FERRAMENTAS DE VÍDEO E PARÓDIA COMO PROPOSTA NO ENSINO DA TRANSFORMAÇÃO ISOBÁRICA
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Rodrigues, A.P.P. (UEPA) ; Netto, D.T.B. (UEPA) ; Silva, E.R. (UEPA) ; Assunção, P.C.P. (UEPA) ; Diniz, V.W.B. (UEPA) ; Lima, V.S. (UEPA)
Resumo
A química carrega uma fama de ser difícil e abstrata, entre alguns estudantes. Por outros, ela é vista como a ciência das explosões, isto é, fazendo referência ao seu aspecto experimental e, este ponto pode ser explorado para mudar pré-conceitos sobre a mesma. Mas, a falta de reagentes e infraestrutura é a principal limitação para realizar experimentos. Como proposta, foi usado um vídeo do YouTube com um experimento, e a elaboração de uma paródia para explicar o que acontece, enquanto um balão com gás é submerso em nitrogênio líquido, com o objetivo de introduzir conceitos, quando um gás é submetido a mudanças de Temperatura e Volume, com Pressão constante, ou seja, uma transformação isobárica. A proposta foi aplicada na turma de 2015 de licenciatura em ciências naturais-química da UEPA.
Palavras chaves
Vídeo; Paródia; Gases ideais
Introdução
A química é uma ciência que aborda tanto a realidade macroscópica como microscópica, e desse modo quando o ensino escolar trata de assuntos químicos estritamente macroscópicos o ensino fica mais palatável sob a ótica do professor e aluno. A dificuldade considerada até comum no mundo da química é o ensino de assuntos que requerem o abstracionismo. Nesse sentido, os modelos químicos e as representações simbólicas químicas ganham vez e os atores dessa perspectiva devem lançar mão do poder de raciocínio aguçado. Uma vez que em certa proporção o mundo microscópico não pode ser vislumbrado senão por modelos explicativos dos fenômenos envolvidos em tal nível da realidade (BIGHETTI; ZULIANI; LEGENDRE, 2016). Sabendo disso, o docente deve sempre está modernizando, inventando e reinventando formas de ensinar os assuntos de química, principalmente os de cunho microscópico, o processo de ensino-aprendizagem para formas mais concretas do saber abordado bem como mecanismos,isto é, métodos alternativos de ensino a fim de trazer o aluno para a dinâmica da aula (SILVA; SALES; SILVA, 2017). A proposta escolhida pela equipe foi um vídeo com duração de 3 minutos, que consistiu em mostrar, para a turma de licenciatura em ciências naturais-química, um experimento envolvendo nitrogênio líquido em um balão, com o objetivo de ensinar a transformação isobárica, no canal Okay Pessoal, do YouTube. E foi elaborada uma paródia, pela equipe, relacionada ao assunto mencionado no vídeo, com o propósito de criar um caráter dinâmico e divertido para a aula, uma vez que a mesma traz conceitos da aula que foi ministrada (OLIVEIRA; MORAIS, 2008). A paródia foi feita da música original “Agora vai sentar” dos autores MCs Jhowzinho e Kadinho, que se encontra no canal Detona Funk, também do YouTube.
Material e métodos
O vídeo mostrou o comportamento térmico dos gases ideais, este é o tópico abordado no experimento mostrado no vídeo, em sala de aula. Ao se tratar do que acontece, quando há variação de volume e temperatura, a pressão constante, dentro de um balão de festa infantil, cheio de ar, quando o mesmo é mergulhado em nitrogênio líquido a -196°C. E, curiosamente, o balão começa a murchar. A aula se divide em 3 etapas. A primeira foi a exposição do vídeo para a turma e, no ato da explicação não é utilizado o áudio durante o vídeo, com o intuito de despertar a curiosidade dos licenciandos. Portanto, o mesmo é uma opção para os professores que não tem como levar os experimentos químicos para dentro de sala de aula. A segunda etapa foi explicar no quadro o que aconteceu no experimento, utilizando a fórmula dos gases ideais e a relação de proporcionalidade entre as variáveis temperatura, pressão e volume. O terceiro momento foi apresentar a paródia, feita pela equipe, seguida da interpretação da letra da paródia, a qual explica, de forma divertida e ritmada, como ocorre a transformação isobárica.
Resultado e discussão
Ao explicar o experimento é preciso conhecer as propriedades de compressão e
expansão dos gases, assim como a teoria cinética dos gases, a qual diz que
as partículas de um gás ideal apresentam movimento desordenado e não
interagem, por estarem afastadas entre si, porém, vez ou outra há colisões
entre elas e, dessas com as paredes do recipiente que as contém. Porém, a
energia do sistema se conserva (PENTEADO, 2005). Ao encher o balão, à
temperatura ambiente, as partículas começam a se chocar contra as paredes do
balão, para se afastar uma das outras, visto que, suas interações
intermoleculares são muito fracas e sua energia cinética, nessas condições,
é considerável. Dessa forma, as moléculas do gás ocupam todo o volume que
lhe é oferecido dentro do balão (MÓL e SANTOS, 2016). O gás da bexiga ao
entrar em contato com o nitrogênio líquido a -196°C, tem sua temperatura
diminuída, fazendo com que a energia cinética do gás diminua, ou seja, o
estado de agregação dessas moléculas irá aumentar e, consequentemente, o
volume do balão irá diminuir. E, na equação da lei dos gases ideais, nota-
se, que volume e temperatura são diretamente proporcionais (PENTEADO, 2005).
No experimento, a temperatura e o volume sofreram variações e a pressão
continuou constante, isto é, uma transformação isobárica (MÓL e SANTOS,
2016). Tendo em vista as dificuldades no ensino de química, o professor
possui vários recursos, que podem promover aulas diferenciadas, a fim de
incentivar os estudantes a olhar a química de outro ângulo. Nessa
perspectiva, a paródia (Figura 1) foi uma ferramenta bem aceita, entre os
acadêmicos, que interagiram ao cantar a paródia, para promover a
aprendizagem de química de forma divertida e desenvolver a linguagem
cognitiva e a socialização dos mesmos (SANTOS et. al., 2011).
Conclusões
A proposta apresentada veio para auxiliar professores e facilitar o entendimento dos alunos, diminuindo as dificuldades em relação à disciplina. Além de motivar os educandos ao sair da rotina do quadro e pincel. A proposta foi adaptada para expor o tema transformação isobárica. Desse modo, apresenta limitações de interdisciplinaridade apenas com a disciplina física. A atividade pode ser explorada em turmas do ensino médio, já que foi bem aceita pelos acadêmicos da UEPA. É importante também a educação continuada dos docentes, para o melhor uso dos recursos disponíveis para o ensino de química.
Agradecimentos
A Deus, pela força e sabedoria. À Universidade do Estado do Pará (UEPA) e ao Professor orientador deste trabalho.
Referências
BIGHETTI, R. C.; ZULIANI, S. R. Q. A; LEGENDRE, A. O. A utilização da modelagem no ensino da Teoria Cinética dos Gases: avaliação de uma aplicação de conceitos a situações cotidianas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais...Florianópolis, 25 - 28 de jul. de 2016. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R2210-1>. Acesso em: 18 jun. 2018.
MÓL, G.; SANTOS. W. (Coord.). Química Cidadã. Vol.1.- São Paulo: Editora AJS, 2016. (Coleção Química Cidadã).
OLIVEIRA, A.S.; MORAIS, W.O. A utilização de música no ensino de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 14., 2008, Curitiba. Anais...Curitiba: UFPR, 2008. Disponível em:<http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0245-1.pdf>.Acesso em: 21 de jun. de 2018.
PENTEADO, P.C.M. Física: Ciência e Tecnologia. Vol.2. – São Paulo: Moderna, 2005.
SANTOS, F. G.et. al. Música-Paródia: Uma ferramenta Diversificada no ensino de Química. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 31., 2011, Rio Grande. Anais... Rio Grande: FURG, 2011.
SILVA, F.; SALES, L. L. M.; SILVA, M. N. O uso de metodologias alternativas no ensino de química: um estudo de caso com discentes do 1º ano do ensino médio no município de Cajazeiras-PB. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 2, set. 2017. Disponível em: <http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/372>. Acesso em: 20 jun. 2018.