Conjunto de ações utilizado como ferramenta de motivação e aprendizagem
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Cruz, R.P. (UFRRJ) ; Mendonça, M.L.T.G. (IFRJ)
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de utilizar, em sala de aula, experimentos e jogos didáticos, atividades que, empregadas em conjunto, poderiam despertar a motivação dos alunos e, sendo assim, auxiliar na aprendizagem. A metodologia empregada foi a seleção de três trabalhos científicos relacionados com os conteúdos principais da disciplina de Química Geral II, na graduação de Tecnologia de Gestão Ambiental do IFRJ: Soluções, Equilíbrio Químico e Equilíbrio Iônico. Os resultados obtidos com a realização dessas atividades foram de extrema importância, porque elas despertaram o interesse dos alunos e, consequentemente, contribuíram para a introdução dos conteúdos, promovendo maior facilidade na aprendizagem, o que foi constatado pelo decréscimo do índice de reprovação.
Palavras chaves
motivação; aprendizagem; Química Geral
Introdução
A disciplina de Química Geral apresenta a finalidade de proporcionar ao aluno uma visão geral da Química, com conceitos básicos, que irão permitir, posteriormente, a compreensão de conteúdos mais elaborados no decorrer da graduação. Em diversas graduações, é vista pelos alunos, geralmente, como uma disciplina de difícil compreensão e, em determinados casos, como no curso de Tecnologia de Gestão Ambiental do IFRJ, contribui para o alto índice de reprovação; daí a imprescindibilidade de se utilizar mecanismos que desnudem sua suposta complexidade. Na literatura, existem trabalhos, como o de Felicio (2012) e de seus colaboradores, que buscaram alternativas para a disciplina de Química Geral, no curso de Zootecnia, propondo aos discentes a escolha de um artigo científico e a busca de subsídios para o entendimento dos conteúdos relacionados; Martine e Lisingen (2008) também utilizaram artigo científico ligado a área de fertilidade de solos e crescimento de Eucaliptos, no curso de Engenharia Florestal, com o objetivo de promover uma visão ampla e contextualizada dos conteúdos, possibilitando diagnosticar as dificuldades dos alunos; Pastoriza (2007) e seus colaboradores desenvolveram um hipertexto, com a abrangência dos conteúdos da disciplina de Química Geral, em que os assuntos eram apresentados na forma de textos, exercícios, problemas de diferentes graus de complexidade e assuntos relacionados com o cotidiano, e concluíram que o material foi avaliado positivamente. Quanto ao nosso trabalho, na busca de alternativas que desmistificassem a dificuldade da disciplina em questão, apresentou proposta de ações diferenciadas, que, em conjunto, pudessem despertar o interesse e, consequentemente, facilitar a aprendizagem.
Material e métodos
O trabalho foi realizado com os alunos da graduação de Tecnologia de Gestão Ambiental do IFRJ, na disciplina de Química Geral II. A ementa desta disciplina está dividida em três conteúdos principais: Soluções, Equilíbrio Químico e Equilíbrio Iônico. Para cada conteúdo foi selecionada uma ação diferenciada, com o intuito de facilitar a aprendizagem, o que incluiu a relação com o cotidiano do aluno. Para o conteúdo de soluções, foi realizada uma atividade baseada no trabalho de Mendonça e Cruz (2017), com algumas modificações. Foram utilizados rótulos de sucos, de refrigerantes e de água mineral e de medicamentos sólidos, líquidos e pastosos, o que tornou possível realizar a concretude das diversas unidades de concentração e também o conceito de diluição, na execução de sucos e de refrescos, material bem próximo do cotidiano do aluno. Para o conteúdo de Equilíbrio Químico, foi realizado um jogo didático baseado no trabalho de Soares (2003) e seus colaboradores, com algumas variações, com a utilização de caixas de sapatos e bolinhas de isopor, construindo-se tabelas com o tempo em segundos e com a quantidade de reagente e produto representada pelas bolinhas de isopor. A intenção foi a concretização do conceito de Equilíbrio Químico, com a construção de gráficos e da equação da constante de equilíbrio. E, finalmente, para o conteúdo de Equilíbrio Iônico, foi realizado um experimento baseado no trabalho de Mendonça e Cruz (2013), com algumas mudanças. Efetuou-se a condução da corrente elétrica em várias soluções diferentes, com o objetivo de o aluno observar a diferente intensidade da luminosidade da lâmpada acesa, indicando a força de um ácido/base.
Resultado e discussão
foram utilizadas bebidas consumidas com frequência pelos alunos, em garrafas
e em caixinhas. Eles puderam calcular a quantidade de suco realmente
existente em cada bebida, por meio da concentração existente nos rótulos, e
também a concentração dos sucos quando sofrem diluições em refrescos. Com os
medicamentos, os alunos calcularam a quantidade do princípio ativo de cada
remédio, possibilitando a comparação do preço. Também fizeram conversões de
unidades de concentração (Figura 1A). A segunda ação foi a realização do
jogo didático para a compreensão do conteúdo de Equilíbrio Químico, o que
trouxe surpresa para os alunos, ao constatarem que as quantidades dos
reagentes e dos produtos representados pelas bolinhas de isopor ficavam
constantes, depois de determinado tempo (Figura 1B). A terceira ação foi a
realização do experimento para o entendimento do conteúdo de Equilíbrio
Iônico, que teve o objetivo de desfazer um mito, porque os alunos,
geralmente, pensam que quanto maior for o número de hidrogênio na molécula
de um ácido, maior será sua acidez. Para desfazer esse conceito errôneo,
utilizou-se o ácido HCl e o H3PO4, e diversos outros ácidos e bases,
comparando-se a intensidade da luminosidade da lâmpada, o que permitiu a
introdução do conceito da constante de acidez/basicidade. Foi realizada
também a comparação da luminosidade entre os ácidos HNO3 e HNO2, mostrando o
conceito do efeito indutivo (Figura 1C). A utilização desse conjunto de
ações repercutiu beneficamente, abaixando o alto índice de reprovação na
disciplina de Química Geral, geralmente de 40-50%, para 20%.
A- Atividade relacionada à Soluções; B- Atividade relacionada ao Equilíbrio Químico; C- Atividade relacionada ao Equilíbrio Iônico
Conclusões
Concluímos que, além da utilização somente de quadro negro e giz, o conjunto de ações - atividade, experimento e jogo didático - deve ser empregado, para promover o interesse dos alunos e despertar-lhes motivação. Trata-se de uma ferramenta valiosa para a aprendizagem, já que acarretou uma diminuição no índice de reprovação (20%), que ainda é alto, apontando para a necessidade do emprego de alternativas que reduzam mais ainda a reprovação na disciplina de Química Geral, principalmente em graduações que não apresentam esta disciplina como primordial para o curso.
Agradecimentos
As autoras agradecem aos alunos do curso de Tecnologia da Gestão Ambiental do IFRJ que participaram do trabalho.
Referências
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