APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TEMÁTICA LEITE MATERNO: INVESTIGAÇÃO SOBRE O PLANEJAMENTO E SUA APLICAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Almeida, P.S.G. (IFES) ; Amado, M.V. (IFES) ; Garcia, A.R.S.M. (IFES) ; Sena, D.R. (IFES) ; Almeida, C.B.C. (IFES)

Resumo

Existem muitas ferramentas didático-metodológicas que permitem uma maior conexão entre o ensino de Química e o cotidiano do aluno, o que torna a aprendizagem mais dinâmica e contextualizada, uma delas é a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). O trabalho, de cunho qualitativo, apresenta uma validação a priori, a partir de análises realizadas por especialistas e professores de um planejamento da ABRP com a temática “Leite Materno” para alunos do 3° ano do Ensino Médio da EEEFM Lyra Ribeiro Santos à luz da alfabetização científica. A coleta de dados se deu pelo preenchimento de um instrumento de validação. A análise dos dados aponta que a temática é satisfatória para os objetivos traçados. Por fim, alguns ajustes foram feitos para melhorar a proposta, antes de sua aplicação.

Palavras chaves

Ensino de Química; PBL; Alfabetização Científica

Introdução

Miranda e Costa (2007), apontam o bloqueio o qual muitos alunos apresentam em aprender Química principalmente pela falta de relação entre as leis, fórmulas e teorias do conteúdo com a realidade vivida pelos alunos, suas observações sobre os fenômenos naturais, os aspectos sociais e ambientais que os circundam, além do conhecimento ser abordado de forma fragmentada, o que desconecta as várias áreas do saber. Segundo Amado e Vasconcelos (2015), uma metodologia capaz de promover essa conexão entre a teoria e o cotidiano do aluno é a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), pois inicialmente levantam-se problemáticas de cunho social e ambiental, o que a confere um caráter transdisciplinar, contextualizado e desperta o interesse pelo conteúdo, já que a aprendizagem do mesmo passa a ter sentido para o aluno. Ribeiro (2008) evidencia que a ABRP se originou a partir da metodologia Problem-Based Learning (PBL) que surgiu no Canadá, e tem como alicerce o aluno como protagonista do processo de aprendizagem e o professor como um tutor que norteia o caminho para a construção do conhecimento. O cenário é o ponto inicial de todo o planejamento da ABRP, que relata uma situação fictícia criada pelo professor, com embasamento científico, a qual desperte a curiosidade dos alunos para compreender a situação-problema, a procura de suas soluções e a necessidade de adquirir novos conhecimentos. O processo ocorre de forma colaborativa com trabalho em grupo, ao analisar o cenário os alunos devem levantar hipóteses, argumentar, traçar estratégias, ter um pensamento crítico da realidade o que coopera para o aprimoramento de habilidades, como tomar decisão consciente, aplicar a teoria à prática vivenciada, a formação do cidadão e torna-se independente para continuar a aprender ao longo da vida. O professor tem o papel de disponibilizar o material bibliográfico adequado para pesquisa e interferir no processo quando ocorre um desvio dos objetivos traçados ou para nivelar o conhecimento do grupo. O objetivo da pesquisa foi apresentar uma proposta de planejamento com a temática “Leite Materno” para o ensino de Química, baseado na metodologia ABRP, segundo VASCONCELOS & ALMEIDA (2012), a um grupo de professores a fim de verificar sua articulação com a própria metodologia e sua viabilidade para promover a alfabetização científica, segundo os três eixos estruturantes de SASSEROM & CARVALHO (2008). Sasseron e Carvalho (2008), ao tratarem da alfabetização científica, argumentam que o ensino de Ciências deve promover ao aluno, ao se defrontar com uma informação científica, o educando deve ter a capacidade de ponderar como e que consequências essa informação acarretará na sua vida, na sociedade e no planeta, usando a investigação e a discussão para análise e o senso crítico a fim fazer suas escolhas. Sasseron e Carvalho (2008), organizam os eixos da alfabetização científica organizados em: 1º) Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais ; 2º) Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática; e 3º) Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente.

Material e métodos

Foi elaborada e analisada a proposta de um cenário e de um planejamento com a temática “Leite Materno” no Ensino de Química para alunos da 3ª série do Ensino Médio, com base na metodologia ABRP, de acordo com VASCONCELOS & ALMEIDA (2012). O cenário intitulado como “Aleitamento Materno: uma ação mundial” foi validado a priori, ou seja, antes da intervenção escolar, , a fim de promover uma discussão sobre a pertinência da temática frente ao conteúdo, à contextualização, à interdisciplinaridade e a alfabetização científica. A validação aconteceu em dois momentos, o primeiro com 5 sujeitos, sendo 3 especialista do grupo de pesquisa TeqBio do Programa de Mestrado Profissional em Química Rede Nacional (PROFQUI), 1 professor do mesmo programa e uma professora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT), todos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); e o segundo momento aconteceu com 3 professores e 1 pedagogo da EEEFM Lyra Ribeiro Santos, a qual será aplicada a proposta didático-metodológica, parte integrante de uma pesquisa de mestrado. O processo foi direcionado com um instrumento de análise e validação do planejamento da ABRP elaborado por AMADO (2014), que visa analisar se o planejamento proposto perpassa por todos os aspectos estruturais necessários à metodologia. As etapas do planejamento em discussão são: a série contemplada; o tempo de aula adequado; a contextualização curricular; os pré-requisitos; os objetivos específicos; os conceitos; os articuladores disciplinares; as fontes bibliográficas para pesquisa dos grupos de estudo; as questões-problemas provavelmente levantadas a partir do cenário pelos docentes; a sequência do ciclo tutorial; a aplicação dos saberes que culmina num produto final feito pelos alunos para demonstrar os conhecimentos adquiridos durante toda a metodologia ABRP. Vale ressaltar que o cenário elaborado pelo pesquisador, apresenta todos os dados fidedigno e tem o caráter de motivar e aguçar a curiosidade dos alunos frente a situação- problema abordada, a fim de desencadear um momento propício para levantar hipóteses, argumentar e promover um direcionamento à procura da(s) possível(eis) solução(ões), o mesmo foi elaborado com o objetivo posterior de verificar a promoção da alfabetização científica, segundo os três eixos estruturantes de SASSEROM & CARVALHO (2008). Para cada questão do instrumento de análise foi possível atribuir um valor de suficiência com uma graduação crescente do menor 1, ao maior 5, em termos de coerência à proposta sugerida, o que deixa evidente os pontos altos e baixos do planejamento e possíveis alinhamentos antes de sua aplicação. Será feita a análise do instrumento de validação com os pares suas contribuições e sugestões.

Resultado e discussão

A tabela 1 ilustra os valores de suficiência dos questionamentos levantados no instrumento de análise e validação do planejamento ABRP. A partir dos resultados coletados da tabela 1, foi possível fazer uma análise geral de alguns itens e suas adequações antes da aplicação. Quanto ao cenário, sua articulação com espaço de educação não formal (10), no caso a visita a um banco de leite, todos os avaliadores classificaram com a nota máxima, isso mostra sua coerência com a proposta em análise. Já nos outros itens avaliados, julgaram-se de forma majoritária adequados, porém com a necessidades de algumas adequações para um melhor aproveitamento do planejamento ABRP e da aprendizagem dos alunos. Desta forma, foi feita uma melhor organização dos conceitos (7), e dos pré-requisitos (4), pois na visão de alguns avaliadores um conceito adquirido seria na realidade um pré- requisito, como a identificação das funções orgânicas nas macromoléculas, visto que o conteúdo já tinha sido visto. Na proposta de avaliação (16), foi sugerida a filmagem da visita ao espaço não formal, para os alunos aproveitarem esse conhecimento no produto final (12), por isso uma troca cronológica no ciclo tutorial (14) foi feita, e a oficina de como editar um curta-metragem passou a ser oferecida antes da visita ao banco de leite, antes da experiência química para analisar a quantidade de caseína no leite materno e no leite de fórmula e da análise microbiológica dos dois leites , a fim de possibilitar uma melhor edição e coleta de dados para a produção do curta-metragem, produto final (12), dos alunos. Na fonte de dados (13), foi sugerido a utilização de um aplicativo para compactar os endereços eletrônicos, já que os mesmos eram grandes e numerar as páginas de artigos e dos livros de consulta a fim de direcionar com mais afinco a pesquisa. No caso do cenário (8), jugou-se necessário acrescentar a situação geopolítica sobre o aleitamento materno, como uma análise das licenças maternidades em diferentes países, para melhor alinhamento com a articulação interdisciplinar (6) e os objetivos específicos (5). Todos sujeitos avaliadores responderam que utilizariam a proposta de ABRP apresentada, em sua sala de aula, pela temática abordada que é condizente com a realidade do aluno e isso desperta o interesse e a curiosidade de estudar, o que permite um vínculo entre os conteúdos vistos na escola com assuntos da sociedade. Algumas justificativas dadas pelos professores avaliadores serão apresentados na tabela 2. Observa-se nas justificativas dadas na parte 1 da tabela 2, pelos avaliadores (A), (B) e (F) a característica da proposta ser contextualizada e significativa, pelo fato de trabalhar com a realidade do aluno e isso é importante para conscientização do seu papel como cidadão capaz de tomar decisões conscientes que contribua para uma sociedade mais justa e igualitária. Já para o avaliador (D), a característica da própria metodologia ABRP de promover a autonomia do aluno no seu processo de aprendizagem, assim, torna-se o centro do processo, como protagonista. O avaliador (H), também aponta a relação do aleitamento materno e o desenvolvimento intelectual, isso aponta a necessidade de fornecer elementos para a promoção da alfabetização científica e seus eixos estruturantes, como o fato de compreender os conceitos, a natureza da ciência e as relações existentes com sua prática e a sociedade (SASSERON & CARVALHO, 2008). Já na segunda parte 2 da tabela 2, é possível destacar um trabalho interdisciplinar entre o ensino de química, biologia e matemática, enfatizado pelos avaliadores (A), (F) e (G), importante fator promovido pela ABRP que vista compreender o conhecimento num hábito geral e não de forma fragmentada como geralmente é dado no ensino atual. O avaliador (B), enfatiza o caráter informativo do cenário que desperta um interesse pela temática, permitindo assim, o início de debates e discussões, logo, o desenrolar de levantamento de hipóteses, de argumentações, a identificação das situações-problemas e busca de suas possíveis soluções, etapas evidenciadas no ciclo da ABRP de VASCONCELOS & ALMEIDA (2012). Além do avaliador (H) sugeri a divulgação do produto final realizado pelos alunos em outro turno à comunidade escolar, pelo seu caráter informativo e condizente à realidade da sociedade. Sendo assim, após analisar os resultados das avaliações, as sugestões e os comentários apresentados pelos professores avaliadores, foi possível fazer correções no planejamento proposto de uma forma mais satisfatória a promover aprendizagem do aluno, como uma melhor definição dos objetivos específicos e organização do ciclo tutorial. Pode-se afirmar também que a proposta de planejamento apresentada está de acordo com o referencial teórico adotado para a pesquisa.

Tabela 1

Resultados da validação entre os pares referente a ABRP proposta.

Tabela 2

Recorte de algumas justificativas dos avaliadores na validação da ABRP.

Conclusões

O trabalho investigou a validação a priori feita do planejamento segundo a ABRP na temática “Leite Materno”, para alunos do 3° ano de Ensino Médio no ensino de Química, a fim de analisar seu potencial de integração de diferentes conhecimentos disciplinares e os conhecimentos prévios do aluno, de forma contextualizada, e sua aplicação em sala de aula. Os resultados apontam que a etapa de validação a priori com especialistas e com os pares é necessária, visto que o pesquisador se apropriar de diferentes perspectivas sobre o mesmo planejamento, o que atribui maior qualidade ao trabalho e um maior embasamento teórico. A validação também permitiu uma melhor articulação com os próprios objetivos traçados pela metodologia e suas etapas, bem como com o objetivo da temática de promover a alfabetização científica, ao possibilitar alterações antes da sua aplicação. Os professores consideram a proposta de trabalho ABRP com a temática “Leite Materno” viável para o ensino de Química a fim de possibilitar uma maior interação entre as diversas áreas do conhecimento e a vivencia do aluno, o que contribui a formação do senso crítico, a possibilidade de escolhas conscientes frente a problemática vista e a formação da cidadania.

Agradecimentos

A Deus, a minha família e a CAPES pelo fomento.

Referências

AMADO, M.V. Contributos da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Educação para o Desenvolvimento Sustentável em Espaços de Educação não Formal. Relatório de Pós-Doutoramento. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2014.
MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de química: Formação, competências/habilidades e posturas, 2007.
RIBEIRO, L. R. de C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior (livro eletrônico). São Paulo: EdUFScar, 2008.
SASSERON, L.H.; CARVALHO, A.M.P.; Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. v.13, n.3, p.333-352, 2008.
VASCONCELOS, C.; ALMEIDA, A. Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino das Ciências: Propostas de trabalho para Ciências Naturais, Biologia e Geografia. Porto Editora, Porto, Portugal, 2012.

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