ELABORAÇÂO DE UM EXPERIMENTO SIMULANDO A CHUVA ÁCIDA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Pinto da Cruz, L.M. (UNIFESSPA) ; Silva, E.C. (UNIFESSPA) ; Santos da Silva, T.V. (UNIFESSPA) ; Yasue Simote Silva, S. (UNIFESSPA) ; da Cruz Silva, S. (UNIFESSPA) ; Nunes Oliveira, M. (UNIFESSPA)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo simular os efeitos do enxofre e da chuva ácida em flores através de um esquema montado utilizando materiais alternativos. Essa simulação foi presentada na II Mostra Metodológica do Ensino de Química nas Escolas Estaduais de Ensino Médio e Fundamental: “O Pequeno Príncipe” e “Rio Tocantins-Caic” no município de Marabá-PA. As referidas escolas tinham parcerias com a Faculdade de Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará através do Projeto Institucional Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.

Palavras chaves

chuva; pibid; acidez

Introdução

Toda atividade humana, principalmente de caráter empresarial, tem efeitos ambientais. Há algumas décadas, a geração de poluentes pelas empresas foi entendida como uma consequência inevitável nos processos industriais, o que provocou um grau de deterioração ambiental acentuado em muitas regiões do mundo (ALVES et al., 1990). Atualmente, a chuva ácida é um dos principais problemas ambientais decorrentes dessas atividades. Ela é formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente. Estes poluentes, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis, formam nuvens que depois se precipitam em forma de chuva, neve ou neblina, essas são conhecidas como chuvas ácidas (TRESMONDI et al., 2005).As chuvas ácidas prejudicam as lavouras, altera os ecossistemas aquáticos, contribui para a destruição de florestas, danifica edifícios, corroí monumentos históricos, contamina a água potável, e sobretudo, prejudica a saúde humana (MIRLEAN et al., 2000).Baseado nessas problemáticas o presente trabalho procurou, de maneira geral, abordar esse assunto de forma consciente, visando a compreensão dos alunos das escolas contempladas pelo projeto PIBID, no que diz respeito ao processo de formação de chuvas ácidas mediante o aspecto químico.

Material e métodos

A II Amostra Metodológica do Ensino de Química foi realizada no dia 07 de dezembro de 2017 nas referidas instituições.O procedimento experimental consistiu em montar um experimento utilizando um vidro com tampa; fita isolante; um pedaço de metal; rosas vermelhas; pó de enxofre (adquirido na feira local); água e palitos de fósforo, representado na figura 1a.Foram adicionados aproximadamente 20mL de água ao recipiente de vidro. Na tampa, foram feitos dois furos para a passagem do fio de metal fixado com auxílio de fita isolante. Em uma das extremidades do fio foi feito um suporte para colocar o enxofre e na outra ponta foi colocada a rosa. Posteriormente, queimou-se o enxofre e tampou-se o recipiente de vidro rapidamente. Com auxílio de cartilhas onde estavam representadas as equações químicas, os resultados foram analisados e discutidos na presença dos alunos que estavam prestigiando a experiência Figura 2a e 2b. Após o experimento, os alunos fizeram um relatório como requesito parcial para obtenção de nota na disciplina de química, sugerido pela professora da disciplina nas escolas.

Resultado e discussão

O experimento realizado na II Amostra Metodológica do Ensino de Química foi uma demonstração em pequena escala dos efeitos da chuva ácida. Quando o pó de enxofre é queimado, ele reage com o oxigênio presente no ar e forma o dióxido de enxofre (S(s) + O2(g) → SO2(g)).Em contato com a água dentro do pote de vidro, o dióxido de enxofre forma o ácido sulfuroso (SO2(g) + H2O(l)→ HSO3(aq) ). Ele pode também reagir com o oxigênio presente no ar dentro do pote e formar o trióxido de enxofre (SO2(g)+ ½ O2(g) → SO3(g)), que, por sua vez, reage com a água dentro do pote e forma o ácido sulfúrico (SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq) ).É por isso que a flor perde a cor, indicando um pH ácido.Durante o experimento, os alunos mostraram-se muito interessados. Após a perda de coloração da rosa Figura 1b, os mesmos ficaram muito admirados e empolgados em entenderem a explicação dada pelos bolsistas do PIBID, Figura 2a. Fizeram vários questionamentos a respeito das reações e conseguiram entender o efeito da chuva ácida simulada através do experimento apresentado Figura 2b.

figura 1

Esquema montado (a); Estado da rosa ao fim da experiência (b).

Figura 2

Experimento na escola O pequeno Príncipe (a); Experimento na Escola Rio Tocantins-Caic (b).

Conclusões

Com este trabalho, os alunos das escolas contempladas pelo projeto PIBID, conseguiram entender e assimilar o processo de formação das chuvas ácidas de maneira prática, bem como a conscientização dos mesmos no tocante aos problemas ambientais gerados pela atividade humana.O projeto PIBID – Faculdade de Química da Unifesspa teve um papel fundamental no desenvolvimento dessa prática. A presença dos bolsistas acadêmicos na escola possibilitou, juntamente com os professores regentes, o planejamento e adoção de várias metodologias que levou aos alunos conhecimento dentro e fora da sala de aula.

Agradecimentos

À Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e ao projeto PIBID, pela oportunidade.

Referências

ALVES, P. L. C. A.; OLIVA, M. A.; CAMBRAIA, J.; SANT'ANNA, R. Efeitos da chuva ácida simulada e de um solo de Cubatão (SP) sobre parâmetros relacionados com a fotossíntese e a transpiração de plantas de soja. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, v. 2, n. 1, p. 7-14, 1990.
MIRLEAN, N.; VANZ, A.; BAISCH, P. Níveis e origem da acidificação das chuvas na região do Rio Grande, RS. Química Nova, v. 23, n. 5, p. 590-593, 2000.
TRESMONDI, A. C. C. L.; TOMAZ, E.; KRUSCHE, A. V. Avaliação de pH e composição iônica das águas de chuva em Paulínia-SP. Engenharia Ambiental, v. 2, n. 1, p. 70-84, 2005.

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