ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: O USO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA APLICADA AO ESTUDO DA TERMOQUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Machado, D.M. (UEPA) ; Costa, W.C.L. (UEPA) ; Araújo, T.V.M. (UFPA) ; Fonseca, S.G.G. (UEPA) ; Barros, D.J.P. (UEPA) ; Palheta Junior, A.R. (UEPA) ; Barros, D.M.B. (UEPA)

Resumo

O objetivo deste trabalho é ensinar de forma experimental e contextualizada o estudo da Termoquímica na perspectiva histórica (reações endotérmicas e exotérmicas). A prática metodológica foi realizada com 20 alunos de um Cursinho Pré-Vestibular, situado no município de Cachoeira do Arari– PA. Para 100% dos participantes a temática aplicada em sala de aula, a partir do uso da prática experimental contextualizada foi satisfatória. Conclui- se que a intervenção utilizada se mostrou eficiente para diminuir a abstração no ensino de Química, mais especificamente no conteúdo Termoquímica.

Palavras chaves

história da ciência; experimentação; ensino de química

Introdução

A História da Ciência vem despontando como um formidável recurso didático aliado a prática docente no Ensino de Ciências Naturais, principalmente no Ensino de Física e Ensino de Química, de modo a contextualizar alguns conceitos tanto para alunos quanto para os professores do Ensino Médio (TEODORO, 2000). O uso da História da Ciência deve ser adotado como um dispositivo didático útil para tornar as aulas de Ciências mais interessantes, facilitando sua aprendizagem, por parte dos alunos (MARTINS, 2007). A elaboração de qualquer teoria Química só foi possível através da contribuição contínua de hipóteses que precedem a formulação de leis finais (MARQUES, 2006). A HC nos guarda interessantes revelações que podem auxiliar os alunos a entenderem e levarem o conhecimento químico para o seu cotidiano e, o que irá despertar a curiosidade científica não somente pela teoria, mas unificando teoria e História (PIRES; ABREU; MESSEDER, 2010). No Brasil, a literatura referente a este ramo do conhecimento e seus grandes cientistas ainda é escassa quando comparada a quantidade existente em outros países (FARIAS; NEVES, 2005). Os livros didáticos destacam os resultados que a Ciência alcançou, porém não costumam tratar outros pontos científicos, como: “De que forma as teorias e os conceitos se desenvolvem?”; “Quais as ideias rejeitadas hoje em dia e que eram aceitas no passado?”, entre outras (QUINTAL; GUERRA, 2009). Nesse contexto, portanto, o presente trabalho objetiva apresentar a importância e as possíveis contribuições da História da Ciência ao Ensino de Química, além de ensinar de forma experimental e contextualizada o estudo da Termoquímica na perspectiva histórica (reações endotérmicas e exotérmicas) a alunos de um Cursinho Pré-Vestibular em um município na Ilha de Marajó– PA.

Material e métodos

A prática metodológica foi realizada com 20 alunos pertencentes a um Cursinho Pré-Vestibular, situado no município de Cachoeira do Arari– PA, já que apresentavam dificuldades ao se depararem com este assunto em seu cotidiano. A intervenção foi organizada em 3 etapas: 1ª etapa — Apresentação e introdução de elementos da História da Ciência enquanto área do conhecimento para os alunos. Foi apresentada uma aula expositiva-dialogada sobre a temática “Termoquímica — reações endotérmicas e exotérmicas”, com o intuito de que os alunos compreendam o cenário político e econômico que impulsionou a criação das leis da Termodinâmica, além de seus impactos para a sociedade, de forma que observem a importância do desenvolvimento delas para o progresso da Revolução industrial. 2ª etapa — Com a finalidade de associar o ensino conceitual com a prática, os educandos foram dispostos em 4 grupos para acompanhamento e execução de 2 práticas experimentais, com questões para discussão. Em relação as práticas experimentais, uma delas demonstrou o processo endotérmico (reação que absorve de calor), colocou-se em um tubo de ensaio uma pequena quantidade de NH4Cl (cloreto de amônio) sólido, e posteriormente adicionou-se, com auxílio de uma pipeta Pasteur, 2 mL da solução já preparada de NaOH (hidróxido de sódio) 1 Molar. Enquanto que no outro experimento observou-se o processo exotérmico (liberação de calor), colocou- se em um tubo de ensaio uma pequena quantidade de Cu (cobre) em pó, e em seguida adicionou-se, com auxílio de uma pipeta Pasteur, 2 mL de HNO3 (ácido nítrico) concentrado. 3ª etapa – Aplicação de um questionário aos alunos, com o propósito de verificar se os mesmos conseguiram acumular informações repassadas através da metodologia utilizada neste estudo.

Resultado e discussão

Fez- se a seguinte pergunta: Como você avalia o assunto trabalhado em sala de aula, a partir do uso da prática experimental contextualizada? Para 100% dos participantes a temática aplicada em sala de aula, a partir do uso da prática experimental contextualizada foi satisfatória. Esse percentual de aceitação dos alunos se deu em detrimento da aula teórica dialogada e utilização da atividade experimental, podendo ser observado progressos na práxis do processo educativo (WELTER, 2011). Quando questionados se conseguiram relacionar o assunto visto, após a aula experimental de química com seu dia a dia? Todos os 20 alunos responderam de forma positiva, ou seja, tiveram êxito em relacionar o assunto estudado em sala de aula com seu cotidiano. Toda proposta de ensino deve ser construída para que leve o aluno a participação ativa no processo ensino-aprendizagem (CARVALHO, 2004). Na terceira pergunta do questionário, “ O que você achou mais interessante na aula? ”, obteve-se algumas respostas: Aluno A: A aula a respeito da História da Ciência. Aluno B: A abordagem interdisciplinar entre a Química e a História da Ciência. Aluno C: A apresentação inicial da História da Ciência, pois não conhecíamos nada relacionado do assunto Aluno D: A explicação histórica e a demonstração experimental da Termoquímica. Aluno E: A forma em que foi abordado o assunto e a interação do professor com o aluno. De acordo com as respostas obtidas, a maioria destaca que a abordagem da História da Ciência foi o que lhe chamou mais atenção, onde é reforçada sua opinião acerca desse tipo de metodologia. Marques (2010) está em concordância em seus estudos no que se refere a abordagem da HC. A prática foi considerada contextualizada, devido ter apresentado circunstâncias que os rodeiam.

Conclusões

Conclui- se que a intervenção utilizada se mostrou eficiente para diminuir a abstração no ensino de Química, mais especificamente no conteúdo “Termoquímica — reações endotérmicas e exotérmicas”. Devido os alunos terem se mostrado ativos em todos os momentos do processo de ensino-aprendizagem. A utilização da HC em consonância com a tendência educacional da contextualização, onde os fatos são repassados de forma responsável, trazem as peculiaridades do cotidiano do aluno, comprovando o progresso do conhecimento científico, contribuindo significativamente para a construção do conhecimento.

Agradecimentos

Referências

CARVALHO, A. M. P (Org.). O ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo. 2004.

FARIAS, R. F.; NEVES, L. S. Naturam Matrem: da natureza física e química da matéria. Campinas, SP: Átomo, 2005.

MARQUES, D. M. As Investigações de Ernest Rutherford sobre a Estrutura da Matéria: para o Ensino de Química. 2006. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2006.

MARQUES, D. M. Dificuldades e possibilidades da utilização da História da Ciência no Ensino de Química: um estudo de caso com professores em formação inicial. 2010. 207 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010.

MARTINS, A.F. História e Filosofia da Ciência no Ensino: Há muitas Pedras nesse Caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Santa Catarina, SC, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

PIRES, R.O.; ABREU, T. C.; MESSEDER, J.C. Proposta de ensino de química com uma abordagem contextualizada através da história da Ciência. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, RJ, v.3, n.1, p. 1-10, 2010.


QUINTAL, J. R.; GUERRA, A. A história da ciência no processo de ensino-aprendizagem. Física na Escola. [S.l], v. 10, n. 1, 2009.

TEODORO, S. R., A História da Ciência e as Concepções Alternativas de Estudantes como Subsídios para o Planejamento de um Curso sobre Atração Gravitacional. 2000. 277 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2000.

WELTER, S. Q. Utilização de massa de modelar como um recurso didático para auxiliar a aprendizagem da evolução dos modelos atômicos. 2011. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2011.

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