Os constituintes do Caju (Anacardium occidentale) como temática geradora de conhecimento no ensino da Química e Biologia.
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, K.M. (IFAP) ; Fernandes, E.L. (UAA) ; Arandas, A.M. (IFAP)
Resumo
Esta abordagem didática foi mediada através da contextualização, como alternativa didática nas aulas de química e biologia, o fruto do cajueiro, popularmente conhecido como castanha de caju. Foi tema estudado pelo os estudantes 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Profª Maria Margarida Pugliesi Silva, localizada Município de São Luiz do Quitunde –AL, enfatizando os aspectos e característica bioquímica do Caju , assim como, estabelecendo uma relação com conteúdos específicos de química orgânica como: função fenol, haja vista, que o Líquido da castanha do caju caju é muito rico em compostos fenólicos tornando a aprendizagem significativa e contextualizada com o cotidiano dos estudantes. A intervenção se desdobrou em três momentos, totalizando três horas aulas de 60 min.
Palavras chaves
contextualização ; ensino; Aprendizagem
Introdução
O caju (Anacardium occidentale) apresenta em sua composição compostos fenólicos, então se utilizando destas características o Líquido da Castanha do Caju pode contribuir para facilitar o ensino-aprendizagem de conteúdos específicos de química, uma vez que, seus compostos principais são: ácido anacardico, cardanol, cardol e 2-metilcardol, fenóis que poderão ser utilizados como exemplo para a abordagem de conteúdos da química orgânica como Funções orgânicas oxigenadas (GOMES, 2004). Assim sendo, a fato do caju apresenta pseudofruto também pode ser explorado no ensino da Biologia e composição bioquímica. Segundo historiadores, há relatos que os primeiros indícios da origem do cajueiro (Anacardium occidentale) foram no Nordeste, desta forma pode-se existir uma contextualização do ensino com a realidade do aluno, pois quando há uma aproximação destes dois fatores ocorre uma maior absorção do conhecimento pelo alunado. Expondo a importância do Líquido da castanha do caju, e seu principais componentes através de aulas ministradas de maneira descontraída, utilizando tecnologias, é sem dúvida uma alternativa didática que auxilia de maneira significativa o ensino aprendizagem. Diante do exposto, objetivo desse projeto é contextualizar o ensino de Química e Biologia com o cotidiano é uma forma enriquecedora de se obter e repassar o conhecimento, durante as aulas ministradas utilizando à temática: Os constituintes do caju como temática geradora de conhecimento no ensino da Química e Biologia. Pode ser uma excelente abordagem didática para o ensino de Química e Biologia. Como isso, facilitando o ensino aprendizagem.
Material e métodos
METODOLOGIA Local da Intervenção A intervenção foi vivenciada na Escola Estadual Profª Maria Margarida Pugliesi, localizada Município de São Luiz do Quitunde -AL, realizou-se em três momentos com 35 alunos do terceiro ano do ensino médio no turno da noite. Vale mencionar que no total foram ministradas aproximadamente três aulas, tendo cada aula duração de 50 minutos, na instituição, sobre a temática: Os constituintes do Caju como temática geradora de conhecimento no ensino da Química e Biologia. Procedimento Os encontros foram desdobrados em Três momentos, detalhados abaixo, sempre focando como estratégia motivadora a temática: 1º Momento: Foi aplicado o questionário investigativo contendo cinco questões para obtenção de informações necessárias que dessem subsídios para implementação desta metodologia, estabelecendo-se uma relação entre a Química e a Biologia, a fim de facilitar a compreensão do conhecimento específico dessas disciplinas relacionadas e focando o conhecimento prévio dos alunos, onde os conteúdos abordados foram: conceitos biológico pseudofruto e característica bioquímica do Caju. E os conceitos químicos do Caju, que foram abordados são as funções orgânicas fenol e informações básicas sobre conceitos químicos, foram explorados também outros conteúdos como: tipos de ligações, tipos de cadeia, geometria molecular e funções orgânicas dando ênfase ao fenol por ser o principal constituinte do LCC. 2º Momento: Apresentou-se através de slides as estruturas dos principais componentes do LCC (ácido anarcadico, cardol, cardanol e 2-metil-cardol) aos estudantes do 3º ano, pôde-se identificar e conhecer a função orgânica.3º Momento Foi realizado a aplicação do questionário. Que permitir-se verificar o conhecimento construído e avaliação da metodologia.
Resultado e discussão
O projeto permitiu aos estudantes desenvolver o conhecimento
interdisciplinar a respeito dos conteúdos específicos de química e biologia
estabelecendo uma relação com o cotidiano, a partir dos seguintes conceitos,
composição química dos caju, funções orgânicas e cadeiras carbônicas
relacionados ao caju, acordando a capacidade de pensar, questionar e
refletir na construção e reconstrução dos conhecimentos químicos e
biológicos A avaliação qualitativa de todos, os questionários respondidos
pelos alunos constatou-se a necessidade das aulas de forma contextualizada é
fundamental para aprimorar o processo ensino-aprendizagem.Visto que,Fig 1-
100% não sabiam qual a função orgânica encontrada no caju,nem tão pouco os
compostos fenólicos e líquido extraído da castanha do caju tinham
conhecimento. Apenas 20% sabiam que vitamina C está presente no Caju e 80%
Reconhece a importância do ensino da química contextualizada.
Os Alunos através de suas concepções prévias com o conhecimento científico
reorganizado, acrescentando-lhes novas visões sobre a temática explorada,
visando facilitar a compreensão e assimilação de conceitos químicos,
relacioná-los ao cotidiano, e induzi-los a obter suas próprias conclusões,
contribuindo para uma aprendizagem significativa e eficaz.
A contextualização no ensino possibilita à aprendizagem significativa de
conteúdos, pois facilita o desenvolvimento dos mesmos pelo professor e se
apresenta como um modo de ensinar conceitos das ciências ligados ao mundo
real dos alunos (SILVA, 2007)
Questionários
1- Qual a função orgânica encontrada no caju?
2- Você conhece compostos fenólicos e suas funções?
3- Para quer serve o líquido extraído da castanha do caju?
4- Qual é o tipo de vitamina encontrado no Caju?
5- Você reconhecer a importância
Conclusões
Conforme demostrou-se no presente trabalho, a metodologia aplicada pode ser vista como uma nova concepção do saber e do processo de ensinar, ou seja, um novo princípio norteador da reorganização dos diversos objetos de estudo e de reformulação das estruturas pedagógicas. Na prática, para superar a fragmentação do saber e interação entre as disciplinas.
Agradecimentos
Referências
GOMES, P - Fruticultura Brasileira - Livraria Nobel S/A - São Paulo –SP Secretaria de Comércio Exterior – SECEX. 2004.
SILVA, E. L. Contextualização no Ensino de Química: ideias e proposições de um grupo de professores, 2007. 144 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SOARES, J. B. O CAJU: Aspectos Tecnológicos. Fortaleza: BNB, p.256 . 1986.