INSTRUMENTO E VALIDAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO DE QUÍMICA VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Almeida, C.B.A. (IFES) ; Almeida, P.S.G. (IFES) ; Amado, M.V. (IFES) ; Sena, D.R. (IFES) ; Garcia, A.R.S.M. (IFES)

Resumo

Este trabalho apresenta uma etapa do processo de validação EAR (GUIMARÃES; GIORDAN, 2013) de sequências didáticas (SD). Apresentaremos o instrumento e os resultados da validação à priori por pares e professores especialistas de uma SD elaborada para o Ensino de Química com enfoque CTSA (Ciência, Sociedade, Tecnologia e Ambiente), que possui como objetivo promover a aprendizagem significativa crítica de conceitos sociocientíficos envolvidos na temática de drogas do tipo “solventes inalantes”. Esta etapa do processo EAR possibilitou a identificação de aspectos relevantes para a reestruturação da SD elaborada antes de sua experimentação a partir da análise de outros professores, contribuindo para identificação de aspectos relevantes na proposição das atividades.

Palavras chaves

Validação; TASC; Sequência didática

Introdução

O Processo EAR (GUIMARÃES E GIORDAN, 2013) consiste em um método de elaboração, aplicação e reelaboração (EAR) de SD segundo análise sistematizada e avaliações consecutivas de cada um dos elementos que a constitui, de seu contexto de aplicação, de seus resultados e de sua relação com o plano anual de ensino da escola. Esta pesquisa é parte de um projeto de mestrado em Ensino de Química e está na fase de aplicação, que possui três etapas de validação realizadas segundo instrumentos de validação específicos e uma etapa de experimentação, na qual a SD é desenvolvida em sala de aula. A SD foi elaborada para discussão da temática de “drogas inalantes” a fim de contribuir para a formação de cidadãos críticos quanto ao seu uso. A estrutura da SD seguiu as orientações de Guimarães e Giordan (2011), no entanto o instrumento de validação proposto por tais autores foi adaptado aos referenciais teóricos orientadores de suas ações e objetivos educacionais: Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica – TASC (MOREIRA, 2000) e enfoque CTSA (SANTOS; MORTIMER, 2002). A abordagem sociocultural foi utilizada na SD e dialoga diretamente com a função do enfoque CTSA e o objetivo da TASC quanto à formação de sujeitos críticos, que por meio do conhecimento cientifico e das relações estabelecidas entre este e os aspectos sócio-político-culturais associados à ele, é estimulado a tornar-se um individuo autônomo em suas escolhas de vida, e, não reprodutor de opiniões. Apresentaremos neste trabalho o instrumento construído para validação da SD elaborada e o resultado da validação a priori realizada por pares (professores do mesmo nível de ensino para o qual foi elaborada a SD) e por professores especialistas (professores doutores do grupo de pesquisa ao qual a autora pertence).

Material e métodos

A elaboração da SD sobre drogas do tipo “solventes inalantes” foi realizada para aplicação na 3ª série do ensino médio para o Ensino de Química em atividade interdisciplinar com a disciplina de Biologia. Após elaboração realizou-se a validação a priori da SD por pares (professores de Química e Biologia do Ensino Médio) e professores especialistas (pesquisadores doutores integrantes do grupo de pesquisa TEQ-Bio do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Vila Velha). O instrumento de validação utilizado neste trabalho foi construído com base no modelo de Guimarães e Giordan (2011), que originalmente possui as seguintes categorias de análise: A)Estrutura e Organização; B)Problematização; C)Conteúdos e Conceitos; D)Metodologias de Ensino e Avaliação. Para adaptação aos referenciais teóricos utilizados no desenvolvimento desta SD uma categoria para identificar o referencial teórico foi adicionada. Essa teve como objetivo identificar na SD os princípios facilitadores da aprendizagem significativa critica propostos por Moreira (2000). Também foram acrescentados à categoria de Conteúdos e Conceitos itens contendo indicadores de um currículo de Ciências com enfoque CTSA propostos por Fernandes, Pires e Villamanan (2013), visto que este é o enfoque dado ao currículo de Química e Biologia utilizado na SD elaborada. Desta forma, o instrumento de validação adaptado possui as seguintes categorias: A)Estrutura e Organização; B) Problematização; C) Referencial Teórico; D) Conteúdos e Conceitos; E) Metodologias de Ensino e Avaliação. Apresentaremos o instrumento de avaliação utilizado e o resultado da validação onde os professores avaliaram cada item de cada categoria segundo os seguintes critérios de avaliação: I (insuficiente); S (suficiente) e MS (mais que suficiente).

Resultado e discussão

O instrumento de validação e os resultados da avaliação estão apresentados nas tabelas 1 e 2. É possível observar os itens de cada categoria analisada e a porcentagem do critério de avaliação (I, S ou MS) mais significativo. Dos 38 itens analisados, 36 foram avaliados majoritariamente como MS ou S, e por isso não serão modificados visto que os avaliadores julgaram as atividades adequadas aos objetivos propostos pela SD. Dois itens receberam avaliação insuficiente: o item A3, onde metade dos avaliadores consideraram insuficiente o tempo das atividades propostas e o item E5 onde aproximadamente um terço dos avaliadores consideraram que os instrumentos e/ou momentos para feedback das avaliações não estão presentes na SD ou não estão adequados. Esses itens serão revistos e a SD reelaborada antes da experimentação, para que seus objetivos sejam melhor alcançados. Quanto às perguntas abertas 50% dos professores utilizariam a SD devido à relevância social da temática abordada e a sua boa estruturação. Os professores que não utilizariam a SD justificaram que a alta carga de conteúdos de Química impede sua aplicação na disciplina de Biologia. Os pontos fracos citados pelos professores avaliadores foram: tempo insuficiente para as atividades; feedback das avaliações e aspectos bioquímicos das drogas inalantes. As principais sugestões de mudanças foram reduzir o numero de atividades por aula e promover a participação de professores de Biologia na aplicação da SD para realizar de forma efetiva a interdisciplinaridade proposta. Os pontos fortes citados para a SD foram: contextualização, aspectos socioculturais, relevância social do tema e participação ativa do aluno. As sugestões propostas pelos professores foram todas relativas à adequação do tempo das atividades da SD.

Tabela 1

Instrumento de validação da SD elaborada apresentando as categorias de análise e o resultado da avaliação pelos professores.

Tabela 2

Continuação da tabela 1 - Instrumento de validação da SD elaborada apresentando as categorias de análise e o resultado da avaliação pelos professores.

Conclusões

Para realizar a validação a priori adaptamos o instrumento de validação de Guimarães e Giordan (2011) para o referencial teórico da SD elaborada (TASC e CTSA). A validação no processo EAR foi importante para a identificação de aspectos relevantes para a reestruturação da SD como a insuficiência do tempo das atividades propostas e dos instrumentos e momentos de retorno das avaliações. Desta forma, a partir dos resultados e das sugestões dos professores avaliadores será possível reelaborar a SD antes de sua experimentação de forma a alcançar os objetivos propostos.

Agradecimentos

À Deus, à minha família, ao grupo de pesquisa TEQ-Bio do IFES e à FAPES.

Referências

FERNANDEZ, I; PIRES, D; VILLAMAÑÁN, R. M. Educação em ciências com orientações CTSA construção de um instrumento de análise das orientações curriculares. Anais do IX Congreso Internacional Sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, p.459, 2013.

GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Elementos para validação de seqüências didáticas. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Águas de Lindóia. Anais. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de seqüências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011. Águas de Lindóia. Anais. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2011.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. Atas do Encontro Internacional sobre aprendizagem significativa, Lisboa- Portugal- set, 2000.

SANTOS, W. P.; MORTIMER, E. F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. v. 2, n. 2, dez. 2002.


Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ