O teatro como uma ferramenta de aprendizagem no Ensino de Química

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.T.O. (UFAM) ; Silva, C.M. (UFAM) ; Andrade, R.M. (UFAM) ; Mauricio, A.C. (UFAM) ; Santos, I.T. (UFAM) ; Lemos, R.G. (UFAM) ; Brandão, E.G. (UFAM)

Resumo

O teatro é uma forma de arte, que uma pessoa ou conjunto de pessoas, interpretam determinadas histórias para um público. Usou-se essa ferramenta na química, justamente para despertar o interesse dos alunos, levando-os a perder a timidez, pois muitas vezes a disciplina de química é vista como “chata”. O tema escolhido denominado “Química das emoções”, buscou mostrar o que acontece em nossos corpos quando sentimos certos sentimentos. O teatro foi confeccionado com materiais de baixo custo, reutilizando resíduos sólidos. Os resultados se mostraram satisfatórios e contribuiu para ampliar a visão do futuro discente em relação as propostas de práticas de ensino na química.

Palavras chaves

Química; Teatro; Alternativa metodológica

Introdução

Muitos alunos consideram a química uma disciplina difícil, porém, quando o professor mostra alternativas metodológicas é possível entender conceitos e conteúdos químicos de forma interativa, compreendendo que uma aula é uma atividade social que focaliza o amadurecimento na vida do adolescente (BENTES, et. al, 2017). Uma alternativa a ser utilizada na sala de aula pelo professor, pode ser o teatro, para Saraiva (2007), o teatro de temática científica engloba assuntos que ocorrem em escolas, com a preocupação de abordar os temas científicos numa vertente pedagógica. Os espetáculos abordam conceitos científicos, muitas vezes complexos e complicados, visando torná-los mais acessíveis, remetendo, posteriormente, a discussão na sala de aula. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta. A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios (LOPES, 2018). A arte teatral vem contribuindo como atividade lúdica nas escolas, que desperta novas possibilidades criativas e reflexivas nos alunos. Ela chega como um processo de inovação, quando se trata da compreensão e aprendizado desse aluno, permitindo ao professor novas formas de avaliar o conhecimento através dos exercícios lúdicos (NETO, 2016). Nesse contexto, a finalidade desta prática foi trabalhar o teatro como uma forma de ensinar conteúdos químicos, através de uma peça criada, com o nome “A química das emoções”, sendo como uma proposta de ensino-aprendizagem para alunos do ensino médio.

Material e métodos

Primeiramente, para a realização do teatro, escolheu-se um tema pensando na possibilidade de relacioná-lo com o cotidiano do aluno, visando mostrar que a Química está em nosso redor e em nós mesmos, o título foi “Química das emoções”. Em seguida elaborou-se o roteiro, os personagens foram: Karina, Rodrigo, vendedor de sorvete, cachorro, ladrão, narrador, Marcos e as moléculas oxitocina (cor rosa), serotonina (cor verde), dopamina (cor azul), noradrenalina (cor roxo) e adrenalina (cor alaranjado). Para a construção do cenário, foi utilizado TNT com cores variadas, preto, azul, rosa, roxo, verde e alaranjado, bem como da roupa dos personagens. O cenário foi ambientado em uma praça e na casa da Karina e do Rodrigo.

Resultado e discussão

A teatralização foi avaliada pelos docentes do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, além de que os resultados obtidos dessa prática se mostraram positivos. O teatro como uma alternativa para o ensino de Química é um recurso no qual nem todos os professores de ensino médio utilizam, há diferenças na forma que cada professor e seus alunos constroem o caminho que leva a aprendizagem, todavia, o ensino de Química precisa chamar a atenção, não só dos alunos, mas de toda comunidade, inovando, mostrando que a Química está de fato em tudo (MOYSÉS, 1994, p. 92). O teatro não é fácil de ser apresentado, precisa de tempo, coragem e de recursos, mas proporciona aos membros do grupo a oportunidade de aprender fazendo, mesmo que haja desavença entre os mesmos, é normal haver ideias diferentes (SANT'ANA e MENEGOLLA, 2007, p. 84). Optamos por trabalhar com o tema “Química das emoções” por ser um assunto pouco conhecido, as pessoas sentem emoções todos os dias, mas não sabem o que seu corpo produz quando às sentem, buscando mostrar para todos que através do teatro a Química está em tudo e em nosso cotidiano.

Conclusões

Nesse trabalho realizado, obteve-se o resultado de interação positiva, ao se falar sobre as reações químicas que acontecem quando temos certas emoções, que foi demonstrado através de um teatro que é um método de aprendizado que contribui na melhoria do ensino de uma aula mais atrativa, que estimula o aluno a um ensino mais prático ao tema proposto. Assim, o teatro tem uma grande importância para o ensino, pois assim, o aluno consegue obter um maior rendimento sobre o conteúdo, e entender com mais facilidade os conteúdos e conceitos da disciplina de Química.

Agradecimentos

Referências

LOPES, Patrício. Teatro. Brasil Escola. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/artes/teatro.htm>. Acesso em: 03 jul. 2018.
NETO, S. A. O uso do teatro como método de ensino de química. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Licenciatura em Química, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. 2016. Disponível em: <http:// http://ead.uenf.br/moodle/pluginfile.php/5539/mod_resource/content/1/Monografia_-_Sthefanny_de_Almeida_Neto.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
SARAIVA, C. C. Teatro científico e ensino da química. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado em Química para o Ensino) – Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Porto, 2007. Disponível em: <http:// http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/teatro-cientifico-para-o-ensino-e-aprendizagem-de-qumica-22075>. Acesso em: 03 jul. 2018.

SANT’ANNA, I. M.; MENEGOLLA, M. Didática: Aprender a Ensinar: Técnicas e reflexões pedagógicas para formação de formadores. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
MOYSÉS, L. O desafio de saber ensinar. 13. ed. São Paulo: Papirus, 1994.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ