O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ?
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Souza, L.C.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Rodrigues, A.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Rodrigues, F.I.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Ribeiro, M.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Leite, L.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ)
Resumo
O Estágio Supervisionado apresenta-se como uma ‘ponte’ entre o âmbito acadêmico e o futuro campo de atuação do professor. Todavia, por vezes, os licenciandos não conseguem mensurar a real importância e função desse componente formativo. Mediante esse contexto, nessa pesquisa buscou-se identificar as perspectivas de 11 licenciandos em Química sobre Estágio Supervisionado. Foram aplicados questionários a esses sujeitos e observou-se que os mesmos percebem os Estágios como momentos de contribuição para que sejam colocados em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação. Percebeu-se também uma diversidade de assuntos didático- pedagógicos trabalhados no âmbito dos Estágios Supervisionados, o que demonstra sua relevância no percurso formativo dos licenciandos.
Palavras chaves
Estagio Supervisionado; Docência; Química
Introdução
Ao longo da vida acadêmica são vivenciadas atividades e disciplinas que têm por objetivo contribuir tanto para a formação pessoal, quanto profissional dos licenciandos. Dentre essas atividades, destaca-se a importância do Estágio Supervisionado, tido como componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, pois consiste no ponto de partida para os futuros professores adentrarem no âmbito escolar. Eis o motivo de os Estágios estarem "[...] vinculados ao componente curricular Prática de Ensino cujo objetivo é o preparo do licenciando para o exercício do magistério em determinada área de ensino ou disciplina [...]” (PICONEZ, 200, p. 16). De acordo com Pereira (1999), para uma formação docente de qualidade faz-se necessário que os currículos dos cursos de licenciatura estejam articulados a momentos de estudos com disciplinas científicas e de disciplinas pedagógicas. As primeiras dizem respeito aos estudos específicos, já as segundas devem contemplar, sobretudo, os momentos de Estágios Supervisionados. Estes que fornecem a base para a atuação do licenciando em campo, possibilitando ao mesmo aplicar seus conhecimentos teóricos e pedagógicos em sala de aula. Desta maneira, compreende-se o Estágio Supervisionado como uma ‘ponte’ entre o âmbito acadêmico/formativo e o campo de atuação profissional do professor, não reduzindo-se meramente a uma ação prática, mas sobretudo como uma atividade teórica, instrumentalizadora da práxis docente (PIMENTA, 2001). Partindo desses pressupostos, o objetivo desse trabalho consiste em identificar as perspectivas de 11 licenciandos em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sobre o Estágio Supervisionado e as aprendizagens adquiridas nesse percurso formativo.
Material e métodos
Essa pesquisa trata-se de um estudo de campo desenvolvido com 11 (onze) acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Vale do Acaraú (UVA), localizada em Sobral-CE. Esses licenciandos estavam matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado IV (fase final dos Estágios), durante o semestre 2018.1, e foram escolhidos para participar da pesquisa justamente por estarem no processo de conclusão desse componente formativo. Característica que possibilita a esses sujeitos uma visão holística acerca da estrutura e funcionamento dos Estágios no âmbito desse curso. Um questionário foi aplicado aos acadêmicos no intuito de mensurar suas concepções acerca dos Estágios e as aprendizagens adquiridas durante esse percurso. As respostas foram categorizadas e serão apresentadas e discutidas a seguir.
Resultado e discussão
Analisando as respostas dos 11 (onze) licenciandos acerca de suas concepções
sobre Estágio Supervisionado (Ver Quadro 01), observou-se que 45,46% (05)
deles direcionam o Estágio com sendo uma oportunidade de conhecer mais sobre
o Ensino de Química, onde são trabalhadas as teorias estudadas no decorrer
da graduação, colocando em prática todo o conhecimento adquirido. A
compreensão do estágio supervisionado como elemento facilitador da
articulação teoria-prática sempre foi assumida como uma das funções
elementares desse componente curricular. Por intermédio dele, os alunos têm
a oportunidade de, participando da formação oferecida nas instituições
formadoras, ao mesmo tempo, ter um contato estreito com a realidade
educacional das escolas (PIMENTA, 2001). E 27,27% (03) dos entrevistados
abordaram que os Estágios servem como um norte para o graduando,
possibilitando melhor desenvoltura em sala de aula. Essas perspectivas vão
ao encontro do pensamento de Carvalho (1995) que considera o estágio como
uma Grandeza Vetorial, uma vez que este se apresenta como um elemento de
ligação, um “canal” entre o Ensino Superior e a Educação Básica, no caso
específico da formação dos professores.No tocante aos conhecimentos
adquiridos nos estágios, pelos licenciandos, identificamos que os conteúdos
explorados são relevantes para a futura atuação profissional desses
sujeitos. Essas aprendizagens influenciam significativamente os futuros
docentes, desde a maneira coerente de expressar a sua escrita e oralidade
até a promoção de uma melhoria na didática, conhecimento de sala de aula,
domínio e entendimento dos alunos, etc. Conforme disposto no Quadro 02.
Concepções dos licenciandos sobre o Estagio Supervisionado.
Aprendizados proporcionado pelo Estagio na concepção dos licenciandos.
Conclusões
Os resultados obtidos indicam que os licenciandos do curso de Química da UVA compreendem que o Estágio contribui para que sejam colocados em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação. Além disso, destacam que os Estágios servem como um norte para o graduando, possibilitando melhor desenvoltura em sala de aula. No tocante as aprendizagens adquiridas pelos licenciandos, foram identificadas uma diversidade de assuntos trabalhados no âmbito dos Estágios, o que demonstra sua relevância no percurso formativo dos acadêmicos analisados.
Agradecimentos
Universidade Estadual Vale do Acaraú e aos licenciando participantes da pesquisa.
Referências
CARVALHO, A. M. P. de. Prática de Ensino: os estágios na formação do professor. São Paulo: Pioneira, 1995.
PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o Estágio Supervisionado. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
PEREIRA, J. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Revista Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, dez., p. 109-125, 1999.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2001.