CTS, CTSA e Sustentabilidade: uma investigação dessas abordagens na Biblioteca Básica Maranhense, volume I

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Barbara Lethicya, S. (UFMA-CAMPUS BACANGA) ; Bezerra, C. (UFMA-CAMPUS BACANGA) ; Cantanhede, S. (UFMA CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L. (IFMA-CAMPUS CODO)

Resumo

Este trabalho discute a análise e caracterização da abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade no volume I da Biblioteca Básica Maranhense intitulado “Planejamento e desenvolvimento do Maranhão: contexto histórico, obstáculos e estratégias de superação”. Para tanto, utilizou-se o instrumento de análise proposto por Santos, Vilches e Brito (2016a), Santos, Vilches e Brito (2016b) e Amaral et al. (2006), a partir da quantidade que cada indicador CTS, CTSA e Sustentabilidade ocorre no texto. Os resultados apontam que, apesar do material não apresentar como foco principal a abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade, pode possibilitar discussões sobre desenvolvimento científico e tecnológico, suas consequências, aplicações e responsabilidade social e ambiental, em espaços formais de educação.

Palavras chaves

CTS/CTSA; Maranhão; Formação cidadã

Introdução

No decorrer dos últimos anos, os agentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), tem priorizado e motivado o desenvolvimento de políticas de Estado que valorizam a Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) com vistas para o desenvolvimento sustentável. A intenção é propiciar a articulação entre as linhas de ação, segundo as quatro prioridades estratégicas do Plano de Ação em CTI para o Desenvolvimento Nacional 2007- 2010: Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de CTI; Promoção da Inovação Tecnológica nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em Áreas Estratégicas; CTI para o Desenvolvimento Social. No que concerne ao contexto maranhense, são progressivas as iniciativas referentes ao desenvolvimento científico tecnológico propostas e desenvolvidas através dos programas e ações: Luminar – Caravana de Ciência, que objetiva desenvolver em escolas de rede pública oficinas de robótica, astronomia, games e eletricidade básica. Essa prática efetiva a ampliação e popularização dos conhecimentos científicos e esclarecimentos sobre a atuação e funcionamento das respectivas áreas. Outros programas, tais como Cidadania Digital, Inova Maranhão, Cidadão do Mundo, são exemplos dos programas desenvolvidos atualmente no contexto do estado, conforme o gerenciamento da SECTI-MA. Tais projetos transitam por meios que favorecem desde a educação, bem-estar social, inovação até ampliação e desenvolvimento empresarial. Sendo assim, a expansão e implementação de políticas de CTI no Maranhão, missão da referida secretaria, tem direcionado o foco do seu trabalho para o Desenvolvimento Social, Econômico, Cultural e Político, de modo contínuo e sustentável. Neste caso, o que se pretende é configurar ao Estado um novo cenário, tendo em vista alcançar melhorias e qualidade na educação científica através da popularização da CTI, do ensino de ciências e de tecnologias que promovam o desenvolvimento social. Vale ressaltar, que o status do estado do Maranhão, tal qual como estado subdesenvolvido, marcado pela pobreza, altos índices de analfabetismo, infere para mais a eminente necessidade de impulsos e ampliações de ações que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, apesar da ciência e tecnologia serem áreas preponderantes na sociedade na qual vivemos, o seu mero desenvolvimento, sem o planejamento de mediações que permitam a construção de uma formação, individual e coletiva, crítica e reflexiva acerca do papel da ciência e tecnologia, e suas relações com a sociedade e o meio ambiente, somente reafirma as ideias positivistas e elitistas já atribuídas à Ciência e Tecnologia. Como resultante, em meados dos anos 60, incitados por ideais e sentimento de contrariedade quanto aos impactos negativos do desenvolvimento desenfreado da ciência e tecnologia, começa a surgir o movimento CTS. Neste âmbito, impulsionados pelas implicações da abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade no que compete a formação do cidadão e suas relações com o mundo, e admitindo o contexto científico e tecnológico maranhense, apresentado nas publicações disponíveis no site da SECTI-MA, nesse trabalho, buscamos identificar indícios de como essa abordagem encontra-se inserida e/ou apresentada nos livros disponíveis na Biblioteca Básica Maranhense (BBM), um projeto criado e desenvolvido pela SECTI-MA. A BBM, tem como objetivo reunir, organizar e disponibilizar cem títulos apontados como essenciais para o conhecimento da realidade estadual. Atualmente dispõe de quatro edições disponíveis no site da SECTI, que foram intitulados como descrito a seguir: Volume I – Planejamento e desenvolvimento do Maranhão: contexto histórico, obstáculos e estratégias de superação, com autoria de Jhonatan Almada; Volume II – Formação Social do Maranhão: o presente de uma arqueologia, com autoria de José Rossini Campos Corrêa; Volume III – A Produção da coisa pública; serviços e cidadania na primeira república ludovicense, de autoria de Raimundo Nonato Silva Palhano; Volume IV – A Empresa de economia mista e o desenvolvimento no Maranhão, de João Batista Ericeira. Considerando que muitas das questões respectivas a ciência e tecnologia e as problemáticas do contexto maranhenses estão presentes nestas edições e instigados pelas lacunas existentes quanto aos debates respectivos as temáticas CTS, CTSA e Sustentabilidade sob o contexto do estado, apresentamos neste trabalho os resultados advindos da identificação e caracterização da abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade, a partir da análise do volume I do livro lançado pelo BBM. Assim, a investigação na presente proposta, buscou analisar a publicação do livro de volume I da BBM, com o intuito de identificar as temáticas CTS, CTSA e Sustentabilidade, verificando, por meio de adaptações do instrumento de seleção proposto por Santos e Vilches (2016), como as temáticas CTS, CTSA e Sustentabilidade estão inseridas dentro das problemáticas maranhenses apresentadas nas edições da BBM.

Material e métodos

A proposta foi pautada na leitura criteriosa do livro da edição de Volume I, da BBM disponível no site da SECTI do Maranhão, na identificação dos termos correlacionados com a abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade na perspectiva do contexto atual do estado do Maranhão, na análise, contextualização e sistematização dos dados obtidos, na apresentação e indicação dos dados como possibilidade viável para fomentar discussões e reflexões referente a temática no contexto maranhense, bem como uma alternativa que pode auxiliar na formação e prática docente. Para a estruturação e interpretação dos dados foi necessário realizar adaptações no instrumento de análise proposto por trabalho de Santos, Vilches e Brito (2016a) e Santos, Vilches e Brito (2016b). O instrumento de análise sugerido por Santos, Vilches e Brito (2016a), leva em consideração a identificação de termos que caracterizam a abordagem CTS e suas variações CTSA e Sustentabilidade. Os termos são: Contaminação Ambiental, CTSA, Degradação de ecossistemas, Desigualdades, Desenvolvimento sustentável, educação para o Desenvolvimento Sustentável, Esgotamento de Recursos, Medidas para resolver Problemas, Mudanças Climáticas, Pobreza, Situação do Planeta, Sustentabilidade, Variação externa dos recursos, visão global dos problemas e desafios e urbanização crescente. Já o trabalho de Santos, Vilches e Brito (2016b), também tem como viés de investigação a utilização das interações CTS, CTSA e Sustentabilidade. Os termos adotados pelos autores, que caracterizam o perfil CTS, CTSA e Sustentabilidade, são: Alfabetização Científica, Literatura Científica, Ciência, Tecnologia e Sociedade, CTS, CTSA, Contextualização do Ensino, Desenvolvimento Sustentável, EDS, Educação Cidadã, Sustentabilidade, Sustentável, Tomada de decisão. A Tabela 1, apresenta os termos resultantes, fundamentados no trabalho de Santos, Vilches e Brito (2016a) e Santos, Vilches e Brito (2016b) para a análise e identificação das temáticas CTS, CTSA e Sustentabilidade presentes no Volume I do livro da BBM. Dezoito termos foram utilizados para identificar aspectos característicos da abordagem CTS/CTSA/Sustentabilidade no volume do livro publicado pela BBM, considerando o caráter histórico, sociológico e econômico do Estado. Cabe ressaltar, que os termos foram indicados, buscando identificar concepções que possivelmente representasse indícios, ou viabilizassem a inserção e reflexão das temáticas CTS, CTSA e Sustentabilidade em debates referentes ao contexto estadual. Para a sistematização e discussão dos dados, seguiu o viés de análise referenciado por Amaral et al. (2006). Os autores utilizaram descritores e elaboraram para um parecer, considerando o desempenho do conjunto de descritores analisados. A análise dos termos, a partir da intensidade e o contexto no qual foram identificados, pode indicar a ocorrência ou não das concepções CTS, CTSA e Sustentabilidade no Volume I do livro da BBM.

Resultado e discussão

Tendo em vista o enfoque que se deu neste trabalho as concepções CTS, CTSA e Sustentabilidade, selecionamos os indicadores empregados, referentes a essas concepções e verificação de sua ocorrência no volume analisado, utilizando como base para nossa investigação os referencias propostos nos trabalhos de Amaral et al. (2006), Santos e Vilches (2016a) e (2016b). A análise do livro, considerando a ocorrência dos indicadores, nos permitiu elaborar uma tabela que demonstra a organização, quantidades e percentuais para a ocorrência dos 18 indicadores no volume analisado. A Tabela 2, apresenta a frequência percentual de indicadores encontrados no livro analisado. Foi identificado, que o volume investigado obteve em destaque, a presença dos indicadores Educação, Sociedade/Social, Problemas e Desafios, totalizando cerca de 44% dos indicadores apresentados. Os resultados da análise individual para cada um dos 18 indicadores propostos, ou seja, os percentuais para a quantidade de vezes que um mesmo indicador aparece no volume estudado, também nos permite identificar a dimensão da incidência da abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade. O indicador Sociedade/social obteve destaque, com incidência de 22,6% (27 vezes no universo de 119 palavras). A análise dos indicadores, avaliados a partir do número de vezes que foram identificados ao longo do volume investigado, nos permite reconhecer a presença dos indicadores CTS, CTSA e Sustentabilidade nessa obra. Muito embora, o volume analisado não manifeste evidência aprofundada ou argumento sobres essa abordagem, visto que não foi desenvolvido para essa finalidade, apesar de representar um material elaborado e proposto por uma secretaria de ciência, tecnologia e inovação. Assim, a frequência com que esses indicadores aparecem no livro, pode estar relacionada ao fato dessa obra integrar um projeto que, não possuí em seu plano de metas, o compromisso de representação e difusão de materiais ou recursos que possibilitem o progresso científico e tecnológico em uma perspectiva CTS, CTSA e Sustentabilidade, apesar de constituir uma produção que tenciona o desenvolvimento e popularização da ciência. Para o indicador sustentabilidade, este aparece sempre associado ao contexto de desenvolvimento, sendo identificado cerca de 4 vezes no universo de 119 palavras. Os indicadores ciência, científica, tecnologia e ambiental são frequentes, porém, não expressam uma contextualização sobre o cerne de tais áreas e suas relações com a vida em sociedade. Os indicadores ciência e científica ocorrem em maior destaque, fazendo alusão às práticas responsáveis pelos ensaios do movimento mediador das formas de elaboração do saber social, metodologias, evolução, pesquisas, exploração, descoberta, dentre outros contextos, considerados potencialmente viáveis, para a construção do conhecimento, bem como para o entrave de debates e reflexões sobre como o desenvolvimento científico, ao longo da história do Maranhão, fora considerado e empregado pelos líderes políticos. O indicador Ambiental, ocorre fazendo referência as temáticas degradação, sustentabilidade, decadência, história e contaminação. Os indicadores Educação e Pobreza também foram identificados. Educação (religiosa, profissional e técnica), em geral, tem destaque associada a investimento, tipos de educação predominante e percurso histórico do desenvolvimento do Maranhão. Um exemplo desse indicador pode ser representado no trecho descrito a seguir: É importante aprofundar essas reflexões no que tange à educação estadual, mas entendemos que existe abandono da educação do campo e preferência por formas precarizadas de oferta do ensino (ALMADA, 2017, p.71). Quanto ao indicador Educação, é importante mencionar, que embora não esteja descrito no referencial de análise, proposto no trabalho de Santos e Vilches (2016a e 2016b), consideramos expressiva a sua inserção em nosso trabalho, em virtude de julgar ampla as relações e contextos associados a esse indicador, que podem favorecer reflexões, debates e a contextualização das temáticas com enfoque CTS, CTSA e Sustentabilidade, principalmente, no que remete a escola, como principal instituição formadora, voltada para o exercício crítico e reflexivo de cidadania (BRASIL, 2006). Assim, os resultados encontrados apontam para um material com indícios da abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade, podendo dessa forma subsidiar, a partir de sua utilização, reflexões e debates, com o universo de informações (contexto, costumes e problemáticas) relacionadas ao estado, considerando ainda, o conjunto de indicações sugeridas com esse enfoque nas mais diversas áreas, como por exemplo, educacional, alfabetização científica e tecnológica.

Tabela 1. Termos adaptados para análise do livro de Volume I da BBM.

Termos resultantes e fundamentados no trabalho de Santos, Vilches e Brito (2016a) e Santos, Vilches e Brito (2016b) para a análise.

Tabela 2: Frequência de percentuais investigados no do livro de Volume

Frequência de percentuais para a ocorrência dos 18 indicadores no volume analisado.

Conclusões

Em virtude da análise realizada constatamos que o conjunto de 18 indicadores empregados representa indícios que favorecem as concepções CTS, CTSA e Sustentabilidade no volume investigado. Sendo assim, destacamos a relevância do material, em virtude de apresentar, ainda que de forma discreta, questões que podem ser discutidas nos diferentes espaços da sociedade, assim como nos contextos formais e não formais da educação, como possibilidade de formação que aponte para o desenvolvimento científico e tecnológico e suas consequências e aplicações sociais e ambientais. Entretanto, considerando a intensidade de indícios verificados, competência e responsabilidade que cabe aos agentes do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas para o desenvolvimento sustentável, constatamos que seus programas, materiais e ações não priorizam a inclusão de abordagens que vinculam o desenvolvimento da ciência e tecnologia as responsabilidades sociais e ambientais. Sendo assim, entendemos que tal constatação nos deixa a margem de compreender a SNCTI como agentes que priorizam intervenções que favoreçam o desenvolvimento de políticas de Estado voltadas para o interesse de questões relacionadas a Ciência, Tecnologia e Inovação e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável. Neste contexto, ressaltamos que embora o direcionamento da BBM não priorize a educação como foco, nem tão pouco a abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade, ponderamos que, mesmo tímida, a incidência de elementos que representam a natureza da abordagem estudada, torna possível que o volume investigado e disponível na BBM seja caracterizado como potencialmente adequado, em virtude da contextualização ampla de diferentes temáticas, para ser utilizado nos ambientes formais e não formais de educação, como recurso didático.

Agradecimentos

À CAPES pela bolsa concedida, à UFMA/Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPCEM, ao IFMA e UFMA/Campus Codó e ao Grupo de Pesquisa em Ensino

Referências

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