Relato de Experiência do Estágio I e sua contribuição como Projeto de Intervenção do ensino de química na formação do futuro professor.
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Pinheiro Bastos, S.K. (IFMA - MONTE CASTELO) ; Pereira dos Santos, S.B. (IFMA - MONTE CASTELO) ; Lêda Maria, C.S.B. (UEB HENRIQUE DE LA ROQUE)
Resumo
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura do relato de experiência do Estagio I e sua contribuição como Projeto de Intervenção na formação do futuro professor de Química vivenciado na UEB Henrique de La Roque Almeida na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). O estágio é um componente essencial à formação acadêmica ao oportunizar o desenvolvimento e aprimoramento dos conhecimentos pedagógicos, habilidades e competências na formação de professor. Desta forma, o estágio ocorreu no ambiente de ensino fundamental e com o intuito de aguçar o interesse e a compreensão dos conteúdos de Ciências, foi proposto o Projeto de Intervenção. Perante aspectos metodológicos fez-se uso de um jogo (Bingo d’água) para investigação do processo ensino aprendizagem.
Palavras chaves
Estágio; Ciências; Projeto de Intervenção
Introdução
O estágio é de fundamental importância para a formação do professor, contribui com o desenvolvimento pedagógico, competências e habilidades, além de auxiliar na compreensão e produção do conhecimento relacionando a teoria e prática. Contudo, o objetivo central do estágio é a aproximação da realidade escolar, para que o estudante adquira conhecimento dos desafios que a carreira lhe oferecerá. Para tanto, como o Estágio I ocorreu no ambiente de ensino fundamental e com o intuito de estimular a compreensão dos conteúdos de Ciências, foi proposto à intervenção pedagógica. Diante deste contexto tem-se que, o ensino de ciências é de fundamental importância na formação de cidadãos críticos, capazes de interpretar e interagir com o mundo a sua volta e a escola só tende a somar, contribuindo com seu papel na construção desse conhecimento. No tocante a temas atuais, a problemática do consumo, desperdício e falta da água no dia a dia, um líquido precioso para todos os seres vivos, um dos conteúdos do ensino fundamental, que pode ser empregado na reconstrução do conhecimento de ciências, explorando as propriedades da água, os tipos de água, a presença da água nos seres vivos e o uso sustentável. Desta forma, o projeto de intervenção trabalhou o tema “água e meio ambiente” e todas as suas implicações que sua falta causa a sociedade. Considerando tal estratégia o tema permite uma visão mais ampla e crítica dos conteúdos de ciências.
Material e métodos
O presente estudo descritivo expõe um relato de experiência, adquirido no Estágio Supervisionado requerido na disciplina de Estágio I no que diz respeito à “observação sistemática” da dinâmica em sala de aula e escola, trabalhou-se também a intervenção de um projeto de intervenção pedagógica no ensino de ciências. A intervenção pedagógica aconteceu na UEB Henrique de La Roque Almeida localizada no bairro da Vila Embratel. A escola funciona nos turnos: matutino, vespertino e noturno, atende a Educação infantil, Ensino fundamental, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto de intervenção ocorreu na modalidade EJA, tendo o desenvolvimento metodológico apontado para os seguintes procedimentos: Realizou-se de uma conversa com os alunos sobre a importância da ciência; Ministrou-se uma micro aula sobre a temática “Água e Meio ambiente” com a utilização de um Datashow, mostrou-se diversas imagens da água em seu aspecto natural e ambiental para que os alunos associassem ao seu cotidiano. Para avaliar o conteúdo estudado fez-se uso de um jogo (Bingo d’água). A dinâmica realizou-se com as seguintes regras: cada aluno recebeu uma cartela contendo números correspondentes a conceitos que estavam escritos na lousa, foi feito o sorteio das questões referente ao tema e o aluno assinalava o número em sua cartela que corresponderia à resposta correta daquela questão. O aluno que conseguir-se completar uma sequência de quatro números (vertical, horizontal ou diagonal) gritava “Bingo d’água” e teria sua cartela conferida, caso todas as respostas estivessem corretas, ganharia o jogo “Bingo d’água”.
Resultado e discussão
Percebeu-se uma boa aceitação do material e que este proporcionou um melhor
aprendizado aos estudantes. Tanto a coordenadora quanto a professora de
Ciências e seus alunos estão abertos às novas metodologias o que vem
contribuir bastante para a aprendizagem.
Os PCN’s (1998) apontam que a utilização de novas metodologias é uma das
alternativas que ajudam no processo ensino aprendizagem.
A turma era composta por jovens e adultos de faixa etária diversificada ente
13 e aproximadamente 60 anos, moradores do próprio bairro e bairros
adjacentes. As turmas eram receptiva, animada e alguns estudantes agitados,
porém todos participaram da dinâmica do jogo.
A aula ministrada foi de caráter expositivo dialogado onde se buscou a
apresentação e explicações de alguns conceitos relacionados com o cotidiano
dos estudantes como o que é a água, os tipos de água que conhecem: água
potável, a água salgada, a água mineral, a água poluída e a água contaminada
que ao invés de substâncias tóxicas e venenosas contem micro organismos que
causam doenças. Falou-se também da presença de água em alguns seres vivos
como a água viva com 95% em sua composição, assim também a melancia e o
pepino que possuem em sua composição 96%. E como é fácil comprovar que o
nosso corpo contém água através da água que bebemos e ingerimos dos
alimentos que contém água e que expelimos do nosso corpo vários tipos de
líquidos que possui água, por exemplo, as lágrimas, o suor e a urina.
Segundo Freire (2011), associar os conteúdos da disciplina com a realidade
dos alunos é uma forma de respeito com os saberes dos educandos, conferindo
assim um maior significado para sua aprendizagem. Ademais, no estágio temos
conhecimento da real e crua situação da educação no país.
Alunos da Turma 7º Ano do EJA
Turma do 7° ano A
Conclusões
Nesse sentido, o relato de experiência torna - se de grande relevância ao discorre sobre a experiência vivenciada em meio acadêmico e profissional, além do aperfeiçoamento da aprendizagem e observações feitas durante o estágio e o projeto de intervenção que proporcionaram uma oportunidade única de enfrentar os desafios da disciplina e alcançar os objetivos propostos perante uma sala de aula em suas interfaces didáticas. No entanto, a atuação como docente é uma experiência enriquecedora. Desta forma, o estágio veio contribuir como suporte didático na formação a docência.
Agradecimentos
Ao IFMA e a UEB Henrique de La Roque Almeida pela oportunidade de Estágio.
Referências
BORSSOI, Berenice Lurdes. O Estágio na formação docente: da teoria a prática, ação-reflexão. In: 1º Simpósio Nacional de Educação XX Semana da Pedagogia. 11,12,13 de Novembro de 2008 UNIOESTE – Cascavel/ PR.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasil; MEC/SEF, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessários á prática docente. São Paulo: Paze terra, 2011.