Baralho Químico das funções Orgânicas: O lúdico como método facilitador no ensino aprendizagem
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Abreu de Lima, C.A. (UFPA) ; Travassos de Sousa, D.G. (UFPA) ; Pereira Macapuna, C.N. (UFPA) ; Costa de Moraes, E. (SEDUC/PA)
Resumo
Buscamos verificar neste trabalho o nível de conhecimento dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio da escola estadual Raymundo Martins Vianna sobre o conteúdo de funções Orgânicas, através de métodos que despertem o interesse do aluno e, consequentemente, melhorem o seu relacionamento com o docente. Um desses possíveis métodos são os jogos lúdicos, que, entrelaçando ensino, descontração, motivação e atenção, concorrem para o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos e para a melhora do convívio entre estes e o professor da disciplina, o que implica melhores resultados no processo de ensino-aprendizado
Palavras chaves
Lúdico; Ensino aprendizagem; Funções Orgânicas
Introdução
A química é uma ciência complexa vista como um obstáculo pelos estudantes do ensino médio, pois geralmente trata-se de situações abstratas causando aversão do aluno a disciplina principalmente nos conteúdos de química orgânica. Baseado nos fatos, faz-se necessário a utilização de ferramentas que facilitem a construção do conhecimento científico e despertem o interesse dos educandos e consequentemente melhorando a relação com o educador fugindo assim do ensino tradicional. Para Kishimoto (1994), o jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa, as quais devem estar em equilíbrio, pois, se a função lúdica prevalecer, o jogo será apenas um jogo e; se a função educativa predominar, o jogo será apenas um material didático. Diante da consideração do autor supracitado foi desenvolvido o jogo lúdico intitulado “Baralho Químico das funções orgânicas” percebeu-se como produtiva a aplicação de jogos lúdicos como atividade complementar e forma alternativa de ensino. Como conteúdo desse ensino lúdico, selecionou-se as funções orgânicas e oxigenadas dividas em hidrocarbonetos, compostos aromáticos, álcool, aldeído, cetona, éter, éster, ácidos carboxílicos e derivados do ácido carboxílico.
Material e métodos
Na confecção do jogo optou-se por utilizar materiais de baixo custo (papel cartão, cola e papel A4). Justificando, os materiais foram escolhidos por serem aplicados em escola pública, facilitando assim a possível reprodução pelos professores. Antes do início da atividade foi aplicado um pré-teste, em que solicitou se aos alunos que respondessem algumas questões, sobre funções orgânicas. O jogo é constituído de 32 cartas, divido em 16 cartas com a nomenclatura da funções orgânicas e 16 cartas de fórmulas estruturais. O jogo deve ter 2 participantes, cada participante fica com seis cartas, sobrando 20 cartas para comprar, o jogador ao comprar deve descartar uma carta da mão, sendo carta passível de compra do jogador adversário. O participante que forma os três primeiros pares função-nomenclatura é o vencedor
Resultado e discussão
O jogo foi aplicado na escola Estadual, e
Após atividade lúdica, foi aplicado um
pós-teste para saber o nível de
conhecimento sobre o conteúdo da
atividade. Comparando os resultados do
pré-teste, onde obteve se uma média de 4,5
(45%) com o pós-teste, média de 7 (70%).
Percebemos que os resultados foram
satisfatórios, obtendo se um crescimento
de 25% do conhecimento no aprendizado
sobre funções orgânicas. A aceitação e a
participação dos alunos, contribuíram de
forma significante para a aplicação. Com
isso, ratifica se a recomendação de
Kishimoto (1994) de equilibrar o lúdico ao
educativo, tornando esse procedimento
eficiente, favorecendo assim a aceitação
dos alunos.
Instruções sobre as regras do Baralho químico das funções orgânicas
Conclusões
O lúdico mostrou-se uma ferramenta bastante satisfatória para facilitação e compreensão, no processo de ensino- aprendizagem do conteúdo funções orgânicas, tornando o ensino desse conteúdo diferente e prazeroso, considerando que essa atividade aproximou os alunos do professor, esclarecendo as dúvidas sobre o conteúdo abordado. Com base na experiência realizada na escola percebeu-se que o jogo Baralho químico das funções orgânicas pode ser utilizado para subsidiar o ensino desse conteúdo de Química orgânica, devido ao seu grande rendimento ao decorrer da atividade
Agradecimentos
Universidade Federal do Pará e a Escola Raymundo Martins Vianna
Referências
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.