudadas. Nesta imagem é possível evidenciar a difícil digestão da amostra de esmalte (amostra B).

Figura 2

Ensaios qualitativos para identificação do metal chumbo. É possível evidenciar o precipitado escuro de chumbo.

Conclusões

Com o presente trabalho foi possível evidenciar a necessidade de tornar cada vez mais o ensino diversificado e abrangente ao cotidiano dos alunos, de modo a despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes. Deste modo, o presente trabalho observou que, por meio de observações simples do nosso cotidiano, é possível construir materiais didáticos que consigam estabelecer uma relação com as teorias, frente a temática da contextualização do ensino e o interesse por parte dos alunos.

Agradecimentos

Nossos sinceros agradecimentos ao IFMT campus Cuiabá - Bela Vista, por até aqui ter nos ajudado e incentivado, assim como nossa orientadora.

Referências

VITA, Ana Carlota R. História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado. Anhembi Morumbi, São Paulo, Coleção Saberes da Moda, 2008.

BOCCA, B. et al. Toxic metals contained in cosmetics: a status report. Regulatory Toxicology and Pharmacology, v. 68, n. 3, p. 447-467, 2014.

DE ABREU, Daniela Gonçalves et al. Uma proposta para o ensino da Química Analítica Qualitativa. Química Nova, v. 29, n. 6, p. 1381, 2006.

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa et al. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004.

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