Conjunto de ações utilizado como ferramenta de motivação e aprendizagem

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Cruz, R.P. (UFRRJ) ; Mendonça, M.L.T.G. (IFRJ)

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de utilizar, em sala de aula, experimentos e jogos didáticos, atividades que, empregadas em conjunto, poderiam despertar a motivação dos alunos e, sendo assim, auxiliar na aprendizagem. A metodologia empregada foi a seleção de três trabalhos científicos relacionados com os conteúdos principais da disciplina de Química Geral II, na graduação de Tecnologia de Gestão Ambiental do IFRJ: Soluções, Equilíbrio Químico e Equilíbrio Iônico. Os resultados obtidos com a realização dessas atividades foram de extrema importância, porque elas despertaram o interesse dos alunos e, consequentemente, contribuíram para a introdução dos conteúdos, promovendo maior facilidade na aprendizagem, o que foi constatado pelo decréscimo do índice de reprovação.

Palavras chaves

motivação; aprendizagem; Química Geral

Introdução

A disciplina de Química Geral apresenta a finalidade de proporcionar ao aluno uma visão geral da Química, com conceitos básicos, que irão permitir, posteriormente, a compreensão de conteúdos mais elaborados no decorrer da graduação. Em diversas graduações, é vista pelos alunos, geralmente, como uma disciplina de difícil compreensão e, em determinados casos, como no curso de Tecnologia de Gestão Ambiental do IFRJ, contribui para o alto índice de reprovação; daí a imprescindibilidade de se utilizar mecanismos que desnudem sua suposta complexidade. Na literatura, existem trabalhos, como o de Felicio (2012) e de seus colaboradores, que buscaram alternativas para a disciplina de Química Geral, no curso de Zootecnia, propondo aos discentes a escolha de um artigo científico e a busca de subsídios para o entendimento dos conteúdos relacionados; Martine e Lisingen (2008) também utilizaram artigo científico ligado a área de fertilidade de solos e crescimento de Eucaliptos, no curso de Engenharia Florestal, com o objetivo de promover uma visão ampla e contextualizada dos conteúdos, possibilitando diagnosticar as dificuldades dos alunos; Pastoriza (2007) e seus colaboradores desenvolveram um hipertexto, com a abrangência dos conteúdos da disciplina de Química Geral, em que os assuntos eram apresentados na forma de textos, exercícios, problemas de diferentes graus de complexidade e assuntos relacionados com o cotidiano, e concluíram que o material foi avaliado positivamente. Quanto ao nosso trabalho, na busca de alternativas que desmistificassem a dificuldade da disciplina em questão, apresentou proposta de ações diferenciadas, que, em conjunto, pudessem despertar o interesse e, consequentemente, facilitar a aprendizagem.

Material e métodos

O trabalho foi realizado com os alunos da graduação de Tecnologia de Gestão Ambiental do IFRJ, na disciplina de Química Geral II. A ementa desta disciplina está dividida em três conteúdos principais: Soluções, Equilíbrio Químico e Equilíbrio Iônico. Para cada conteúdo foi selecionada uma ação diferenciada, com o intuito de facilitar a aprendizagem, o que incluiu a relação com o cotidiano do aluno. Para o conteúdo de soluções, foi realizada uma atividade baseada no trabalho de Mendonça e Cruz (2017), com algumas modificações. Foram utilizados rótulos de sucos, de refrigerantes e de água mineral e de medicamentos sólidos, líquidos e pastosos, o que tornou possível realizar a concretude das diversas unidades de concentração e também o conceito de diluição, na execução de sucos e de refrescos, material bem próximo do cotidiano do aluno. Para o conteúdo de Equilíbrio Químico, foi realizado um jogo didático baseado no trabalho de Soares (2003) e seus colaboradores, com algumas variações, com a utilização de caixas de sapatos e bolinhas de isopor, construindo-se tabelas com o tempo em segundos e com a quantidade de reagente e produto representada pelas bolinhas de isopor. A intenção foi a concretização do conceito de Equilíbrio Químico, com a construção de gráficos e da equação da constante de equilíbrio. E, finalmente, para o conteúdo de Equilíbrio Iônico, foi realizado um experimento baseado no trabalho de Mendonça e Cruz (2013), com algumas mudanças. Efetuou-se a condução da corrente elétrica em várias soluções diferentes, com o objetivo de o aluno observar a diferente intensidade da luminosidade da lâmpada acesa, indicando a força de um ácido/base.

Resultado e discussão

foram utilizadas bebidas consumidas com frequência pelos alunos, em garrafas e em caixinhas. Eles puderam calcular a quantidade de suco realmente existente em cada bebida, por meio da concentração existente nos rótulos, e também a concentração dos sucos quando sofrem diluições em refrescos. Com os medicamentos, os alunos calcularam a quantidade do princípio ativo de cada remédio, possibilitando a comparação do preço. Também fizeram conversões de unidades de concentração (Figura 1A). A segunda ação foi a realização do jogo didático para a compreensão do conteúdo de Equilíbrio Químico, o que trouxe surpresa para os alunos, ao constatarem que as quantidades dos reagentes e dos produtos representados pelas bolinhas de isopor ficavam constantes, depois de determinado tempo (Figura 1B). A terceira ação foi a realização do experimento para o entendimento do conteúdo de Equilíbrio Iônico, que teve o objetivo de desfazer um mito, porque os alunos, geralmente, pensam que quanto maior for o número de hidrogênio na molécula de um ácido, maior será sua acidez. Para desfazer esse conceito errôneo, utilizou-se o ácido HCl e o H3PO4, e diversos outros ácidos e bases, comparando-se a intensidade da luminosidade da lâmpada, o que permitiu a introdução do conceito da constante de acidez/basicidade. Foi realizada também a comparação da luminosidade entre os ácidos HNO3 e HNO2, mostrando o conceito do efeito indutivo (Figura 1C). A utilização desse conjunto de ações repercutiu beneficamente, abaixando o alto índice de reprovação na disciplina de Química Geral, geralmente de 40-50%, para 20%.

Figura 1

A- Atividade relacionada à Soluções; B- Atividade relacionada ao Equilíbrio Químico; C- Atividade relacionada ao Equilíbrio Iônico

Conclusões

Concluímos que, além da utilização somente de quadro negro e giz, o conjunto de ações - atividade, experimento e jogo didático - deve ser empregado, para promover o interesse dos alunos e despertar-lhes motivação. Trata-se de uma ferramenta valiosa para a aprendizagem, já que acarretou uma diminuição no índice de reprovação (20%), que ainda é alto, apontando para a necessidade do emprego de alternativas que reduzam mais ainda a reprovação na disciplina de Química Geral, principalmente em graduações que não apresentam esta disciplina como primordial para o curso.

Agradecimentos

As autoras agradecem aos alunos do curso de Tecnologia da Gestão Ambiental do IFRJ que participaram do trabalho.

Referências

FELICIO, M.;REIS, C.S.; ROSA, S. Artigos científicos no ensino da química em um curso de bacharelado em zootecnia Cinthia).In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XVI ENEQ) E X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA (X EDUQUI), 2012, Salvador. Anais..., Salvador: Sociedade Brasileiro de Química, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/User/Documents/Qu%C3%ADmica%20Geral%20I%20Gradua%C3%A7%C3%A3o/7403-21465-2-PB%20(1).pdf. Acesso em: 22 jan. 2018.
MARTIN, M.G.MB; LISINGEN, U.I.B. Artigo científico como tema de aula experimental na disciplina de Química Geral para o primeiro ano de cursos de graduação. In:XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XIV ENEQ), 2008, Curitiba. Resumos... Curitiba: Sociedade Brasileiro de Química, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0817-1.pdf. Acesso em: 25 maio 2018.
MENDONÇA, M.L.T.G.; CRUZ, R.P. Apropriação dos conteúdos de unidades de concentração através da utilização de medicamentos. In: I JORNADA INTERNA DA PROEX – IJIEX, 2017, Rio de Janeiro. Resumos...Rio de Janeiro, 2017.
MENDONÇA, M. L. T. G; CRUZ, R. P.. Experimentos de Química como elemento para auxiliar no aprendizado dos alunos do EJA: relato de uma experiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 53.. 2013. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Química. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2013/trabalhos/6/2425-16562.html. Acesso em: 19 fev.2017.
PASTORIZA, B.S.; ROSA, A.F.M.;ARAUJO, M.B.C.; AMARAL; S.T.; SALGADO, T.D.M.; Pino, J.C.D. Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral,Novas Tecnologias na Educação v. 5 n. 2, Dezembro, 2007. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/4hBruno.pdf. Acesso em: 17 fev. 2018.
SOARES, M.H.F.B.; OKUMURA, F.; Cavalheiro, E.T.G. Proposta de um jogo didático para o ensino do conceito de Equilíbrio Químico. Química Nova na Escola, n. 18, 2003.

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