A utilização de jogos lúdicos como uma ferramenta de auxílio no ensino de química
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, K.J.A. (IFPI - PAULISTANA) ; Rodrigues, M.L.S. (IFPI - PAULISTANA) ; Rodrigues, M.S.S. (IFPI - PAULISTANA) ; Souza, L.S.S. (IFPI - PAULISTANA)
Resumo
Este estudo busca identificar as principais contribuições da utilização dos jogos lúdicos como uma ferramenta de auxílio para o ensino de química, bem como elencar os principais tipos de jogos lúdicos que podem ser aliados ao ensino de química. A presente pesquisa foi desenvolvida mediante revisões a artigos científicos acerca de sua temática. Os resultados obtidos neste estudo, demonstram que a utilização dos jogos lúdicos apresenta um grande potencial quando agrupado ao ensino de química, na medida em que é capaz de promover um maior grau de assimilação do conhecimento químico, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras chaves
Jogos lúdicos; Ensino-aprendizagem; Ensino de química
Introdução
A química é uma ciência de grande importância para vida humana, pois está presente em todo lugar, desde a formação de uma pequena rocha, até a constituição dos seres vivos. Contudo no âmbito escolar, a química não é vista com bons olhos pelos estudantes, sendo até mesmo considerada uma das disciplinas mais complexas e de difícil compreensão. Talvez isso ocorra devido o fato desta disciplina ser guiada, em sua maior parte, por métodos expositivos de ensino, os quais tem como base apenas a exposição e reprodução de conteúdo, acontecimento este, que, contribui para o desinteresse dos estudantes para com esta disciplina. Dessa forma, com a finalidade de mudar essa realidade, e tornar o ensino de química mais dinâmico e compreensível, novas metodologias e estratégias de ensino vêm sendo desenvolvidas ao longo dos anos. Lima (2011) e Ferreira (2012) apontam em seus estudos, os jogos lúdicos como uma estratégia que contribui para a mudança dos métodos tradicionalistas de ensino, elucidando que, as atividades lúdicas, no ensino Fundamental e Médio, são práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e o seu trabalho em grupo; sendo ainda, um instrumento atrativo, motivador, e que, estimula o processo de construção do conhecimento científico. Neste sentido, o presente estudo busca identificar as principais contribuições da utilização dos jogos lúdicos como uma ferramenta de auxílio para o ensino de química e elencar os principais tipos de jogos lúdicos que podem ser aliados ao ensino de química. Onde justifica-se pela necessidade evidente, que os mediadores do ensino de química apresentam, em conhecer, e aplicar novas metodologias de ensino que despertem e estimulem o interesse dos alunos, e que venham a facilitar o processo
Material e métodos
Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva. A elaboração do mesmo foi desenvolvida mediante consultas a artigos científicos que tratam acerca de sua temática.
Resultado e discussão
Mediante o levantamento bibliográfico realizado, pode-se afirmar que, o uso de jogos
lúdicos no ensino de química tem se revelado uma alternativa adequada como meio de
melhoria na relação ensino-aprendizagem, uma vez que, sua utilização em sala, traz
contribuições pedagógicos diretamente ligados à aprendizagem, tais como: cognição,
afeição, socialização e criatividade (FERREIRA, 2012).
Os principais jogos lúdicos que podem ser aliados ao ensino de química são: trilha
química, o qual possui a mesma base que o jogo de trilha comum, só que aqui a trilha
é adaptada de acordo com o conte; ludo químico; memória orgânica; baralho químico;
palavras cruzadas; bingo atômico; dominó periódico; dominó orgânico e demais outros.
Todos esses jogos contemplam diferentes áreas do conhecimento químico e promovem uma
aprendizagem mais dinâmica e mais compreensível. Além disso, podem ser desenvolvidos
com matérias de baixo custo, tornando-se acessíveis ao alcance dos professores que
desejarem utilizá-los em suas aulas.
Conclusões
Diante disso, concluímos que, a utilização dos jogos lúdicos é uma boa ferramenta de auxílio para o ensino de química, na medida em que promove um maior grau de assimilação do conhecimento químico e facilita o processo de ensino-aprendizagem. Faz-se importante ressaltar que, a utilização desses jogos não substitui os métodos tradicionais de ensino, e sim, os complementam.
Agradecimentos
A todos qυе direta оυ indiretamente contribuíram para a realização deste pequeno estudo, muito obrigado.
Referências
LIMA, E. C. Uso de jogos lúdicos como auxílio para o ensino de química. Santo Antônio do Amparo: UNIFIA, 2011.
FERREIRA, E. D. Aplicação de jogos lúdicos para o ensino de química: auxílio nas aulas sobre tabela periódica. Campina Grande: UEPB, 2012.