Otimização do Ensino da Química por meio do modelo Blended no Campus de Ananindeua

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Costa, I.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, LITEC) ; Mandú, F.N.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, LITEC) ; Costa, C.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, LITEC) ; Ribeiro, A.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, LITEC) ; Couto, D.C.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, LITEC)

Resumo

Propomos um modelo de intervenção pedagógica para Licenciatura em Química, baseado em tecnologias educacionais colaborativas em método Blended. A metodologia foi baseada no conceito de pesquisa-ação em que o plano de intervenções foi desenhado para implementar uma sala de aula inovadora. A avaliação do projeto utilizou dois instrumentos: questionário de estratégias de motivação para aprendizagem e entrevistas abertas. Identificamos interesse cada vez maior de publicações sobre Ensino Híbrido na língua inglesa. Porém, no Brasil estas propostas devem ser adaptadas, em nosso estudo, por exemplo, optamos por explorar o Google Sala de Aula, devido sua portabilidade para aplicativos móveis. O ensino superior necessita de mudanças no sentido de criar espaço para alunos ativos e autônomos.

Palavras chaves

Ensino Híbrido; Método Blended; Tecnologias Educacionais

Introdução

Os métodos tradicionais, que privilegiam a transmissão de informações pelos professores, faziam sentido quando o acesso à informação era difícil. Com a Internet e a divulgação aberta de muitos cursos e materiais, podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e com muitas pessoas diferentes (Almeida & Valente, 2012). As instituições educacionais atentas às mudanças escolhem fundamentalmente dois caminhos, um mais suave e outro com mudanças profundas. No caminho mais suave, elas mantêm o modelo curricular predominante disciplinar, mas priorizam o envolvimento maior do aluno, com metodologias ativas como o ensino por projetos de forma mais interdisciplinar, o ensino híbrido ou blended e a sala de aula invertida. A tecnologia traz hoje integração de todos os espaços e tempos. O ensinar e aprender acontece numa interligação simbiótica, profunda, constante entre o que chamamos mundo físico e mundo digital. Não são dois mundos ou espaços, mas um espaço estendido, uma sala de aula ampliada, que se mescla, hibridiza constantemente. Por isso a educação formal é cada vez mais blended (misturada), porque não acontece só no espaço físico da sala de aula, mas nos múltiplos espaços do cotidiano, que incluem os digitais. Dewey (1950), Freire (2009), Novack (1999), enfatizam a importância de superar a educação tradicional e focar a aprendizagem envolvendo o aluno. O objetivo geral do presente trabalho foi propor um modelo de intervenção pedagógica para Licenciatura em Química do Campus de Ananindeua-UFPA, baseado em tecnologias educacionais colaborativas na disciplina de "Métodos Computacionais no Ensino da Química" em uma concepção do método blended unindo o que há de melhor da educação à distância, com as vantagens da educação presencial para cursos intervalares da UFPA.

Material e métodos

A metodologia é baseada no conceito de pesquisa-ação em que o plano de intervenções foi desenhado para atender aos objetivos propostos por Thiollent (2000). O projeto compreende as seguintes etapas: (1) implementação de uma sala de aula inovadora, com utilização de um projetor multimídia e laboratório de informática em uma proposta de ensino híbrido. (2) configuração de um AVA para as turmas envolvidas no projeto. (3) publicação dos planos de trabalho utilizados em portais disponíveis na Web como, por exemplo, Portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br). (4) avaliar o impacto do ensino híbrido na turma da UFPA - polo Curuçá. As aulas para essa turma serão ministradas mesclando momentos presenciais, conceituados como “síncrono físico” por Matheus Filipe & Orvalho (2004), onde alunos e professor estão em sala de aula ao mesmo tempo, como também através de um ambiente virtual por meio do Google Sala de Aula e a avaliação do projeto será por meio de dois instrumentos: I. Questionário de estratégias de motivação para aprendizagem, o MSLQ (Motivated Strategies for Learning Questionnaire). O MSLQ é um instrumento baseado em uma visão cognitivista geral que foca habilidades de estudo, motivações e estratégias, considerando o aluno capaz de identificar e refletir seu modo de pensar e estudar (Pintrich, 1991). II. E por meio de entrevistas abertas realizadas junto aos alunos e professores envolvidos no projeto. Participam 41 alunos, as observações deste estudo serão realizadas durante a disciplina "Métodos Computacionais no Ensino da Química". O software utilizado é o Google Sala de Aula, onde o professor organiza as turmas e direciona os trabalhos, usando inclusive as demais ferramentas do Google Apps. São formadas 4 equipes com 8 alunos para a ABP.

Resultado e discussão

Os resultados encontrados neste trabalho foram baseados na pesquisa de Schiehl e Gasparini (2017) que realizaram buscas em Repositórios Digitais (RDs), entre os anos de 2006 a 2017. Demos continuidade ao levantamento dos autores para os anos de 2017 e 2018. De acordo com o termo de busca “Ensino Híbrido”, realizou-se um levantamento primário de em RDs (Tabela 1). Durante a análise das buscas, observou-se que o número de publicações voltadas ao idioma português é muito inferior comparado ao número de publicações na língua inglesa. De acordo com (Santos et al., 2017), os resultados evidenciam um crescimento bastante significativo, em especial fora do Brasil. Os resultados dos primeiros questionários da pesquisa identificaram o perfil do aluno, com relação ao uso do computador, apenas 40% dos alunos entrevistados tinham acesso. Apesar disso, verificamos que a grande maioria da turma tinha acesso à internet utilizando o celular. Foram elaborados planos de aulas baseados na abordagem Blended Online ABP e configurado no ambiente virtual. Criamos um problema sobre Eletroquímica, que foi adaptado ao contexto da região costeira paraense, região rodeada por manguezais. Na Figura 1 exibimos a tela do aplicativo móvel do Google Sala de Aula. Este projeto ainda irá realizar o levantamento de dados com relação ao impacto da utilização destas novas metodologias e novas tecnologias no Ensino Superior da Química. Desenvolvendo mais planos de aulas e aplicando questionários e entrevistas para alunos e professores envolvidos no projeto depois de todas as intervenções pedagógicas. A previsão para acompanhamento da turma de Licenciatura em Química do Campus de Ananindeua da UFPA será até fevereiro de 2019.

Figura 1

ABP sobre Eletroquímica no Google Sala de Aula App Móvel

Tabela 1

Levantamento em RDs direcionados a busca por Ensino Híbrido. Fonte: RDs, Pesquisa realizada em 7 de Agosto de 2018.

Conclusões

Podemos fazer mudanças progressivas na direção da personalização, colaboração e autonomia de aluno do Ensino Superior. Sobretudo não podemos manter o modelo tradicional e achar que com poucos ajustes dará certo. Esperamos chegar a mesma conclusão de Bates (2017), em que uma abordagem diferente para o ensino superior e uma melhor utilização da tecnologia podem ajudar professores a aumentar a sua eficácia com um corpo discente diversificado. Apoiando desta maneira, novos modelos de ensino para novas gerações de alunos e professores no Ensino Superior.

Agradecimentos

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL PROEX Nº 01/2018. LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR EM TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E COMPUTAÇÃO (LITEC) DO CAMPUS ANANINDEUA UFPA.

Referências

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