Produção de Sabão Ecológico com Estratégia Educacional-Ecológico no Curso Técnico de Instituto Federal do Amapá(IFAP) no Campus Porto Grande.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, K.M. (IFAP) ; Arandas, A.M. (IFAP)

Resumo

O descarte adequado do óleo de cozinha usado, o uso inapropriado pode gera danos ao meio ambiente. Jogá-lo diretamente no ralo da pia, pode entupir as tubulações do encanamento, o mesmo pode espalhar na superfície dos rios e represas e contaminas as águas, matando as espécies que vivem no local. Sabe-se que o Estado do Amapá apresentam diversas reversas ambientais e recurso naturais. A alguns comunidades do estado fazem o descarte de forma impropria, Como essa problemática, faz-se necessário o descarte a apropriado, uma dessas práticas está no reuso do óleo de cozinha usado para produção de sabão. O projeto de oficina de produção de sabão buscou interação de conscientização ambiental e conteúdos da química orgânica, como isso, tornar o processo de ensino- aprendizagem significativa.

Palavras chaves

contextualização ; Ensino; Química

Introdução

Maioria de nossas refeições utilizamos o óleo vegetal, de acordo com a Associação Brasileira das industrias de óleo vegetal ( ABIOVE) cada brasileiro consume , em media, cerca de 15 litros de óleo por ano. Sabendo que 1 litro óleo é capaz de poluir 20.000 litros de agua. Faz-se necessário o descarte adequado do óleo de cozinha usado, o uso inapropriado pode gera danos ao meio ambiente. Jogá-lo diretamente no ralo da pia, pode entupir as tubulações do encanamento, o mesmo pode espalhar na superfície dos rios e represas e contaminas as águas, matando as espécies que vivem no local. Sabe-se que o Estado do Amapá apresentam diversas reversas ambientais e recurso naturais. Ressaltando, que a economia do Amapá está diretamente ligando com a preservação do meio ambiente. Observam-se que algumas comunidades locais fazem o descarte inadequado do óleo de cozinha usado, devido a isso, podem causas diversos danos ao meio ambiente. Tendo em vista, as dificuldades dos alunos em aprender os conteúdos da química orgânica o projeto estabeleceu com estratégia de ensino a produção de sabão ecológico para diminuir os impactos ambientais e abordar os conteúdos correlatos. A contextualização é uma estratégia para construir significados no processo de aprendizagem por meio da relação do cotidiano e conteúdo específicos (Wartha et al.2013).

Material e métodos

O projeto de sabão ecológico foi aplicado no Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Porto Grande, abrangendo os cursos técnicos agronegócio, agroecologia e agropecuária. As atividades foram realizadas durante oficina: Produção de Sabão Ecológico, durante a semana do meio ambiente do ano corrente. Foram divididas em duas etapas: 1º etapas de caráter teórico : Os estudantes receberem informações a respeito da importância de educação ambiental, historia do surgimento do sabão através da gorduras , prejuízos que o descarte incorreto do óleo usado provocam ao meio ambiente, conceito básicos sobre química orgânica e as reações que ocorre no processo de fabricação do sabão. Contudo, mostrou-se a importância do reuso de óleo e noções de seguranças para produção do mesmo. Utilizaram-se como recurso didático: vídeos educativos, data show, caixa de som, quadro branco e material impresso. 2 ª etapa realização da prática : Realizou-se a confecção de sabão ecológico, foi necessário: água, óleo de cozinha usado, soda caustica , detergente, essência, luvas de proteção, balde e bastão de madeira. O procedimento consistiu-se em adicionar ao balde soda caustica e água 2L, mexer bem, em seguida acrescentar óleo 5L , um detergente e essência. Logo após, mexer constantemente por aproximadamente 40 minutos e depois de pronto foi distribuídos em recipiente plástico.

Resultado e discussão

O projeto foi aplicado junto aos discentes do Instituto Federal do Amapá (IFAP), dos cursos agronegócio, agroecologia e agropecuária. Na 1 etapa Figura 1- Os estudantes tiveram conhecimento especifico e contextualizado do ensino da química orgânica e reações químicas estabelecendo-se uma relação com o cotidiano, no processo de produção de sabão ecológico, acordando a capacidade de pensar, questionar e refletir na construção e reconstrução dos conhecimentos químicos contextualizado. Na 2 etapa Figura 2- A avaliação qualitativa de todos foram durante a produção de sabão ecológico, constatou-se que a realização de aulas de forma contextualizada é fundamental para aprimorar o processo ensino- aprendizagem. A temática: Produção de Sabão Ecológico possibilitou-se o desenvolvimento dos alunos através de suas concepções prévias com o conhecimento científico reorganizado, acrescentando-lhes novas visões sobre a temática explorada, visando facilitar a compreensão e assimilação de conceitos químicos, relacioná-los ao cotidiano, e induzi-los a obter suas próprias conclusões, contribuindo para uma aprendizagem significativa e eficaz. De acordo com Paulo Freire (1982),o processo de ensino-aprendizagem visa a midiatização dos saberes por uma educação problematizadoras, que apresenta caráter reflexivo, que confronta a realidade, na qual possibilita o diálogo a partir da reflexão sobre contradições das situações existenciais, consolidando na educação para a prática da liberdade.

Aula Teórica - Figura 1



Aula Prática - Figura 2



Conclusões

Constatou-se que a importância dessa interação de conscientização ambiental e conteúdos da química orgânica tornar o processo de ensino- aprendizagem significativa , que permitem aos discentes, a responsabilidade de sensibilizar outra pessoas e se tornarem multiplicadores das informações em suas casas, ou seja, eles juntos com seus familiares poderão agir e mobilizar a sociedade em defesa do meio ambiente. Atrelando-se ao ensino das funções química orgânica e reações químicas, com isso, possibilitou integrar a teoria e prática.Assim, pode-se produzir em suas próprias casas o sabão ecológico

Agradecimentos

Referências

WARTHA,E.J; SILVA, E.L e BEJARANO, N.R.R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química, Química Nova na Escola, Itabaiana SE, n. 35, n.2, 2013. p. 84-91.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) disponível em <http://www.abiove.org.br >: Acesso em 25 junho 2018.

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