APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO E LÚDICO PARA APRESENTAR A COMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS E A INFLUÊNCIA NA DECOMPOSIÇÃO, PARA ALUNOS DO 5º ANO DO FUNDAMENTAL
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Gonçalves, A.F. (UFPA) ; Moraes, A.B.V. (UFPA) ; Ferreira, G.L.A. (UFPA) ; Bezerra, S.H.O. (UFPA)
Resumo
Na atualidade nota-se que houve uma mudança nas metodologias de ensino. Colocar em pratica essas metodologias vem se tornando algo cada vez mais acessível e pensando nisso, aplicamos um mesclado de duas metodologias, a lúdica e a metodologia de ensino investigativo em uma área de ensino não-formal no clube de ciências da UFPA para ensinar composição química.
Palavras chaves
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO; LÚDICO; COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Introdução
Há tempos que as técnicas de ensino vêm surgindo para auxiliar na aprendizagem do aluno. A educação está sendo vista por outros olhos, visão essa que mostra que como o professor administra sua aula influencia muito no rendimento do aluno e que a metodologia aplicada pode gerar uma facilitação na aprendizagem. As metodologias que utilizamos visam essa facilitação. A atividade lúdica vem trazer a aula um momento de felicidade, independente da etapa da vida, trazendo leveza fazendo com que isso possibilite registrar o conhecimento de uma forma mais significativa. Isso mostra que por sua vez, a função educativa do lúdico facilita a aprendizagem do indivíduo: seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo (ROLLOF, E. M.). E o ensino por investigação que também é aplicado, é hoje em dia encarado como um agente facilitador da promoção do ensino de ciência, do desenvolvimento de competências e habilidades e das relações CTSA (FREIRE, 2009). De acordo com os autores Schwartz e Crawford (2006) a metodologia de ensino por investigação proporciona os alunos a argumentação, partilha de resultados e dá a oportunidade de os alunos partilharem suas ideias entre todos e isso gera mais discursão, gerando mais conhecimento partilhado.
Material e métodos
A avaliação ocorreu no clube de ciências da UFPa em um ambiente de ensino não formal de aulas e a aplicação se deu em 3 passos. O primeiro passo consistiu em uma questão que pedia para os alunos escreverem o conceito deles sobre a poluição e os fatores que contribuíam para acontecer. Terminado essa atividade, foi recolhido todas as respostas para serem analisadas. O segundo passo da avaliação foi a aula com aplicações metodológicas investigativas, que, a partir de perguntas chaves tornou-se possível os alunos construírem um conceito através de uma conversa. O conceito formado por esses alunos abriu a possibilidade de tratar da composição dos materiais descartados incorretamente, trouxe a oportunidade de abordar a influência da composição deles e a importância de saber manusear o descarte dos mesmos. E partindo desse conceito criado em sala de aula, foi aplicado ao final um lúdico que abordava o tempo de decomposição de materiais, visto que gostaríamos de analisar se eles entenderam a influência que cada composição química possui na decomposição de cada material quando descartados incorretamente.
Resultado e discussão
Após o final da aula, o primeiro teste ao qual pedimos aos alunos para expor o
que eles entendiam por poluição foi analisado e a fins de compreender se podemos
afirmar que houve evolução no que diz respeito a influência das matérias na
poluição, percebeu-se que ao início da aula, apenas 37% dos alunos em suas
respostas sabiam que descarte errado de materiais de diferentes composições
influenciava diretamente na poluição e após o final da aula 100% dos alunos
compreenderam que há influência desses materiais. Analisou-se também que os
alunos que responderam afirmando que descarte informal de materiais também causa
poluição, apenas 35% deles sabia que não eram somente polímeros como plástico
que causavam. Pode-se analisar que há uma predominância da ideia de que apenas o
plástico causa isso, visto que foi analisado isso com os resultados. No decorrer
da aula ao haver várias discussões e formar um conteúdo com conceitos
aceitáveis, podemos mostrar a todos que não somente os materiais
poliméricos(plásticos) causam poluição, mas que há outras composições que também
afetam o meio ambiente devido ao seu tempo de decomposição e ao aplicar o lúdico
que pedia para o aluno estipular a dado material seu tempo de decomposição e
para eles falarem o motivo da sua escolha de quantidade de tempo de decomposição
necessária, 100% dos alunos passaram a ter êxito nas suas respostas e ao
comparar o pensamento final dos alunos com a resposta inicial, houve 100% de
aproveitamento ao analisar a ideia inicial sobre influencia na poluição e
pensamento final sobre a composição. Visto que a partir da instigação de
discussão entre eles, eles conseguiram concretizar um conceito de composição, de
poluição e sobre um dos motivos que causa a poluição.
Conclusões
Ao analisar que 37% apenas sabiam que não somente plásticos influenciavam na poluição devido ao seu descarte errado e após as discussões em sala, pode-se notar que todos absorveram a ideia de que além de plásticos, há outros agentes causadores e que suas composições químicas influenciam diretamente no tempo de decomposição se descartados errados. Pode-se afirmar que, a finalidade de mostrar que diversas composições de materiais causam poluição e que devido a diferença há uma variação no tempo de decomposição foi alcançada utilizando as metodologias para ensinar e avaliar o conteúdo.
Agradecimentos
Agradeço ao Clube de Ciências da UFPa
Referências
ROLLOF, E. M. A importância do lúdico em sala de aula. Rio Grande do Sul, s.d.
Freire, A. M. (2009). Reformas curriculares em ciências e o ensino por investigação. Actas do XIII Encontro Nacional De Educação Em Ciências, Castelo Branco.
SCHWARTZ, R. S.; LEDERMAN, N. G.; CRAWFORD, B. A. Developing views of nature of science in an authentic context: An explicit approach to bridging the gap between nature of science and scientific inquiry. Science Education, Hoboken, v. 88